segunda-feira, julho 25, 2005

PRAIA DAS MIRAGENS

O PENETRA*
Contaram-me uma história que quero partilhar convosco. O dono de uma festa irritou-se com o número de presenças que ultrapassava largamente o de convidados. A determinado momento pediu silêncio e anunciou:
- Peço aos convidados do noivo que se coloquem à minha direita.
Muita gente, ainda mastigando as empadinhas, dirigiu-se enfadada para a direita.
- E agora peço aos convidados da noiva que se dirijam para a minha esquerda.
Mais uma multidão se movimentou vagarosamente com os seus copos e croquetes na mão. Então, o dono da festa anunciou:
-Agora peço aos convidados à minha direita e à minha esquerda que se ponham a andar daqui para fora, porque estão … num baptizado!
Vem isto a propósito dos penetras nos partidos politicos quando chegam ao poder. Os que sinceramente acham que não há partidos antagónicos, como não há rapazes maus. E que o importante é perceber o seu lado bom, porque tudo se resume a uma questão de prespectiva. Os que se fazem de convidados para casamentos e baptizados pela bondade do copo de água. Infelizmente, o problema põe-se quando os salgadinhos não chegam para todos e eles são os primeiros a criticar. Valha-nos o Padre Américo.

* Este texto foi publicado no Campeão das Províncias quando o PSD chegou ao poder com Durão Barroso. Adapta-se ao PS de Sócrates.
Maló de Abreu