domingo, julho 31, 2005

E O Pirata Sou Eu? (versão casa e jardim)

«Ideologicamente identifico-me mais com Cavaco e na maneira de ser com Soares». Quem o diz é Pedro Santana Lopes, que lamenta que as próximas eleições presidenciais sejam disputadas pelos dois políticos «que mais responsabilidades têm no estado a que o país chegou», pelo que um ou outro serão «um problema para o futuro».
( ... já com um pé na areia, a ler no Expresso a novela de sexo, mentiras e vídeos do menino guerreiro, e à procura do pai Lopes para lhe perguntar ao ouvido: o Pedrito continua muito aldrabãozito, não? ... )

E o Pirata Sou Eu? (versão suiça)

Isaltino Morais queixou-se, em Setembro de 2001, de ter sido assaltado. Na queixa, feita à Polícia Judiciária cinco dias depois do roubo, relatou o desaparecimento - de dentro do seu próprio gabinete, na sua mala pessoal, nos Paços do Concelho - de dois envelopes com cinco mil e 600 contos em dinheiro, e de dois relógios, um deles avaliado em dois mil contos.
( ... a caminho da praia dos tomates, a pensar Isaltinar todo o dia e, quem sabe, descobrir o Marroquino que ande por aqui a tentar vender os relógios de ouro do ex-perfeito ...)

sábado, julho 30, 2005

O REI VAI? E NÚ?

  • VB
  • JVR
  • RRM
  • LV
  • CC
  • RM
Esta é a lista do meu colega S. Vitor à Câmara Municipal. Na coluna da direita, é bem visível a lista à Assembleia Municipal. Faço notar que os curricula dos candidatos só serão apresentados em Setembro. A tomada de posse, em cargos de nomeação ministerial, está marcada para fins de Outubro.

E o Pirata Sou Eu?

O EUROMILHÕES NÃO SAÍU AO PORTA-AVIÕES!
( ... cá o Je, instalado no Parque de Campismo de Armação de Pera, a sonhar que é dono do Barco do Balsemão, relacções públicas da Casa do Castelo, íntimo do Figo, com casa na Quinta do Lago, frequentador do restaurante do Gigi e que dá dez a zero ao Zézé Camarinha ...)

sexta-feira, julho 29, 2005

Ora diga lá, Excelência!

Como é que Almeida Henriques, Vice-Presidente do Grupo Parlamentar do PSD, vai explicar ao Presidente do Conselho Empresarial do Centro (CEC), Almeida Henriques, que é contra a OTA e o TGV, que o Presidente do CEC tanto defende. Ficamos a aguardar o que o douto Almeida vai escrever na sua coluna semanal das Beiras. Na nossa opinião nada! Os invertebrados têm coluna?

A ÚLTIMA ... antes de Férias!

O médico, depois de ver a história clínica do paciente, pergunta:
- Fuma?
- Pouco
- Deve deixar o tabaco. Bebe?
- Pouco.
- Deve deixar a bebida. Pratica desporto?
- Não.
- Pois deve fazer. Sexo?
- Muito pouco.
- Pois deverá fazer muito.
Ele vai para casa, conta à mulher o que o médico lhe disse e imediatamente, vai tomar um banho. A esposa resolve enfeitar-se, perfuma-se, põe seu melhor baby-doll e fica à espera dele. Ele sai do banho, perfuma-se, começa a vestir-se, e a mulher, curiosa, pergunta-lhe:
- Onde vais?
- Não ouviste o que o médico me disse?
- Sim, mas eu estou aqui... prontinha para ti.
- Oh, Rosinha, lá vens tu outra vez com a mania dos remédios caseiros!

Happy Hour no Convés

110.000 visitas. Pois então!

E o Pirata Sou Eu?

P.M. in As Beiras: (...) Maló de Abreu – que se assume como a “alma” política e o estratego da candidatura de Carlos Encarnação. Só não controla o programa, cuja elaboração – com contributos de vária natureza – (...).
(... Cá o Je, a banhos na praia do Evaristo, a almoçar uma dourada escalada grelhada e a pensar de mim para mim: ou o Paulo Marques é um venenoso ou o Almirante não controla mesmo tudo ... Hummm! ...)

quinta-feira, julho 28, 2005

Sem dúvida, na dúvida

"é melhor ser amado que temido, ou o inverso? Respondo que seria preferível ser ambas as coisas, mas, como é difícil conciliá-las, parece-me muito mais seguro ser temido do que amado, se só se puder ser uma das coisas."
Maquiavel, in " O Príncipe"

PIADA DO DIA

A Assembleia da República vai hoje de férias!
E eu que pensava que nunca tinha regressado de férias!

As coisas de que eu me lembro enquanto estou no trânsito

Uma boa e recomendada leitura para férias: Contos Proibidos-Memórias de um PS desconhecido, Publicações D. Quixote, de Rui Mateus, um "ex-companhon de route" do Pai Soares.

A rádio que transpira conspiração

J. FM Stéreo, no Centro Comercial Vasco da Gama em Lisboa, disfarçado de Globtrotter mas com carantonha de Mick Jagger, a tentar reencontrar os dois políticos coimbrinhas que aqui se reuniram a 20 de Julho, para perguntar à dupla: se esta é uma reunião da secreta, a duzentos quilómetros do "local do crime", então tu és o Bio e aquele outro é o Event? Ou será vice-versa?

Diário das Trapalhadas ( ou como anda no ar um cheirinho fétido a impunidade e Pró-Confusão)

A Câmara aprovou, segunda-feira, um projecto de arquitectura para construção de um edifício junto à sede da Pró-CAC, sita no largo de João Paulo II, tendo o pedido sido apresentado pela Académica/OAF na qualidade de accionista daquela instituição. A chefe da Divisão de Estruturação e Renovação Urbana interveio no processo assinalando que o projecto foi apresentado na sequência de uma deliberação camarária que, em Setembro de 2002, aprovou uma proposta de acordo entre a autarquia e a Pró-CAC. A informação remetida ao executivo municipal alude à requerente como se da Pró-CAC se tratasse, embora o pedido de deferimento do projecto tenha sido apresentado pela Académica/OAF.
Aurélio Lopes, ex-presidente da Académica e accionista da Pró-CAC pôs a hipótese de a Administração da Pró-CAC, sem conhecimento dos accionistas, já ter vendido à Académica/OAF o património confinante com o largo de João Paulo II e a rua de Alexandre Herculano.
O presidente do clube e administrador não executivo da Pró-CAC, José Eduardo Simões, é director de urbanismo da Câmara de Coimbra, pelo que a informação prestada pelo arquitecto Artur Costa foi apreciada pela chefe da DERU, Conceição Pinheiro, embora tenha sido endereçada ao titular da Direcção Municipal de Administração do Território. Segundo Artur Costa, ”aparentemente, a posição técnica mais fácil” consistiria na rejeição de qualquer construção, “mantendo a leitura visual existente e a imagem criada e materializada ao longo de dezenas de anos”. (R.A. in C.P.)

Happy Hour no Convés

Manifesto de Carlos Pinto, ex-árbitro e candidato do PS à Junta de Almedina:
Vizinhos,
A política tem um lado bom e um lado mau.
O mau todos conhecemos!
O BOM é preciso explicar!
Explica-se, na porta sempre aberta, independentemente dos apoios e dos amigos; (...)
Nota: quem fôr ao restaurante de que Carlos Pinto é proprietário, dá de caras com os seguintes dizeres garrafais no exterior - MANTENHA A PORTA SEMPRE FECHADA!

E o Pirata Sou Eu?

Vitor Batista tem de entregar as listas completas no Tribunal até dia 15 de Agosto, mas diz que só as divulga em Setembro. Vai assim tentar manter um segredo de polichinelo durante 15 dias...
(... a tomar um gin tónico no Parque Verde, a tirar as medidas a uma gaivota perdida na margem do rio, a cantarolar "o Vitó tinha uma gaita dum buraquinho só...", e à espera das 18 horas, para ver as caras larocas dos candidatos de Encarnação ...)

quarta-feira, julho 27, 2005

As coisas de que eu me lembro enquanto estou no trânsito

A (re-re)candidatura de Mário Soares à Presidência da República, lembra-me aquele velho gaiteiro que morre, mas morre feliz, só para ir uma última vez às putas.

O Porta-aviões sempre alerta!

Nós contestámos esta notícia aqui:
"PSD encomendou sondagem para avaliar os eventuais estragos que o dossier " Teresa Violante" provocaram na sua imagem. Ao que apurámos a sondagem será realizada a partir do dia 16 de Julho e estará concluída no dia 21. Aguardaremos tranquilos o seu resultado, mas temos uma desconfiança: a coligação perdeu alguns votos, mas Carlos Encarnação reforçou a sua imagem e valerá ainda mais que o PSD."
Então? Hoje já é dia 28 de Julho! Continuam a aguardar?

A Rádio que transpira Informação do tipo N

Ao contrário dos que dizem fontes mal informadas: PORTOCARRERO CANAVARRO NÃO É O Nº 4 do PSD por Coimbra! Quanto mais não seja, porque é candidato noutro concelho ...

(... caladinho, porque sabe tudo sobre quem é quem e onde, mas não pode revelar as fontes, e a caminho da casa do ex. nº4 para lhe perguntar: Oh "N.", tu que és tão lesto a pedir contas, porque não apresentas as tuas próprias contas, antes de "Mistério N." ocupar o teu lugar? ...)

Happy Hour no Convés (Hoje "excepcionalmente" com prolongamento e desempate por grandes penalidades - RIPA NA RAPAQUECA! ...)

O ex-árbitro Carlos Pinto é o candidato do PS à Junta de Freguesia de Almedina!

A Rádio que transpira Larangina C

J. FM Stéreo, disfarçado de mosca tsé-tsé, na sede do PSD para assistir à reunião onde serão aprovados os nomes para a Câmara e Assembleia Municipal, a apresentar amanhã às 18 horas no Parque Verde, mas a perguntar insistente e temerosamente ao Zé do Bar Laranja: será que encomendaram muito "Xeltox - mata que se farta" para hoje à noite?

E o Pirata Sou Eu?

O primeiro nome indicado pela JS para integrar a lista dos socialistas à Câmara Municipal de Coimbra, fez–se representante de um grupo que "não veio para a política de mãos a abanar".
(... à porta da Rua dos Combatentes, à espera dos nomes indicados pela JSD, para ver se estão de mãos a abanar, de mãos no ar, de mãos nos bolsos, de punhos fechados, de dedos em V e se são capazes de uma afirmação tão jovem e profunda, do tipo "não vim para a política de pés a abanar"... )

terça-feira, julho 26, 2005

As Leituras cá do Velho

Gosto dos valentes; mas não basta bater a torto e a direito; é preciso saber ainda no que se bate. E muitas vezes há mais coragem em se conter e passar adiante, a fim de se reservar para um adversário mais digno. Tende apenas inimigos dignos de ódio, e não inimigos desprezíveis; é necessário que possais estar orgulhosos dos vossos inimigos; já vos ensinei isso.
Friedrich Nietzsche, in 'Assim Falava Zaratustra'

E o Pirata Sou Eu?

Alguns cartazes, colocados em rotundas da cidade para fazer a promoção da época futebolística da Académica–OAF, vão ser retirados pelos serviços da autarquia por violação de regulamentos. António Silva, admitindo que alguns, “um ou dois, possam estar mal colocados”, realça que esta campanha é feita pela positiva, “em que o objectivo é trazer mais gente ao estádio”.
(... ainda a dormitar pela positiva, a pensar levantar-se pela positiva, para ir almoçar pela positiva, dar um passeio à tarde pela positiva, depois jantar pela positiva e finalmente beber um copo pela positiva num bar do Parque Verde do Mondego, ali instalado pela positiva ...)

A Rádio que Voa ... mas muito baixinho

Quatro varandas de um prédio em construção situado na Rua Francisco Sá Carneiro deverão ser demolidas. Entretanto, continuam selados os prédios da urbanização dos Jardins do Mondego, junto ao Parque Verde, devido à situação ilegal detectada no 8º piso. Igualmente, cartazes colocados em rotundas da cidade para fazer a promoção da época futebolística da Académica/OAF, vão ser retirados por violação clara e repetida do Regulamento de Publicidade Exterior.
J. FM Stéreo, sentado nas escadarias da Câmara, a tentar entender o que se passa com esta onda de legalismo e a perguntar ao ouvido do arquitecto amigo do engenheiro: o seu sócio fantasma já tem as barbas de molho ou ainda não percebeu que deve estar de malas aviadas lá para Novembro?

segunda-feira, julho 25, 2005

PRAIA DAS MIRAGENS

O PENETRA*
Contaram-me uma história que quero partilhar convosco. O dono de uma festa irritou-se com o número de presenças que ultrapassava largamente o de convidados. A determinado momento pediu silêncio e anunciou:
- Peço aos convidados do noivo que se coloquem à minha direita.
Muita gente, ainda mastigando as empadinhas, dirigiu-se enfadada para a direita.
- E agora peço aos convidados da noiva que se dirijam para a minha esquerda.
Mais uma multidão se movimentou vagarosamente com os seus copos e croquetes na mão. Então, o dono da festa anunciou:
-Agora peço aos convidados à minha direita e à minha esquerda que se ponham a andar daqui para fora, porque estão … num baptizado!
Vem isto a propósito dos penetras nos partidos politicos quando chegam ao poder. Os que sinceramente acham que não há partidos antagónicos, como não há rapazes maus. E que o importante é perceber o seu lado bom, porque tudo se resume a uma questão de prespectiva. Os que se fazem de convidados para casamentos e baptizados pela bondade do copo de água. Infelizmente, o problema põe-se quando os salgadinhos não chegam para todos e eles são os primeiros a criticar. Valha-nos o Padre Américo.

* Este texto foi publicado no Campeão das Províncias quando o PSD chegou ao poder com Durão Barroso. Adapta-se ao PS de Sócrates.
Maló de Abreu

A Rádio Socialista, Laica, Republicana e que transpira Colesterol

J. FM Stéreo, à porta da Fundação Mário Soares, a perguntar a um velho Republicano da Iª Grande Guerra: nas próxima campanha presidencial a bandeira será substituída pela bengala, o carro de som pelo andarilho e as visitas aos mercados por corridas de cadeiras de rodas? E não é que ele concordou!

As coisas de que eu me lembro enquanto estou no trânsito

A primeira reunião do MASP III terminou com os marretas a gritarem em uníssono: Soares é fixe e o Alegre que se lixe! Enquanto, do fundo da sala, alguém perguntava: Macau ainda é nossa?

E O Pirata Sou Eu?

Paulo Miraldo comprou uma casa com o adiantamento de três anos de renda feitos pela Galp.
(... na Cruz de Celas, a fumar um charuto cubano, a observar o Instituto Miguel Torga e a pensar de mim para mim: ai, se estas paredes falassem ...)

Notícias do Director do Manicómio

Dois loucos estavam a apanhar sol perto da piscina do manicómio até que um deles se mandou à água e afundou. Mais do que depressa o seu amigo, num acto heróico, pulou para salvá-lo. No dia seguinte o Director foi falar com o "louco salva-vidas":
- Olhe, eu tenho duas notícias para lhe dar! Uma boa e outra má. A boa é que você vai ter alta! Salvou uma vida e nós concluímos que está curado! O louco deu um sorriso de agradecimento.
- A notícia má é que o rapaz que salvou ontem se enforcou!
- Não Director, ele não se enforcou...
- Como não?
- Fui eu que o pendurei para secar!

domingo, julho 24, 2005

A rádio que transpira sem parar

O Ex.mo Senhor Comentador e Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa falou hoje mais de cinquenta vezes no Porta-aviões. Quem é que lhe deu essa confiança?
J. FM Stéreo, à entrada dos estúdios da RTP1, a tentar convencer o segurança de serviço que sou a Rute Marlene, só para perguntar ao Prof. Marcelo: Com que então foi o senhor que encheu os comentários do Porta-aviões de ordinarices? Terá confundido Porta com Portas?

E O Pirata Sou Eu? (Versão Universitária)

Confira aqui, como na Universidade Lusíada para além de um conjunto de cursos conhecidos, há um muito estranho e designado - "Não Defenido"!
(... ainda na Feijoada da Caras, mas já com a filha da tia, a perguntar-lhe se não me acha parecidíssimo com o Brad Pitt ...)

E O Pirata Sou Eu? (Versão Parlamentar)

Confira como VITOR BATISTA afinal é mesmo VICTOR BAPTISTA!
(... na Feijoada da Caras, a beber caipirinhas e a fazer olhinhos de "carneiro mal morto", a uma tia que ainda pensa que está aqui para as curvas ...)

sábado, julho 23, 2005

Ouvindo o Leãozinho

Gosto muito de ter ver , leãozinho
Caminhando sob o sol
Gosto muito de você , leãozinho
Para desentristecer , leãozinho
O meu coração tão só
Basta eu encontrar você no caminho
Um filhote de leão , raio da manhã
Arrastando o meu olhar como um imã
O meu coração é o sol , pai de toda cor
Quando ele lhe doura a pele ao léu
Gosto de te ver ao sol , leãozinho
De te ver entrar no mar
Tua pele , tua luz , tua juba
Gosto de ficar ao sol , leãozinho
De molhar minha juba
De estar perto de você e entrar numa .
(Caetano Veloso)
... e a pensar em Vanessa da Matta

Marginal

Marginal é quem escreve à margem,
deixando branca a página
para que a paisagem passe
e deixe tudo claro à sua passagem.

Marginal, escrever na entrelinha,
sem nunca saber direito
quem veio primeiro,
o ovo ou a galinha
Leminski

As coisas de que eu me lembro enquanto estou no trânsito

Jerónimo de Sousa ainda vai ter que dizer: fechem os olhos, não pensem em nada, mas ponham a cruzinha em Freitas do Amaral!

Diário das Trapalhadas ( ou como um Sansão pode ter saídas de Coelho)

Sansão Coelho, o candidato do PS à liderança da freguesia de Santo António dos Olivais, a maior de Coimbra e uma das mais povoadas do país, garantiu ontem, na sua apresentação pública, que tudo fará para pô–la "ainda mais eficaz, melhor planeada, com um cunho de vanguarda".
Ainda que mal pergunte: Sansão, o apresentador-mor dos comícios do Machadismo, é de Santo António dos Olivais ou de Santa Clara?
Nota: este post não agrada a quem o coloca nem porventura ao Contramestre. Mas o problema não é de SC (excelente pessoa e magnífico profissional da rádio), mas do PS local que tinha a obrigação de escolher moradores da própria freguesia para candidatos às mesmas.



sexta-feira, julho 22, 2005

Então?

S. Carlos apresenta hoje os seus fregueses. E dia 28 os seus companheiros e amigos de peregrinação. Então S. Vitor?
(S. Batista - ao serviço das minorias sempre atrasadas nos actos, mas prontas nas palavras)

As coisas de que eu me lembro enquanto estou no trânsito

O engenheiro a quem o presidente da TBZ chamou de homem pouco linear é o presidente da Académica, o director municipal ou o dois em um?

As cores e os apoios

Uma das possibilidades que o Porta-aviões levanta para que Victor Baptista tenha utilizado as cores do União de Coimbra, nos seus cartazes de campanha, é a de tornar quase impossível que o Presidente da Académica/ OAF, José Eduardo Simões, o apoie na sua candidatura à Câmara de Coimbra. No entanto, como o Director Municipal, José Eduardo Simões, não foi visto em nenhuma das actividades de pré-campanha de Carlos Encarnação, nem lhe declarou publicamente o apoio, esperemos que não seja outro fenómeno do tipo Soure...

A rádio que não transpira no verão

J. FM Stéreo, nos Arcos do Jardim, à porta da sede do pró-CAC, a assistir a uma "Jogatana Barata" de bisca lambida e a tentar falar com "o homem pouco linear", para lhe perguntar: ainda tem telemóvel ou já só usa celular?

E o Pirata Sou Eu?

Alfredo Marques será o próximo presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC). Fonte do Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional confirmou ao Diário de Coimbra o convite ao professor catedrático da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, que já terá aceite.
(... nas termas de Monfortinho, a contabilizar todos os que já foram convidados para cargos e depois desconvidados à última da hora, e a pensar se esta notícia não é um estupendo Abraço de Urso? ...)

NOTÍCIAS DO LIMOEIRO - O feitio pouco linear?

DIÁRIO AS BEIRAS - As críticas que o presidente José Eduardo Simões fez sobre a gestão do estádio afectaram, de algum modo, a relação entre as duas instituições?
JOÃO BARROQUEIRO (presidente do conselho de administração da TBZ) - Entre as instituições não diria. No entanto, há aqui uma certa complexidade no relacionamento. De resto é público o feitio pouco linear do presidente da Académica.
DB - Então, como foi possível assinar o contrato?
JB - O presidente da Académica disse na última assembleia geral que faltava uma garantia bancária...O contrato tem uma série de obrigações que a TBZ cumpriu escrupulosamente ao longo de todo o período. Aliás, em três partes desse período até ultrapassou largamente aquilo que lhe era exigido, na medida em que fez adiantamentos que não eram uma obrigação contratual. Portanto, estão regularizadas todas as situações dentro daquilo que o contrato prevê. Mesmo a nível de timings para a apresentação de garantias está tudo nos prazos definidos pelo contrato. É um contrato complexo, a 10 anos.

quinta-feira, julho 21, 2005

Happy Hour no Convés

105.000! Já?

O último ... antes de ir de férias

Os signos a atravessar a rua!
Porque é que o Carneiro atravessou a rua?
- Certamente para ficar na tagarelice com alguém que estava do outro lado do passeio.
Porque é que o Touro atravessou a rua?
- Ora, porque teimou que tinha de o fazer...
Porque é que o Gémeos atravessou a rua?
- Se nem ele sabe, como é que eu hei-de saber?
Porque é que o Caranguejo atravessou a rua?
- Porque se sentiu só e abandonado deste lado de cá.
Porque é que o Leão atravessou a rua?
- Para chamar a atenção, aparecer na televisão, nos jornais e revistas.
Porque é que o Virgem atravessou a rua?
- Bem, atravessar, atravessar, ainda não atravessou porque primeiro tem que medir:
a) A largura da rua. b) A velocidade dos carros. c) Se a experiência é válida. d) Qual será a melhor hora para atravessar.
Porque é que o Balança atravessou a rua?
- Não chegou a atravessar. Pediu boleia e foi de carro.
Porque é que o Escorpião atravessou a rua?
- Porque era proibido.
Porque é que o Sagitário atravessou a rua?
- Porque é senhor, quis e lhe apeteceu.
Porque é que o Capricórnio atravessou a rua?
- Na verdade ele estava era a tentar suicidar-se por atropelamento.
Porque é que o Aquário atravessou a rua?
- Porque para ele representou uma experiência criativa que trará incontáveis avanços tecnológicos no futuro da humanidade.
Porque é que o Peixes atravessou a rua?
- Porque proporciona à rua o único momento interessante, criativo e cheio de acção.

E o Pirata Sou Eu?

Freitas do Amaral deixa em aberto candidatura a Belém, critica o governo e desmente tê-lo criticado, mas critica a forma como o governo apresentou a subida de impostos.
(... a banhos na Caparica, de olho nos relógios dos Pólis, em contagem decrescente para a futura demissão do Sr. Santos, o recém indicado ministro das Finanças ...)

PRÉMIO EXCELÊNCIA

A melhor candidata à Presidência da Câmara Municipal de Coimbra é Marisa Matias do Bloco de Esquerda.
Não é Boa. É Excelente e é Única!

As coisas de que eu me lembro enquanto estou no trânsito

Hoje, na inauguração da Piscina Olímpica, Gouveia Monteiro vai esquecer-se de levar a tanga e a touca para não ter que nadar os 50 metros livres.

A rádio que transpira por uma explicação

"Deve explicar o que de grave se passou com o espectáculo dos Rolling Stones de que não apresentou contas", recordou Victor Baptista, para concluir que o próprio Nuno Freitas, "enquanto vereador que foi responsável por esse espectáculo, deveria também prestar contas"
- J. FM Stéreo, a caminho dos States, a ouvir os Stones, para entrevistar o Jager e fazer-lhe a pergunta sacramental que se impõe: nunca estiveram em Coimbra, pois não?

E eu pensava que vinha da Austrália ... ora bolas!

Deve vir do Brasil o médio que a Briosa pretende. Embora a prioridade de Nelo Vingada seja um lateral esquerdo (Rui Jorge e Areias são possibilidades), a direcção estudantil está a estudar a hipótese de contratar um médio brasileiro...

quarta-feira, julho 20, 2005

Diário das Trapalhadas (ou como por vezes é preferível ser o Coiote Famélico)

Manhã cedo, o marido entra em casa e a sua mulher espera-o de pé, junto à porta.
- A chegar a esta hora, Superman?
- Eu vou explicar. Desculpa-me, mas eu estava com clientes.
- E vocês discutiram a noite toda até às sete da manhã, Superman?
- Nós fomos a um bar, até às três horas, para bebericar.
- Até às três horas, Superman? E o que aconteceu para só chegares às sete horas, Superman?
- Eu... ahn... bem , em seguida nós fomos a um bar de strip-tease, mas eu não olhei para as horas. Eu confesso que estou chateado, mas...
- Está bem, Superman . Só olhaste e esperaste tranquilamente. No que mais queres que eu acredite, Superman?
- Escuta. Deixa-me explicar-te... aliás, porque estás sempre a chamar-me Superman?
- Porque só ele é que usa as cuecas por cima das calças!!!

QUE FIQUE EM ACTA

ENTÃO ESTÁ DECIDIDO: O PORTA AVIÕES abrirá diariamente os comentários num post intitulado - Happy Hour no Convés. Sem hora certa e num computador perto de si!
(OS ADMINISTRADORES)

As coisas de que eu me lembro enquanto estou no trânsito

E se o Porta-aviões abrisse os comentários durante uma horinha por dia?

Eu Pecador me Confesso

(...) Um desses sítios da internet já ultrapassou as 100 mil visitas em pouco mais de seis meses, numa "espiral" (claramente associada ao momento políticos que se vive) que muitos não sabem como e onde acabará. A Directoria de Coimbra da Polícia Judiciária tem equipas atentas a este movimento, admite que há investigações em curso que tiveram por base as denúncias neste recente meio de comunicação, mas em alguns casos não se consegue chegar ao autor da injúria/denúncia. (...) Este caso concreto - o da vereadora do PSD que adjudicou um concerto ao líder da JSD local - foi revelado, pela primeira vez, num blogue e acabou por originar uma pequena crise no executivo conimbricense (...). (JORNAL DE NOTÍCIAS)
TUDO AQUI!

E o Pirata Sou Eu?

Classificacação da Super-Liga 2005/2006, concluídas que estão zero jornadas:
1ºAcadémica 2ºBelenenses 3ºBenfica 4ºBoavista 5ºE. Amadora 6ºGil Vicente 7ºMarítimo 8ºNacional 9ºNaval 10ºPaços de Ferrera 11ºPenafiel 12ºPorto 13ºRio Ave 14ºSporting 15ºSp. Braga 16ºU. Leiria 17ºV. Guimaraes 18ºV. Setubal
(retirado do site da Académica)
(... na praia de Quiaios, a acompanhar o estágio da Briosa, a pensar que se o campeonato parasse por aqui, éramos campeões nacionais e íamos às competições europeias ...)

A rádio que papa eleições

(Dec. 13-A/2005 - Eleições autárquicas locais a 9 de Outubro - DR nº138,sup.I-B de 20 de Julho de 2005)
- J. FM Stéreo, directamente da Tipografia do Diário da República, de bermudas, havaianas e óculos Ray Ban, a dizer de mim para mim: e Oh FM, e já te estragaram a ponte e do feriado de 5 de Outubro! -

terça-feira, julho 19, 2005

A rádio que é só pulmão

(Hoje com o patrocínio camuflado da Fundação dos Amigos do Limões)

- J. FM Stéreo, directamente do 8º andar dos Jardins do Mondego, disfarçado de homem-aranha, a perguntar ao pedreiro de serviço: não viu por aqui uns brasileiros que pensam que são jogadores de futebol ? -

A ver a Grécia por um CANUDO

O torneio em que a Académica/OAF ía participar de 7 a 10 de Agosto em Salónica, na Grécia, foi ontem cancelado.

Direito ao Contraditório

Será da minha visão ou esqueceram-se de retirar o que estava por baixo quando colaram os cartazes do Encarnação?
(Mensageiro de S. Batista - protector das minorias e atento " aux petites érreures" das maiorias - como diría o meu amigo Miterrand - )

As coisas de que eu me lembro enquanto estou no trânsito

Será da minha vista ou há um ligeiro descoloramento dos cartazes do Batista?

Diário das Trapalhadas (ou como os básicos não se cansam de dar tiros nos próprios pés)

«Sinto-me evidentemente emocionado». Assim reagiu Manuel Alegre à decisão, tomada ontem pelo executivo camarário, de colocar uma estátua sua num «local condigno» da cidade. «É um acto que me sensibiliza», encarando como uma «homenagem da cidade e não como um acto com «uma carga política».
Precisamente o contrário da opinião dos colegas de Partido, que consideraram «eticamente e moralmente reprovável e uma atitude de grande descaramento» de Carlos Encarnação «fazer esta proposta a dois meses de eleições sem falar com o próprio». Aliás, Luís Vilar garantiu que «Coimbra não terá a presença do poeta em qualquer homenagem, pelo menos até 9 de Outubro».
Confrontado com as declarações de Luís Vilar, Manuel Alegre garante: «Eu não disse nada disso». E considera esta decisão do presidente da Câmara de Coimbra «uma atitude que contraria o habitual sectarismo que existe na política» e agradece a proposta.

E o Pirata Sou Eu?

Profissionais da Polícia dizem que as propostas do Governo são um "roubo".
(... à porta da residência do Primeiro-ministro, a preparar um cartaz com os dizeres - Viva a República dos Bananas - e à espera que os polícias cumpram a sua missão: prender os ladrões! ...)

segunda-feira, julho 18, 2005

Inauguremos

S. Carlos inaugura a sede de campanha amanhã. Então S. Victor, será que perdemos o gaz?
(mensageiro de S.Batista, por ora defensor das minorias sem sede e a trabalhar a petróleo)

Rumo à Europa, né?

A Académica começa o campeonato a jogar em casa com o campeão nacional no mês de Agosto. É o melhor que nos podería acontecer (20% do orçamento não tem cobertura), pois no mês dos emigrantes e com a febre benfiquista no auge, espera-se casa cheia. Iremos assistir a preços escandalosos dos bilhetes logo na primeira jornada, mas são as regras do futebol que temos!
Quanto à disputa pela manuntenção a luta este ano será ainda mais renhida, uma vez que descem quatro equipas à liga de honra. Mas, o nosso campeonato é outro: rumo à Europa! Né?

As coisas de que eu me lembro enquanto estou no trânsito

The show must go on?

E o Pirata Sou Eu?

José Manuel Alves, presidente da Região de Turismo do Centro e da Associação para o Desenvolvimento do Turismo da Região Centro, insiste em provar a diferença que o Centro de Portugal pode proporcionar. Os actores acreditaram e dá-se agora início a uma nova cultura regional.
(... a banhos na Costa de Prata, a pensar, a pensar, a pensar se a nova cultura regional não será a da ...batata grelada? ...)

A Senhora que se segue

Dr.a Regina Oliveira

Diário das Trapalhadas ( ou como se diz dos outros o que os outros pensam de nós)

Indecoroso
Ofensivo
Danoso
Só faltou mesmo: sempre pensei que a impunidade reinava...

A rádio que transpira comoção

E não acontece nada? E o que se passa? Querem ver e que não tenho notícias e agora que faço aqui?
Ops - 16.00 horas
T. Violante: renuncia ao mandato, lê e distribui comunicado à comunicação social...
L. Viar: pergunta quem são os sócios da Ritmos and Blues ( que organizaram o concerto dos Rolling Stones...)
C. Encarnação: diz que afinal não há histórico da Bioevent, a não ser numa organização do IPJ...
Tudo morno a partir de e aqui, do Concelho onde já não se ouvem os passos da vereadora e porque se foi embora!
- J. FM Stéreo, directamente dos Paços do Concelho, sem linha e sem rede, de pé em cima da mesa, a apetecer-lhe dançar o fandango, mas a pedir ao secretariado: liguem as ventoinhas que isto não vai lá só com ar condicionado! -

A rádio que transpira pelo coração

Esta tarde vai ser de gritos e apitos. Por enquanto o clima é calmo e respira-se tranquilidade. Nós estamos sempre em cima da hora e por cima do acontecimento. (Hoje com o patrocínio das gasolinas da Galp e dos esqueiros Bic ...)
- J. FM Stéreo, directamente da Praça 8 de Maio, a aguardar o início da sessão camarária, com as antenas no ar e a dizer ao ouvido do porteiro de serviço: oh homem, tenha o extintor sempre à mão, não vá o diabo tecê-las! -

domingo, julho 17, 2005

PRAIA DAS MIRAGENS

Coimbra é aqui!*
Como eu gostaría de começar como o fez Almeida Garrett, na Sala dos Actos Grandes:
"Ergo tardia voz, mas ergo-a livre.
Ante vós, ante os céus, ante o Universo,
se os céus, se o mundo minha voz ouvirem."
O que pensamos àcerca do que é Coimbra? Esta questão da definição da identidade é recorrente em Portugal. Há mesmo quem considere que não é Português quem não se ponha, a si próprio, a pergunta - o que é ser Português? A imagem de Coimbra tem muito a ver com a forma como os outros nos olham, devendo ser o somatório de muitas imagens. E só será expressiva se todas as parcelas o forem. Nesse caso, contágios e sinergias multiplicarão o efeito de cada uma das partes e do conjunto. O importante é termos a obsessão da qualidade, como valorização de tudo quanto fazemos. Por isso, é decisivo perseguirmos uma ideia de excelência. E podemos dar-nos a essa ambição, porque para muita gente Coimbra é, de facto, excelente em várias áreas. Mas a esta cultura de qualidade deve associar-se a exigência. Qualidade sabe a direito, exigência sabe a dever.
Eu não gostaría que Coimbra fosse, como diría Alexandre O´Neill, uma "Coisa em forma de Assim!". Temos de interrogar o futuro, para o abordar com confiança. O que sabemos dele, é que reclamará de nós uma maior responsabilidade, uma autonomia de acção acrescida e um grande sentido de liberdade. A grande dificuldade do nosso tempo é que os pilares da sociedade não costumavam abanar tanto e sobretudo todos ao mesmo tempo. Estamos numa época de transição, entre um tempo caracterizado por um número finito de certezas, para outro com um número infinito de incertezas. Os mais velhos ainda se podem agarrar às antigas convicções; mas os mais novos têm de procurar permanentemente os pontos de amarração da sua vida. As políticas não devem acentuar o individualismo, a dependência em relacção ao poder e às suas prebendas, o desânimo fácil. Num mundo em que tudo se tende a uniformizar, é do nosso interesse que se estimule a afirmação da nossa especificidade. Eu bem sei que uma das nossas singularidades é o nosso universalismo. Mas, quanto mais de Coimbra formos e nos sentirmos, melhor é para nós e para os outros. A variedade é enriquecedora, enquanto a monotonia é sempre um empobrecimento.
Não resisto a lembrar-vos a Carta a Manuel de António Nobre:
"Manuel, tens razão. Venho tarde. Desculpa.
Mas não foi Anto, não fui eu quem teve a culpa.
Foi Coimbra. Foi esta paisagem triste, triste,
a cuja influência a minha alma não resiste."
O quadro que nos insistem em pintar, todos os dias, é o do pessimismo e da incapacidade. Num povo que desanima facilmente como regra, para se deixar empolgar como excepção, impõe-se-nos dizer não à resignação e enfrentar o futuro com optimismo. É certo que a confiança não se obtém por decreto ou por bula, nem é obra de um solista. Mas devíamos reforçar a nossa auto-estima e pensar no que disse Miguel Torga: a esperança nunca desespera. Temos de lutar contra a ideia de facilidade ou de facilitismo, porque corremos o risco de que se sobreponha a uma outra - a da conquista pelo esforço.
Para nós, os valores são nucleares e a mística das instituições é importante. E por isso, principalmente em Coimbra, devemos cuidar da sua identidade. O nosso adversário invisível é a velha tradição coimbrã de manter equilibrios de momento, das decisões mitigadas, dos compromissos que atrasam e das meias-medidas. À capacidade de iniciativa e de inovação não devemos associar a ideia de risco, mas antes a de oportunidade.
Por isso vos digo: sonhar é uma grande responsabilidade. Porque sonho é destino!
Maló de Abreu
*Este texto, é uma parte do que eu disse na cerimónia comemorativa do dia da cidade de Coimbra, a 4 de Julho de 2005, no Convento de Santa Clara a Velha.
** Por acordo com os novos administradores do blog, manterei apenas uma colaboração semanal no Porta-aviões, preferencialmente ao domingo ou quando me aprouver, genericamente designada PRAIA DAS MIRAGENS. Aqui, incluirei antigos escritos já publicados ou por publicar e novos textos sobre a actualidade ou de mera reflexão.

E o Pirata Sou Eu?

"É necessário retirar entre um a dois metros de areia desde a Ponte do Açude até ao Zorro e, se quiserem, eu tiro a areia de borla" afirma José Carlos Martins, administrador da Odabarca, empresa criada há dez anos para gerir o Basófias.
(... de máquina de calcular na mão, a fazer as contas ao metro cúbico da areia a 12 euros sem Iva, tentando lembrar-me de quem teve, em tempos que já lá vão, uma estranha exploração de areias na zona do leito do Rio Velho, ali para os lados do campos do Bolão ...)

A rádio que transpira emoção

Sente-se no ar o cheiro do molho de escabeche, dos carapaus fritos, das pataniscas de bacalhau, do feijão-frade ensalsado, da sardinha frita, da sardinha de pasta, das iscas de fígado, dos rissóis, da orelheira e do arroz doce . A Feira de Gastronomia de S. Bartolomeu é "uma boa oportunidade de negócio e aqui até a broa é caseira. Não há cá nada instantâneo!" diz Carlos Clemente, presidente da Junta.
- J.FM, directamente da Praça do Comércio, a comer cogumelos aporcalhados e a fechar a emissão dizendo ao presidente Clemente: vossência é danado para o negócio! -

sábado, julho 16, 2005

TESTE: 1,2...EXPERIÊNCIA...

2ª Feira já vou fazer a cobertura em directo da sessão da Câmara.
Ponham os ouvidos à escuta e que não vos ardam as orelhas!

Notícias do Limoeiro

O site oficial da Académica cancelou as opiniões dos sócios, devido às criticas à direcção.
Aceitei o convite e agradeço. Cá estou eu para entrar a matar...
http://contraditoriodabriosa.blogspot.com/

E o Pirata Sou Eu?

Vasco Gervásio afirmou que a Académica está interessada em Rui Jorge. Questionado sobre a eventualidade de Rui Jorge ser "caro", desvalorizou. "Acho que o salário não será tão elevado como no Sporting..." O que o ex-candidato à Junta dos Olivais não sabe é se o "fundo de investimento dos amigos do 8º andar" o quer cá!
(... a nadar de costas na piscina da Figueira e a pensar cá para os meus botões: a Académica devía fazer um joguinho de preparação em Ciudad Rodrigo e assim sempre se diría que este ano já foi à Europa ...)

sexta-feira, julho 15, 2005

100.000 VISITAS

FIM DA LINHA (I)

Hoje o Porta-aviões atinge as 100.000 visitas. Dias houve em que se aproximou da contagem dos mais importantes blogs nacionais. Convenhamos que é uma loucura para 6 meses de navegação. E para os objectivos que estiveram subjacentes à sua criação. O êxito do PA deve-se a um conjunto de factores que são de todos conhecidos e que me escuso de hoje e aqui enumerar.
Mas vamos então ao que interessa. Termina hoje a minha participação como administrador do blog. Tal deve-se a um conjunto de razões, a maior parte das quais sem importância digna de registo. O motivo "major" prende-se com a circunstância de eu ter assumido responsabilidades na direcção de campanha do Dr. Carlos Encarnação. Tal facto, aliás público, obriga-me a não dispôr do tempo necessário para responder, com prontidão, às necessidades que o PA neste momento exige a um administrador, atendendo ao número de visitas diárias. Mas, e fundamentalmente, as funções que me esperam são, do meu ponto de vista, éticamente incompatíveis com as que aqui exerço.
De cada vez que eu eliminasse um comentário estava a "safar" alguém. De cada vez que eu fizésse ou deixasse fazer um determinado post, estava a perseguir outrem. De cada vez que eu colocasse uma novidade, estava a divulgar informação privilegiada, de que naturalmente disponho. Não faz o meu género, não é do meu feitio e é contrário aos meus princípios manter esta situação.
Assim sendo, o PA vai continuar a navegar tranquilamente, sendo que a sua administração vai passar para três dos seus tripulantes. Que naturalmente farão o que entenderem melhor e que concerteza vão dar novos e melhores rumos ao blog.
Eu continuarei com a patente de Almirante, por direito próprio. Vou de licença, mas voltarei regularmente para deixar aqui a minha opinião geral, muito geral, sobre o Estado da Nação.
E em Outubro, quem sabe, regressarei para fazer parte do Almirantado.
Maló de Abreu

Contemos: 1... 2... 3... (...) 100.000!

É assim a vida (como diria o outro...): dia após dia, noite após noite, as visitas ao Porta-Aviões sucedem-se.
As portas abertas acolhem de tudo - gente interessante e menos interessante, intelectuais e teóricos, "gente bem" e gente de bem, interessados e curiosos, visitantes assíduos e pontuais, gente imberbe e outra experimentada nas dificuldades da vida. Todos!
Num instante, o contador... chegou aos 100.000. Uma centena de milhar!
Fica aqui o registo do
Contador-mor

E o Pirata Sou Eu?

"P... que os P....!" (Ricardo Castanheira hoje in As Beiras)
(... a banhos na Praia do Osso da Baleia, de telemóvel desligado mas com o rádio ligado no máximo, a sonhar que estou em Salvador da Bahia a beber caipirinhas e a pensar o mesmo que o supra-citado...)

Diário das Trapalhadas (ou como eu também tenho mau feitio e um pouquinho de falta de dignidade)

Daqui não saio, daqui ninguém me tira.
Oh meu adorado Almirante! Não nos jogue borrrrrrrrrrrda foooooooooooraaa...

Um Santo Homem para todo o Serviço

Eu sei que já colocaram o primeiro cartaz de S. Carlos, na rotunda do Continente.
Mas o que eu quero mesmo é ficar por aqui, nesta ilha de todos os prazeres. Haja remanso ou mar encapelado. Mesmo que chovam raios, trovoadas e meteoritos.
(Mensageiro de S. Batista - hoje, excepcionalmente, à disposição do Almirantado, para todo o serviço)

É talvez o último dia da minha vida

É talvez o último dia da minha vida.
Saudei o Sol, levantando a mão direita,
Mas não o saudei, dizendo-lhe adeus,
Fiz sinal de gostar de o ver antes: mais nada.
(Alberto Caeiro)

As leituras cá do velho (e os bons conselhos)

Tudo o que és em ti para seres, vê se o és neste instante. Porque antes e depois tudo é morte e insensatez. Não esperes, sê agora. Lê os jornais. O futuro é o embrulho que fizeres com eles ou o papel urgente da retrete quando não houver outro.
Vergílio Ferreira, in "Escrever"

quinta-feira, julho 14, 2005

Mesmo, mesmo...

Ainda não são 100.000.
São apenas noventa-e-nove-mil. Exacto: 99 mil.
Ou escrito de outra forma: 99.000.

Ponto Final

Amanhã vos darei notícias sobre o futuro rumo do Porta-aviões.
Sem mais comentários meus, por ora!
Maló de Abreu

Eu não vos avisei que eram só 50?

Lá tenho que criar uma nova "JANELA DE OPORTUNIDADE". VAMOS LÁ CAMBADA!
(Mensageiro de S. Batista - a pensar como lhes perdoarei os pecados todos e os levarei ao céu num carrinho de bébé)

Notícia para 50 comentários que não têm nada a ver com o post

O meu colega S.Vitor continua a sua campanha tranquilamente atabalhoada para Regedor da Praça 8 de Maio, enquanto a pequenada se diverte.
(Eu, Mensageiro de S.Batista, e hoje, excepcionalmente, defensor das minorias aflitas, aflitíssimas e aflitinhas)

As coisas de que eu me lembro enquanto estou no trânsito

Será que é só impressão minha ou a diferença entre orgulho e dignidade já não é o que era?

98.000

Outro número bonito, né?

(Apesar do nível de algumas participações roçar a boçalidade, não deixa de ser um fenómeno interessante este Porta-Aviões, numa Coimbra historicamente adormecida. Quanto à boçalidade, que tal, Almirante, contratar por umas semanas os serviços do diácono Remédios?)

Contramestre
(o contador-mor)

Trabalhos de governador

Para se ver o que o governador civil faz, ou anda a fazer, nada melhor do que consultar a agenda do próprio, no "site" do Governo Civil.

Eis o "link":
http://www.gov-civil-coimbra.pt/default.asp?HSPagina=conteudo&CdConteudo=1446

Se a página estiver em branco, é favor fazer actualizar/reload duas ou três vezes.
Se mesmo assim, a página continuar em branco, fica-se com a ideia possível do trabalho do governador civil.

E O Pirata Sou Eu?

TEMOS NOVIDADES DO BLOGUE QUE SE DIZ INTELECTUALMENTE HONESTO: PSD encomendou sondagem (SÓ SE FOI AOS PRÓPRIOS) para avaliar os eventuais estragos que o dossier " Teresa Violante" provocaram na sua imagem (AI SIM?). Ao que apurámos (DEIXEM APURAR UM POUCO MAIS...) a sondagem será realizada a partir do dia 16 de Julho e estará concluída no dia 21 (NÃO SERÁ DO PRÓXIMO ANO?). Aguardaremos tranquilos (DE PREFERÊNCIA SENTADOS) o seu resultado, mas temos uma desconfiança (O OLHO DIREITO DA PRUDÊNCIA): a coligação perdeu alguns votos (NEM MAIS), mas Carlos Encarnação reforçou a sua imagem e valerá ainda mais que o PSD (OBRIGADINHO!).
O POLITICAEMOUSE ESQUECEU-SE FOI DE DIZER QUE É TAMBÉM um blog que inventa posts ou então tem que despedir os seus informadores e riscar do mapa as suas fontes...
(... sentado no jardim da Manga, de óculos escuros e chapéu mexicano, a tentar descobrir as fontes do MOUSE e propôr-lhes uma trasferência milionária para o novo Barnabé - toca o tango - ...)

Diário das Trapalhadas ( ou como faz todo o sentido o que não tem sentido nenhum)

Henrique Fernandes
Como encarou este desafio de assumir o Governo Civil de Coimbra?
Num primeiro momento devo dizer que hesitei. Ser governador civil parecia ser uma espécie de comissão liquidatária de uma função que estaria, aos olhos do anterior governo, condenada a desaparecer.
Mas este governo parece estar a renovar a confiança e relevância destas funções.
O que faz todo o sentido ...
Sim, sim! Para o próprio, os adjuntos e as secretárias!

quarta-feira, julho 13, 2005

E O Pirata Afinal Sou Mesmo Eu?

Décio de Sousa ía ocupar a presidência do Conselho de Administração do CHC e das palavras passou-se aos actos. «... tudo sempre feito por intermediários e eu ia respondendo que só com um convite formal e com a certeza de que o meu nome seria aceite pelo ministro da Saúde».
E o Pirata Sou Eu?
O convite chegou a 28 de Junho, foi chamado à ARSC, «onde fui recebido pelo presidente, que me convidou formalmente e me informou que o meu nome tinha sido aceite pelo ministro da Saúde». Em dois dias constituiu a equipa que o deveria acompanhar nas funções, «pessoas que rapidamente acederam e logo se mostraram disponíveis para mudar tudo, até as férias. Tínhamos de entrar em funções a 11 de Julho». Explica ainda que o presidente da ARSC, «ainda me ajudou a modificar algumas coisas do meu curriculum, para enviar ao ministro da Saúde».
E o Pirata Sou Eu?
Na quinta-feira, Décio de Sousa voltou a ser chamado à ARSC e era o ministro que acompanhava Fernando Regateiro, «para que Correia de Campos me dissesse que eu já não era a pessoa indicada, com o argumento de que já tinha sido presidente do CA do CHC e que era preciso dar a ideia de renovação». Décio não ouviu qualquer palavra a sair da boca de Fernando Regateiro. «Fiquei estarrecido... Não foi correcto e, pelo menos, não deviam deixar as coisas chegar a este ponto». Até porque «vieram desassossegar-me e acabaram por brincar comigo. Não houve dignidade», sublinha.
E o Pirata Sou Eu?
Décio de Sousa acredita que nunca pensou assistir a este episódio num governo PS, Partido em que é filiado. Fernando Regateiro não confirma sequer se algum dia Décio chegou a ser o homem de que se falava, fugindo sempre a casos concretos ou nomes de pessoas...
E o Pirata Sou Eu?
O ministro também já é “repetente”, na pasta da Saúde e é precisamente o mesmo que deixou adiar o projecto do Hospital Pediátrico.
E o Pirata Sou Eu?
(... a caminho do Ministério da Saúde Cor de Rosa, para tentar descobrir onde vão agora colocar o camarada Décio e evitar mais estragos...)

97

Número lindo, né?

As coisas de que eu me lembro enquanto estou no trânsito

Tenho a leve impressão que alguém ligou a ventoinha e que agora só resta saber quem comanda o seu direcionamento. Estou certo ou estou errado?

NOTÍCIA ROUBADA

Hoje é a última Assembleia de Credores da Êgran. (...) Alguns políticos deste distrito passaram por lá, ora como consultores, ora como gestores...
(http://politicaehouse.blogspot.com/)
Nós adiantamos três pequenas notas:
1. A assembleia de credores foi adiada novamente ...
2. Vitor Batista foi dos que passou por lá...
3. E já agora - quem é o administrador bancário amigo?

Diário das Trapalhadas ( Ou como o presidente/engenhocas da Câmara/Académica sonha com a Europa a seus pés...de barro...)

Engenhocas (em campanha): Prometo a Europa na próxima época!
Treinador: Nem pensar em prometer a Europa!
Engenheiro/Presidente (fora de campanha): A Europa está no horizonte mas não é para já!
Gelson (reforço da Académica): Falei com o presidente e o intuito é as competições europeias!
Será que ao falar de Europa já (!?), estava investido na sua função camarária e a pensar em alguma geminação de Coimbra com outra cidade europeia - para intercâmbio sobre o PDM?

E O Pirata Sou Eu?

Em tempos o Presidente Engenheiro da Câmara/Académica despediu Marcelo, dizendo com justa causa e para salvaguardar financeiramente os interesses da instituição...
E o Pirata Sou Eu?
Agora, caso a Académica não pagasse os ordenados em atraso a Marcelo corria o risco de não poder inscrever jogadores para a nova temporada. Assim pagou ao avançado 72.256,14 euros em falta.

E o Pirata Sou Eu?
Entretanto, continua a aguardar a sentença sobre o processo que decorre no Tribunal do Trabalho. Em Março, “a maior parte ou a quase totalidade dos factos da versão do Marcelo foram dados como provados”, fez questão de dizer o advogado do clube. Como tal, e caso as regras legais aplicáveis sejam favoráveis ao atleta, a Briosa é obrigada a pagar cerca de 180.000 euros.
E o Pirata Sou Eu?
Marcelo será, em breve, engenheiro civil, pois falta-lhe apenas uma cadeira para terminar o curso.
(... no aeroporto de Lisboa a aguardar a chegada dos reforços caipiras da Académica, todos já inscritos como atletas estudantes na Escola de Samba a inaugurar brevemente no Eurostadium...)

Mais um inquilino

O ciberespaço tem um novo endereço destinado a discutir a Académica/OAF.
Eis o endereço:
http://contraditoriodabriosa.blogspot.com/

E lá vamos...

...a caminho dos 97.000, que os noventa-e-seis já são passado.

Contador-mor

Pergunta sem sentido (por enquanto...)

Para o comum dos mortais estacionar o carro no "sítio dos ditos", também precisa de fazer uns "truques"?

terça-feira, julho 12, 2005

Sorte ou azar?

Já conseguimos perceber porque é que Craveiro escreveu a Rui Avelar, dizendo só coisas boas de Pina Prata. É que o Vice-Presidente da CMC convidou o Presidente da Sociedade de Reabilitação Urbana para falar no Forum Internacional de Negócios. Ao que consta, o Presidente da SRU andava desejoso de mostrar serviço e não encontrava nem palco, nem quem o ouvisse. O problema é que ao fazer uma afirmação tão exuberante da sua existência, veio aguçar, nas hostes socialistas, o interesse pelo lugar que ocupa.
Pode ser que Craveiro tenha sorte se fôr Victor Baptista a tratar da sua substituição. É que com o azar com que este anda nas tentativas de colocar boys, talvez ainda se safe. O problema é se são os "outros" a tentar fazer-lhe a folha...

PUF!

http://www.victorsarmento.com/

http://www.vitorbatista.com/

Eu Pecador me Confesso

Ao contrário do que dizem as más linguas eu não sou o Vereador Rochette - aquele que "denunciou" a colega vereadora a partir de informações recolhidas aqui no Porta-aviões - palavras do próprio em plena sessão camarária. Portanto ele anda por aqui, ao serviço do meu iluminado colega S. Vitor, a preparar a sua intervenção da próxima "2ª feira quente"...
(Eu, sou um simples pecador e modesto mensageiro de S.Batista, defensor das minorias esquecidas)

E o Pirata Sou Eu?

Vítor Batista pode ser pior candidato do que Carlos Encarnação, mas será seguramente muito melhor Presidente da Câmara. Carlos Esperança posted by PONTE EUROPA @ 7:40 PM
(... andando pela baixa, a dar milho às pombas da praça 8 de Maio e à procura da caixa de correio onde, por puro engano, o carteiro colocou a carta que tarda em chegar... )

A pensar no Brasil...de LULA

As coisas de que eu me lembro enquanto estou no trânsito

Será que é impressão minha ou depois de feitas as contas, no final das eleições, restará para sempre uma dúvida: foi o Vilar que tirou votos ao Batista ou foi o Batista que tirou votos ao Vilar?

O complexo da trotinete

Na política, um dos momentos mais desgastantes é o da constituição das listas. Primeiro, porque os critérios de escolha dos candidatos são sempre muito subjectivos ou, pelo menos, dificilmente objectiváveis. Sorte têm os que nem de critérios precisam. Sendo certo, no entanto, que quem decide tenta sempre encontrar boas e incontestáveis justificações para as escolhas feitas. Depois, porque não é possível meter o Rossio na Rua da Betesga. Não cabem todos nas listas, sobretudo em lugares elegíveis ou em posições que consideram mais de acordo com o seu estatuto social, político e mesmo partidário. Consideramo-nos todos imprescindíveis. E, de certo modo somos. Finalmente, porque cada um julga-se mais competente que o parceiro, mais adaptado ao lugar, mais leal ao líder, muito mais sério, trabalhador e dedicado que os que lhes estão a tentar pôr à frente. Nestes processos, frequentemente se assiste a um coro de lamentações, alguns choros, muita raiva incontida, algumas juras de vingança e também, por vezes, a cortes definitivos de relações aparentemente duradoiras. Só quem teve que fazer escolhas, provou o sabor a fel da angústia desses momentos.
No entanto, tenho para mim que aquilo a que mais frequentemente assistimos é o que se podía designar como o complexo da trotinete. O brinquedo de que só nos lembrávamos que existía quando os nossos pais ameaçavam deitá-lo fora. Fazía tempo que não andavámos na trotinete, não a estimávamos, a abandonámos a um canto empoeirado da garagem, já quase nem sabíamos da sua existência. Mas, chegado o dia fatídico da grande arrumação anual ou quadrianual, em que se jogam fora muitas velharias para caberem as coisas novas, parece que a trotinete voltou a ser, como por encanto, o mais importante do mundo e arredores. Parece até que nunca saberemos viver sem ela. Felizmente, este é um complexo que passa depressa. Mas, para ciclicamente regressar.
Maló de Abreu

Diário das Trapalhadas ( ou como cantar devía fazer bem ao peito, à postura e porventura à coluna)

Papagaio louro de bico dourado, leva-me esta carta ...

segunda-feira, julho 11, 2005

Vou dormir descansado...

... porque, entretanto, já assinalei o visitante n.º 95.000.
Bons sonhos.
Até amanhã.

NIM, pois NIM

Não confirmo nem desminto que o próximo presidente da CCDRC seja uma mulher e muito menos um homem. Como não admito que me digam que esta é a centésima nomeação em que o meu colega S. Vitor fica a ver navios.
( Mensageiro de S. Batista - defensor das minorias ofendidas e oprimidas)

As coisas de que eu me lembro enquanto estou no trânsito

E se eu fôr o único a jogar no euromilhões desta semana?

Retail de Eiras

Sonae Sierra vendeu o Coimbra Retail Park ao Scottish Widows Investment Partnership, empresa de gestão de activos do Lloyds TSB, por 19,3 milhões de euros, divulgou a empresa em comunicado. O Coimbra Retail Park, da Sonae Sierra em parceria com a Miller Developments, foi inaugurado em Novembro de 2003. Em 2004 «registou vendas superiores a 9,5 milhões de euros», segundo o comunicado. «Após a venda do Sintra Retail Park, este é o segundo Retail Park promovido e posteriormente vendido pela parceria Sonae Sierra e Miller Developments em Portugal», acrescenta a mesma fonte. A gestão do Coimbra Retail Park vai continuar a ser da responsabilidade da Sonae Sierra.
(in "Jornal de Negócios", notícia fresquinha)

Comunicado

Andam aí uns parvalhões.
Os parvalhões são uma fauna situada entre os medíocres e os parasitas.
Pior do que isso: como normalmente têm uma cabeça oca, aproveitam para fazer citações. Ou seja: escrevem sem escrever, pensam sem pensar, postam sem postar e, no final, ainda sem riem... deles próprios.
O Contramestre não gosta dessa fauna. Como de outras, aliás.
Por isso, o Contramestre comunica ao distinto Almirante que está disponível para "vassourar" o Porta-Aviões.

Fui almoçar...

...e, pronto: 94.000.
Já não se pode alimentar o corpo descansadamente.

Contramestre
(o contador-mor)

E o Pirata Sou Eu?

Está confirmado que o novo director–desportivo da Académica é Porfírio Amorim, que regressa agora, depois de ter sido adjunto de José Romão, quando este treinava a Briosa. Mas não foi o Presidente que disse, recentemente, que este cargo não voltaría a ser ocupado por questões orçamentais e organizacionais?
(... a fazer horas para assistir à apresentação num centro comercial, e então dar-vos notícia de que são boatos destabilizadores as saídas de grande parte do núcleo central da equipa - Zé António, Fredy, Tixier, Hugo Leal, Faísca, Dário, Zé Castro ...).

Agir ou o "Clube pr´a Rir" nesta altura do campeonato

O CLUBE AGIR promove no Auditório do Instituto Português da Juventude, um debate sobre a "Questão Europa". São oradores: Prof. Barbosa de Melo, Prof. Vital Moreira e Prof. Gorjão-Henriques. Basta vermos a acta fundadora do Clube, para percebermos de quem estamos a falar - gente da Distrital de Victor Baptista.
A isto chama-se "Campanha Enganosa", ou como Mister B. já não sabe que mais há-de fazer para tentar aparecer...

Diário das Trapalhadas ( ou como a nossa liberdade termina onde começa a liberdade dos outros)

Nada de novo a Leste?

Nota necessária

Bom dia.
Por motivos conhecidos o Porta-aviões teve a semana passada um número de visitas e comentários que ultrapassou as nossas expectactivas mais optimistas. Mas, simultâneamente, gerou-se uma "guerra" de palavras, mas sobretudo de ataques pessoais e acusações gratuitas a terceiros, a todos os títulos lamentável, despropositada e desnecessária. Se, já em tempos de navegação normal era difícil eliminar os comentários que considerávamos ofensivos, nestes dias tal foi impossível, por manifesta falta de tempo de quem administra este blog.
Assim, decidi suspender os comentários durante 48 horas.
Verificámos, no entanto, que o número de visitas apesar dos comentários estarem suspensos, foi muito superior ao normal para um fim de semana. Quase que se podería dizer que, bem vistas as coisas, a "criatura ultrapassou e fugiu ao domínio dos seus criadores". Temos igualmente constatado que, geralmente, os comentários raramente correspondem ao tema do post que é colocado. Ora, como é política do Porta-aviões manter os comentários abertos, importa rever a nossa rota e tomar medidas para uma melhor navegação e seu controle.
Assim, vamos proceder às seguintes alterações:
1. Serão reabertos os comentários à maioria dos posts, sendo certo que alguns, poucos, manterão a caixa de comentários fechada;
2. Serão eliminados, sem pré-aviso, todos os comentários que entendermos colocar em causa o bom nome de pessoas ou instituições;
3. Serão eliminados todos os comentários em duplicado;
4. Serão eliminados todos os comentários que não correspondam ao tema dos posts e que não acrescentem informação importante ou digna de registo para os visitantes do porta-aviões;
5. Considerar-se-á de boa prática que, quem não quiser ver retirado o seu comentário se identifique convenientemente.
Boa navegação!
Maló de Abreu
Pronto! Vermelhão ... anti-Encarnação! Ou não?
E que tal castanho, mais pr´ó ... castanheiro ( de Arganil Leste)...

domingo, julho 10, 2005

Ou, quem sabe, com uma linha mais ... coimbrinha ...
Não! Talvez um Porta-aviões ... adaptado para cinzentões ...
Uma hipótese é este blog passar a ser ... uma coisa assim ... tipo azul-bébé...
http://www.eraumavezumarrastao.net/

sábado, julho 09, 2005

Isto assim...

... não pode continuar!
Mesmo ao fim de semana, distraio-me um pouco e... mais mil!
Por favor, vão à praia!

O fogo das festas

"Aos Chineses coube a glória da invenção do fogo-de-artifício. É uma extraordinária experiência assistir às reacções de admiração que tal espectáculo, ainda hoje, lhes provoca. A cada nova explosão de luz, segue-se um não mero impressivo, profundo e geral Oh! De espanto. Os portugueses são uns excelentes continuadores da arte. Grandes especialistas no fogo e no artifício, não ficam atrás a abrir a boca."
Carlos Encarnação, in "O poder é solúvel"

9 de Julho

6 meses
93.000 visitas
Pequena Nota Sem Importância Nenhuma: o Porta-aviões fará 9 meses a 9 de Outubro, dia das eleições autárquicas...

Pergunta pós-insolação

Se alguns políticos não existem, quem os inventou?

E o Pirata Sou Eu?

Numa operação de trânsito realizada ontem, a PSP deteve 23 condutores por conduzirem com excesso de álcool, 854 viaturas foram confiscadas, quatro condutores foram levados para a esquadra por desobediência, e foram passadas 86 multas e 104 autos de contra-ordenação directos e indirectos.
(... à sombra da bananeira, a comer pescadinhas de rabo na boca com arroz de tomate e a ouvir juras de amor eterno entre um casal de namoradinhos na mesa ao lado...e a apetecer-me dizer-lhes: ai, ai, ai ... é tão bom enquanto dura...)

Coimbra tem mais encanto

O Festival Nacional de Pirotecnia “Pedro e Inês” tem hoje o seu desfecho, à meia–noite, no âmbito das festas da Cidade de Coimbra e da Rainha Santa Isabel.
Coimbra é fogo, né?

sexta-feira, julho 08, 2005

A MAIOR DESILUSÃO DA MINHA VIDA!

Fui surpreendido esta semana com a noticia que mais temia ouvir em toda a minha vida. Confesso que sendo pai há dois anos estou mentalmente preparado praticamente para tudo: o flagelo da droga, os gangs, etc, etc ...
Mas o que eu mais temia aconteceu. O meu filho olhou-me nos olhos e disse-me:"xou do Benfica". Naquele momento tudo parou para mim (qual experiência de morte). Vi a minha alma a sair do meu corpo e dei por mim a flutuar no tecto da sala olhando de cima para mim e para o meu filho, vi o longo túnel com a luz ao fundo, mas, de repente fui sugado novamente para dentro de mim próprio. Nessa noite não dormi a pensar no que terei falhado ou feito para merecer tal castigo. Com o passar das horas fui-me habituando à ideia. Até porque existem pelo menos quatro semelhanças entre o meu filho de dois anos e o Benfica:
1- O meu filho gosta de ser levado ao colo.;
2- O meu filho não sabe jogar futebol;
3- O meu filho tem quem resolva por ele os seus problemas;
4- O meu filho não tem dinheiro mas tem tudo "do bom e do melhor".

Dolce Vita

A Académica/OAF irá fazer a sua apresentação aos sócios e simpatizantes, bem como à Comunicação Social, na próxima segunda-feira dia 11, pelas 20h30, no Centro Comercial Dolce Vita, em Coimbra, onde estarão presentes todos os jogadores, bem como o treinador Nelo Vingada e restante equipa técnica.
Assim, convidam-se todos os sócios a estar presentes no pontapé de saída da nova época.
(in "site" oficial da Académica/OAF)

Diário da Trapalhadas (ou como a praça 8 de Maio tem um cheirinho a quinta das celebridades)

Então é assim:
- Não sei se vá, não sei se fique, não sei se diga, não sei ...

Fazem o favor...

... de também me deixarem descansar este fim-de-semana?
Andem lá, não consultem muito o Porta-Aviões, porque se o fizerem acabam por me obrigar a vir aqui assinalar o visitante 93.000.
Portanto - amigos, amigos... negócios à parte - façam-me o favor de não "clickar" amanhã e depois para eu poder ir descansado até às praias do Sul.
(vou marcar os jantares para o mês de Agosto, eheheheheh)

CONTRAMESTRE
(investido nas funções de contador-mor)

A política e a genética

As virtudes da genética têm destas coisas. Um Presidente da ARS deu origem a um Presidente do Conselho de Administração dos HUC. Em vez de um pai dar origem a um filho, foi um filho que originou um pai. Assim vão os nossos tempos...

As coisas de que eu me lembro enquanto estou no trânsito

Ainda que mal pergunte, haverá resultados de sondagens este fim de semana ou posso dormir descansado?

AVISOS À NAVEGAÇÃO

1. O PORTA-AVIÕES apresentou nos dois últimos dias números que nos surpreenderam, mas que bem vistos os acontecimentos talvez os justifiquem;

Date Page Views Uniques First-time Returning





Thu, July 07, 2005 1,838 376 265 111
Wed, July 06, 2005 1,226 259 177 82

2. Esses acontecimentos provocaram todo o tipo de reacções, sendo certo que eu próprio me vi obrigado hoje a eliminar mais de cinquenta comentários, por os entender ofensivos do bom nome de pessoas e provirem de anónimos. É quase certo que não apaguei todos os que devía, por falta de tempo ou leitura apressada dos mesmos. Evito e evitarei apagar comentários desagradáveis, só porque me são dirigidos a mim ou a familiares e amigos meus;
3. O Porta-aviões tem uma opção, que manterá por enquanto, de deixar as caixas de comentários abertas. Apesar de todos os riscos que isso implica, essa é a nossa política e, porque não admiti-lo, a nossa força;
4. O pedido que fazemos a quem se sentir ofendido com algum comentário anónimo, é que nos faça chegar essa informação através do correio pessoal do PA, por forma a actuarmos o mais rápidamente possível. Aliás, tal já aconteceu por diversas vezes e não só apagámos os comentários, como temos o cuidado de não divulgar o nome de quem tal nos solicita;
5. Só com este "agreement" é possível manter o PA como um verdadeiro "Café Coimbra", como desde há algum tempo dissémos que queríamos que fosse e o seu impressionante número de visitas demonstra;
6. Num artigo hoje dado à estampa num jornal local, Ricardo Castanheira escreve em post scriptum que, ao contrário do que o informaram, não tem qualquer participação, autoria ou intervenção de espécie alguma em blogues. Estaría tudo na paz do Senhor, se não tivesse acrescentado que se trata de um sub-mundo e que da imundice reinante e da cobardia anónima tratará para a semana!...
7. Espanta-me que um homem político, esclarecido, atento e interventivo como Ricardo Castanheira, chame à blogosfera um sub-mundo. Antes de escrever o seu próximo artigo, deve RC informar-se convenientemente de quem escreve em blogs. Talvez se admire ou porventura se espante com a gente que anda por aqui, naquilo que designa como sub-mundo. E, então sim, num gesto de "choque de modernidade" talvez crie o seu próprio blog. Porventura com as caixas de comentários fechadas. Mas isso é outro assunto...
Maló de Abreu

E... mais mil!

Pronto: aí estão os 92.000.
Não custa nada soletrar: no-ven-ta-e-dois-mil!!!
(Aqui estaremos, sempre atentos, até chegar à centena de milhar; e a festa, Almirante, onde é que vai ser a festa?)

Santos da Casa já fazem Milagres

Não confirmo nem desminto que o meu colega São Vitor tenha tido mais uma derrota pessoal, com a nomeação para a administração dos HUC de Agostinto Almeida Santos, por rejeição ministerial de Reis Marques. Tanto mais que o Agostinho é mais que santo, é Santos!
Manterei a minha postura inabalável em defesa das minorias ofendidas.

E o Pirata Sou Eu?

Qual é coisa qual é ela que namorado a pôs e namorado a tirou?
(... a banhos na praia da claridade com ligeira brisa de nordeste, deitado numa toalha com a imagem estampada do Pateta, a acabar a leitura entusiasmante do último livrinho de Margarida Rebelo Pinto e prestes a ir almoçar um arroz de berbigão ...)

Assim é!

"Quando vires um ministro pensar mais nele do que em ti e atentar no seu proveito em tudo quanto fizer, tal ministro não vale nada e não te deves fiar nele..."
Maquiavel, in "OPríncipe"

quinta-feira, julho 07, 2005

Mais mil

91.000: noventa-e-um-mil!
Já?!...

O Pirata Ataca Sempre Duas Vezes

Hoje vou rever A Queda de um Anjo.

As coisas de que eu me lembro enquanto estou no trânsito

A roupa suja lavada em casa não ficará muito mais branca?

Diário das Trapalhadas (ou como hoje me apetece oferecer-vos uma folha em branco)

E... pronto!

Já está: 90.000.
(Ganda nóia!)

As leituras cá do Velho

Sócrates- ... Por conseguinte, todos estes são os que chegam a opinar falsidades, pois, quando vêem, ouvem ou pensam algo não são capazes de distribuir com rapidez a impressão a cada coisa e são lentos. E, ao distribuirem o que corresponde a outra, não só vêem mal, como ainda por cima ouvem e pensam mal, na maior parte das vezes. Estes são os que não só se encontram na falsidade, a respeito da realidade, como são chamados ignorantes.
Platão, in 'Teeteto'

E o Pirata Sou Eu?

Uma empresa que faz a campanha de um candidato é idónea para fazer sondagens imparciais do mesmo candidato e depois ainda falará de ética - blá, blá, blá - e, se fôr necessário, fará pose de virgem ofendida.
"... a fazer zapping para saber tudo o que se passou em Londres e a apreçar aparelhos de ar condicionado para enfrentar os calores estivais que se adivinham ..."

E Santos eram Tantos

Hoje o meu colega S. Victor demonstrou ao vivo e a cores que só está a 2 pontos da atingir o céu em Outubro. D. Luis foi testemunha.
Eu continuarei na defesa das minorias fracas e oprimidas.

Atentados em Londres

A barbárie volta a manifestar-se.
Desta feita, no coração de Londres.

(Aguardo, com curiosidade, a reacção do Bloco de Esquerda e afins)

Nota indispensável

Na vida, como na política, muitas vezes é necessário tomar decisões difíceis, quando não dolorosas, sobretudo se envolvem pessoas. Sempre defendi que, no que respeita aos valores e aos princípios, devemos ser intransigentes. Felizmente há homens e políticos que, nos momentos certos, dão provas de não abdicar da sua rectidão. Não fingem que nada aconteceu e não preferem assobiar disfarçadamente para o ar. Quando porventura até sería muito mais fácil passarem a ideia que desconhecem ou ignoram atitudes e comportamentos alheios, mesmo dos que lhe estão perto. Os bons e corajosos exemplos enchem-me de orgulho, sobretudo vindos de quem vem.
Maló de Abreu

Homenagem ao ALMIRANTE



Autoria: Sargento_Pimenta e com a devida vénia aqui republicamos

quarta-feira, julho 06, 2005

Mafalda

Vou prá Sereia.
Então... até amanhã!

Noventa mil?!!!

Está quase, está quase.
O visitante 90.000 vai aparecer em breve. É que é já a seguir!
(E o champanhe, Almirante, quando se beberá esse champanhe? Olhe que estamos em tempo de festas - a da cidade e a do Simão...)

EU ESTOU ATENTO...MUITO ATENTO!

Este Porta-aviões precisava de algum equilíbrio. Serei o Provedor das Minorias!
NOTA IMPORTANTE: Enquanto S.Baptista se escrever com p, este vosso Mensageiro assinará com dois esses.

As coisas de que eu me lembro enquanto estou no trânsito

Com sondagens tão diferentes, comparando as dos jornais com as encomendadas pelo PS, será que temos por cá a original "doença das sondagens loucas"?

E o Pirata Sou Eu?

Domingo, Julho 03, 2005

Vitor Batista fica 1% acima de Carlos Encarnação

Prometemos,Cumprimos.
O Partido Socialista de Coimbra encomendou uma sondagem à Eurosondagem para o Concelho de Coimbra. A sondagem dá o candidato socialista 1 % acima do candidato Carlos Encarnação.
Os socialistas publicitarão esta sondagem durante a próxima semana num dos jornais da cidade.
posted by Politicae @ 11:47 PM
(... a beber uma água castelo na esplanada do parque verde, atento às obras da ponte pedonal e à espera que venham hoje, pela 2ª vez, desentupir a fossa dos restaurantes da zona ...)

Diário das Trapalhadas (ou como anda por aí uma cabala...ah pois anda!)

Se Vitor Batista tem sondagens que lhe dão um empate técnico, as sondagens dos jornais só podem ser uma cabala do tipo "Santanista".
Ou não? Ou quem dera?

OTA? Ota, sim!

Já repararam que, a propósito do novo aeroporto, jornais e televisões escrevem o nome da terrinha com maiúsculas?
OTA? Não!
Ota é que está bem.

(Só há um lugar cujo nome merece ser escrito com maiúsculas: COIMBRA)

Victor e o/a AR

Victor Baptista não tem descanso.
A sondagem de hoje no "Diário de Coimbra" mostra que a candidatura dele é um balão cheio de AR.
Talvez por isso, preferiu virar as costas a Coimbra e foi, esta manhã, discursar à AR, defender o Orçamento Rectificativo (ou seja, o aumento do IVA, o congelamento das progressões na Função Pública, as SCUTS sem portagem, o erro nas contas da Comissão Constâncio, os cinco motoristas do ministro da Justiça, as múltiplas secretárias do primeiro-ministro, etc., etc.).
Ou muito me engano ou ainda o veremos a defender a co-incineração em Souselas, o que tem muito a ver com o AR que respiramos em Coimbra.
Ai, ai, Victor...

SONDAGEM DIÁRIO DE COIMBRA

RESULTADOS COM REDISTRIBUIÇÃO DE INDECISOS:
PSD/PP/PPM - 61%
PS - 22%
CDU - 11%
BE - 5%
NENHUM DELES - 1%
NOTA (1): nas últimas eleições a coligação POR COIMBRA obteve 50% dos votos e o PS 29,83% .
Resultados publicados aqui à meia noite. Esperemos então que as crianças também acordem.
NOTA (2): Nós temos a maior estima pelos blogs em causa, porque a sua força constrói a nossa vontade de ser melhores e mais oportunos, mas tanta "falta de luta" é demais...

terça-feira, julho 05, 2005

Perguntas SONDA para amanhã

40 - 18 não será demais? 7 - 3 não será um exagero?

As coisas de que eu me lembro enquanto estou no trânsito

A confirmarem-se os resultados da sondagem do Diário de Coimbra, a publicar amanhã (pré-anunciados ontem aqui no "E agora Vitor?") será que há números que queimam?

Diário das Trapalhadas ( ou como o porteiro e a mulher da cozinha conspiraram a demissão da Administração)

Responsáveis locais do PS garantiram não terem feito qualquer pressão tendo em vista a substituição do conselho de administração dos HUC. A demissão resulta das incapacidades para resolver os problemas hospitalares e a saída tornou–se, portanto, inevitável.

E o Pirata sou Eu?

As obras para a construção do aeroporto na Ota e das ligações de comboio de alta velocidade (TGV) só devem avançar na próxima legislatura.
"... a beber uma Coca-Cola Light com limão na praia fluvial das Torres do Mondego e a observar atentamente os biquinis da moda deste verão..."

São rosas, Senhor, são rosas...ou ainda são punhos fechados?

Se este nos dá missa, este outro dá-nos música!
Venha o diabo e escolha...

segunda-feira, julho 04, 2005

FESTAS DA CIDADE

RAINHA SANTA ISABEL

Menino e moço ao pé do altar da Santa,
Fui confessando alguma grave falta,
Crescendo fui também, e não espanta
Ter seguido depois praxes da malta.

Mas sempre em Julho tudo vem e encanta,
Santa Isabel, bem lá de cima, do alto,
Desce de santa Clara, e a fé é tanta,
Que Coimbra, em festa, é palco da ribalta.

Todo o povo e estudantes dão-se as mãos,
Comungam a mesma fé e são irmãos,
À santa vão prestando vassalagem;

E à Rainha, lembrando as mãos piedosas,
Mostrando no regaço as suas rosas,
"SENHOR, SÃO ROSAS", santa e eterna imagem...

(Voando no Tempo/Sonetos de Frederico Santos)

A festa Grega da nossa desilusão


Rui Costa confortado por Brassard.
Estádio da Luz, 4 de Julho de 2004.

E agora Vitor?

A sondagem do Diário de Coimbra ainda dá menos 1 ponto a Mister B. do que a do Campeão? Sem ofensa, passa de cavalo para burro. Isto já lá não vai nem com oxigénio...
COIMBRA - 4 de Julho

domingo, julho 03, 2005

E o Pirata Sou Eu?

No acampamento dos jovens do Bloco de Esquerda está incluído um workshop de «técnicas de desobidiência civil». A ideia consiste em aprender a fazer «boicotes», «ocupação de espaços públicos», «como comportar-se numa manifestação» e «como resistir a uma agressão policial». Têm sido utilizadas pelos universitários, nomeadamente «no combate às propinas, quando os estudantes invadiram vários senados das universidades».
"... a passear pelo castelo de Montemor-o-Velho, onde ainda ecoa a voz de Adriana Calcanhoto, a caminho de Tentúgal para fazer uma visita aos pastéis e às queijadas..."

Diário das Trapalhadas (ou como um candidato pode ser vendido como quem vende o shampoo quitoso)

Carlos Coelho, presidente da Brandia, uma empresa de criação e gestão de marcas: A mulher de Manuel Maria Carrilho pode beneficiá-lo em termos de marketing. Se existe capital valioso na imagem do professor Carrilho tem a ver com a mulher dele, a simpatia que gera e o seu grau de notoriedade, que é superior à dele. Bárbara Guimarães pode conseguir aquilo a que se chama em publicidade "transferência de equity", isto é, o mesmo efeito que as marcas procuram quando escolhem alguém popular para fazer campanha por um produto.

E o Pirata sou eu?

O Orçamento Rectificativo é uma enorme trapalhada e aparece ferido na sua credibilidade por erros técnicos e pelas promessas políticas que não cumpre.
"... a banquetear-se com um belo leitão da Mealhada e a fazer horas para assistir ao festival pirotécnico..."

sábado, julho 02, 2005

As coisas de que eu me lembro enquanto estou no trânsito

Com tanta sondagem já feita e mais outra tanta por fazer, que tal acertarem agulhas e não chatearem a malta em Outubro?

Quotas apaixonadas

José Eduardo Simões diz que sócios não podem limitar-se a pagar quotas: “Académica tem de ser uma paixão”. São muitas as ideias da direcção para o futuro da Académica/OAF, mas para elas se tornarem realidade é preciso investir.
(in "Diário de Coimbra", sexta-feira, 1 de Julho)
1. O homem está a ir no bom caminho; já não fala apenas de obras e jogadores.
2. Como é que uma entrevista tão grande, tão extensa, tão... tão..., passa sem comentários no PA?
3. Quem não tiver tempo para ler as 3-páginas-3 da entrevista do presidente da AAC/OAF pode apenas ler a página com a entrevista de Carlos Carranca no suplemento de hoje do "Diário de Coimbra". Fica melhor informado e sempre poupa alguma coisa (tempo é dinheiro, não é?).

Banco

Alguém me sabe dizer qual é o banco com mais agências em aeroportos?
(Estou a pensar abrir uma conta... ou duas)

E o pirata sou eu?

Um dos quadros do Relatório Constâncio contém um erro – ou uma gralha– que faria diminuir o défice esperado para o Orçamento de 2005 de 6,83 para 6,72 por cento... Em causa está uma diferença de 151,4 milhões de euros.
"... na Rua dos Combatentes, disfarçado de militante da 25ª hora, em plena sardinhada do PSD, tentando descobrir o candidato da coligação à junta de freguesia do Botão..."

Festival na cidade...Caldas de Carlos

E o pirata sou eu?

Justiça investiga «ligações perigosas» de Isaltino Morais com empreiteiros...
"... sentado no Trianon, a comer tremoços e a beber uma bohemia diluída em 7up, à espera do Manel e do Fausto para discutirmos a escolha acertada do cabeça de lista do PP à Câmara Municipal de Felgueiras..."
Pois, pois...

O significado dos referendos

"ESPERO NÃO CHOCAR NINGUÉM, quando há tanto entusiasmo com os referendos, dizendo que tenho vindo a apreciar cada vez mais as virtualidades da intervenção parlamentar, em câmaras onde cidadãos eleitos livremente por todos nós, em função das suas posições políticas, justificam publicamente, ponto por ponto, as suas tomadas de posição.
E, se se julgar que, de um modo geral, decidiram num sentido não desejado pela generalidade dos eleitores, lá estão eles para, nas eleições seguintes, com toda a liberdade, escolherem uma nova maioria."

Prof. Dr. Manuel Porto VISÃO 23.06.05
Bom texto, melhor fotografia.

O mupi que nos deixa confusos é mesmo mandado fazer por gente um "bocadito" incompetente

Filipe Nunes Vicente (FNV) no MAR SALGADO.

Eleições autárquicas a 9 de Outubro

http://amacoimbra.blogspot.com/

Nota: este blog foi criado como complemento do Porta-aviões, para incluir notícias ou artigos mais extensos que não se adequam às características actuais do PA.

Quem diz a verdade não merece castigo, ora Pimba!

José Simão, presidente da junta de freguesia de Santa Clara, classifica a Feira Popular de Coimbra no Choupalinho como "um momento pimba". Hoje, o Emanuel dá direito a enchente.
Os grandes educadores da classe operária continuarão a lamentar o povo que temos...

sexta-feira, julho 01, 2005

ÁGUAS DE SONHO

KARLOVY VARY
Água "natural" a 73ºC (à sombra).
Quem decidir ir já, ainda apanha o (40º) festival internacional de cinema (até 9.07).

A NÃO PERDER

CÃO TRASTE
"O INDEPENDENTE"
01 de Julho 2005

PS: Com juízo, para a Bárbara.