segunda-feira, outubro 31, 2005

A gripe das aves segundo a Joaninha


"A cavaquite, devidamente difundida na comunicação social, é uma ameaça lusa que pode dizimar parte significativa da população"

Joana Amaral Dias - Mandatária da juventude de Mário Soares - 25 de Outubro

E o Pirata Sou Eu?

AI, AI, AI ... Mau Maria:
- Isto também já lá não vai montado no Elefante!
- Nem penses em mudar para a Tartaruga!

E o Pirata Sou Eu?


HI, HI, HI, HI ... OH Maria:
- Está mais que visto que já lá não vou montado na Tartaruga!
- Será que o José te empresta o Falcon?

As coisas de que eu me lembro enquanto estou no trânsito

Com a construção do novo aeroporto na OTA o da Portela deveria transformar-se num OVNIPORTO - um aeroporto só para OVNIS...

domingo, outubro 30, 2005

A Rádio que lança Passatempos

Locutor: Quem fala?
Ouvinte: É o Vicente.
Locutor: De onde, Vicente?
Ouvinte: Lapa!
Locutor: Muito bem, Vicente da Lapa! Com direito a um CD do Marco Paulo ... preste atenção! Qual é o país que tem duas sílabas e come-se a metade? Prestou bem atenção? Há um país com 2 sílabas e 1 delas é muito boa para ser comida. Tem dez segundos para responder ...
Ouvinte: CUBA!
Locutor: (mudo por alguns segundos ) Está certo, senhor Vicente! Vai levar o prémio pela ... criatividade. Mas aqui na minha ficha estava escrito ... JAPÃO...

A Rádio a braços com a Justiça

Num tribunal de provincia, o advogado de acusação chamou a sua primeira testemunha. Uma velhinha de idade avançada e já bisavó. Aproximou-se da testemunha e perguntou:
- Srª Ermelinda, a senhora conhece-me?
- Claro que te conheço. Conheço-te desde pequenino e, francamente, desiludiste-me. Mentes descaradamente, enganas a tua mulher, manipulas as pessoas e falas mal delas pelas costas. Julgas que és uma grande personalidade quando nem sequer tens inteligência suficiente para ser varredor. Claro que te conheço.
O advogado ficou branco, sem saber o que fazer. Depois de pensar um pouco, apontou para o outro extremo da sala e perguntou:
- Srª Ermelinda, conhece o defensor oficioso?
- Claro que sim. Também o conheço desde a infância. É um mole, tem problemas com a bebida, não consegue ter uma relação normal com ninguém e na qualidade de advogado ... bem ... é um dos piores que já vi. Não esqueço também de mencionar que engana a mulher com três mulheres diferentes, uma das quais, curiosamente, é a tua mulher. Sim, conheço-o. Claro que sim!
O defensor ficou em estado de choque. O juíz, então, pediu a ambos os advogados que se aproximassem do estrado e com uma voz muito ténue diz-lhes:
- Se a algum dos dois ocorrer perguntar à put@ da velha se me conhece, juro-vos que vão todos presos.

sábado, outubro 29, 2005

Sonhar é Destino

E o Pirata Sou Eu?

Lusomundo Cinemas - Dolce Vita
- A Maldição do Coelhomem - ou - O Bad Rabitt
- Sempre a Bombar - ou - A Confraria da Chanfana
- Quatro Irmãos - ou - Afinal eram Dois
- Ameaça Silenciosa - ou - Eles andam por Aí
- Virgem aos 40 anos - Grávida aos 29
- Charlie e a Fábrica de Chocolate - ou - José e a Cimenteira de Souselas

sexta-feira, outubro 28, 2005

Onde pára o Victor? (ou é Vítor?)

Depois do empate técnico do passsado dia 9, Victor Baptista (ou Vítor Batista?) praticamente desapareceu.
Onde está o Victor? (Ou será Vítor?)

A Rádio que Apoia um Candidato Popular

Onde Está Ele Aqui?



O Futuro Vereador do Desporto esteve aqui...
(Euro 2004: Portugal-Inglaterra)

Questões minhas

Tomam hoje posse os membros do Executivo e da Assembleia Municipal de Coimbra. Assembleia para que fui eleito. Por questões éticas, nunca por nunca qualquer das empresas de que eu sou sócio terá "negócios" com a Câmara. E também, por questões de princípio, nunca por nunca aceitarei cargos politicos de nomeação camarária. Nem exercerei cargos na sociedade civil que possam prejudicar a transparência do meu estatuto de autarca. Tão simplesmente porque fui eleito membro da Assembleia Municipal. E os mandatos cumprem-se. Sempre com dedicação, lealdade e no respeito por valores e princípios.
(Maló de Abreu)

quinta-feira, outubro 27, 2005

As Excursões do Grupo do Trianon



Teste: identifique cada uma das personagens

A Rádio com Imagens ao Vivo
















A Vida Dura de quem quer ser Vereador

E o Pirata Sou Eu?

Três homens-rãs equipados com câmaras vídeo inspeccionaram os pilares da Ponte de Santa Clara, em Coimbra. À primeira vista, os pilares das Ponte de Santa Clara não revelam quaisquer indícios de degradação que possam constituir sinais de alerta.
Mas a observação não foi em vão...encontraram o futuro Presidente do Conselho de Administração das Águas de Coimbra.
Agora, de quarentena, aguarda-se a confirmação de que não seja portador da Gripe das Aves (por algum motivo os patos dos lagos da Av. Sá-da-Bandeira já foram retirados do seu hatitat natural faz tempo ...) .

quarta-feira, outubro 26, 2005

E o Pirata Sou Eu? E Este Não?


António Costa (actual Ministro da Administração Interna)
Gravação da conversa telefónica com o deputado Paulo Pedroso a 21 de Maio de 2003, dia da prisão do dito deputado:
- Já fiz o contacto. Vou falar imediatamente com o procurador, o Guerra. O único receio que tenho é que a coisa já esteja na mão do juiz. Talvez seja altura do teu irmão procurar o Guerra.

E o Pirata Sou Eu? Então e Ele?


Alberto Costa (actual Ministro da Justiça)
Despacho n.º 15/SAAJ/88, publicado no Boletim Oficial de Macau de 6 de Junho de 1988, Suplemento ao n.º 23, exonerando das suas funções o então director do Gabinete dos Assuntos de Justiça, Dr. Alberto Costa:
"Considerando que o licenciado Alberto Bernardes Costa, director do Gabinete dos Assuntos de Justiça interveio junto do M.mo Juiz de Instrução Criminal, dr. José Manuel Celeiro Patrocínio, a quem fora distribuído o processo crime, em fase de instrução preparatória, instaurado contra os administradores da TDM (...) Nestes termos, determino: No uso da delegação de competência conferida (...) e ao abrigo do disposto no n.º 3 do artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 88/84/M, de 11 de Agosto, exonerar o licenciado Alberto Bernardes Costa do cargo de director do Gabinete dos Assuntos de Justiça, com efeitos imediatos."


As Nossas Manobras para as Presidenciais



VEM AÍ CARGA DA PESADA ...

Mário Soares também Sonhou esta Noite

Santana Lopes ainda Sonha a estas Horas do Dia

Paulo Portas Sonhou esta Noite

O Sonho de Louçã esta Noite

O Sonho desta Noite de Jerónimo de Sousa

Por vezes, o ser humano consegue esconder a maldade que tem

Um vídeo em que 21 dançarinos chineses interpretam a Deusa das Mil Mãos.

Dura cerca de 5 min., mas vale a pena. Liguem o som!
Agora um detalhe: eles são todos surdos! Fazem parte de uma "troupe" de artistas com deficiências, e obedecem a instruções gestuais de pessoas posicionadas nos quatro cantos do palco.

Falta de tempo?

Na semana em que se soube que alguns bancos se encontravam sob investigação policial, Dias Loureiro fez saber que não estaria disponível, por falta de tempo, para coordenar mais nenhuma campanha do PSD.
Terá sido pelo mesmo motivo que resolveu trocar o lugar que ocupava no Conselho de Administração do BPN por um de consultor de uma sociedade do mesmo banco?

terça-feira, outubro 25, 2005

E o Pirata Sou Eu?


Assim se percebe porque ...
a Srª Dona Câmara é tão apetecível

Sonhar é Destino

segunda-feira, outubro 24, 2005

E o Pirata Sou Eu?



AS PALAVRAS, OS ACTOS E OS FACTOS

A Cassete Pirata - Episódio 20

20. O Pirata é de Confiança
Aliás, a questão nos Jardins do Mondego não altera em nada a minha postura profissional: cometeu um erro, foi embargado e está a pagar por esse erro, isto no plano profissional. No plano pessoal, continuo amigo dele e, talvez, até, tenha mais confiança nele do que tinha antes.

A Cassete Pirata - Episódio 19

19. O Pirata no Seu Melhor
O senhor Emídio Mendes ajudou como tantos outros ajudaram. E vai continuar a ajudar. É uma pessoa por quem tenho imensa amizade, de quem gosto muito. Temos um excelente relacionamento. A família vai a minha casa, eu vou a casa dele, o nosso vice–presidente Luís Guilherme é amigo de infância do senhor Emídio Mendes.

A Cassete Pirata - Episódio 18

18. O Pirata que Serra o Banco
O treinador certo é aquele que ganha. (...) Aproveito para salientar a postura do treinador–adjunto Arnaldo Carvalho. (...) e nomeadamente com o seu adjunto Arnaldo Carvalho, construiu–se esse circulo de amizade, de companheirismo, de cumplicidade e de profissionalismo (...).

A Cassete Pirata - Episódio 17

17. O Pirata Futrica
... a Académica tem de ter sempre estudantes na equipa principal e dar prioridade aos jogadores das equipas de formação

A Cassete Pirata - Episódio 16

16. O Pirata que Cumpre (às vezes)
Temos de investir nos relvados sintéticos do Bolão e se tudo correr bem até 15 de Novembro estarão a funcionar.

A Cassete Pirata - Episódio 15

15. O Olho Clinico do Pirata
(A equipa de futsal) Está num período de transição. Alguns jogadores estão lesionados. Passamos da zona norte para zona sul e defrontamos adversários mais matreiros.

A Cassete Pirata - Episódio 14

14. O Pirata das assistências famosas
É o acordo possível (com a TBZ). (...) As assistências não têm sido nada famosas. (...) Espero que a assistência seja bastante maior no jogo com a U. Leiria, que é um jogo chave, já que a vitória coloca–nos num patamar de confiança e de ambição.

A Cassete Pirata - Episódio 13

13. O Pirata da Cara de Pau
Não quero proximidades exageradas. Sou frio e distante, isso sou. Sou assim como dirigente da Académica ou nas funções de director municipal.

A Cassete Pirata - Episódio 12

12. O Pirata Mágico apresenta o Número da Multiplicação
Na reunião que tivemos aqui (conferência de imprensa com a presença de sócios da Académica) com mais de 200 associados, que se dignaram estar presentes, referi...

A Cassete Pirata - Episódio 11

11. O Pirata vai nú
... quem me conhece, sabe muito bem que Académica, família, Câmara e partido, para mim, são coisas diferentes. Quando entro na Câmara não tenho família, não tenho amigos, não tenho partido nem religião, não conheço ninguém.

A Cassete Pirata - Episódio 10

10. O Pirata não gosta de ir de Carrinho
Surpreendeu–me (a declaração de Carlos Encarnação) pela forma infeliz e profundamente injusta.

A Cassete Pirata - Episódio 9

9. O Pirata também vai andar Por Aí
Quando sair da Câmara Municipal de Coimbra, regresso ao trabalho na iniciativa privada, volto a escrever e vou continuar muito atento a Coimbra, porque há muito para fazer ainda em Coimbra e aquilo que de alguma forma iniciei não pode parar nem ser alterado.

A Cassete Pirata - Episódio 8.

8. Um Pirata Inchado não é um Sapo
Devo recordar que há poucas pessoas em Portugal que tenham o meu currículo como urbanista.

A Cassete Pirata - Episódio 7.

7. Já não há Piratas a Meio Tempo
Tive de abdicar de muita coisa para vir para a Câmara Municipal de Coimbra. Deixei de dar aulas, suspendi o doutoramento e um livro sobre o urbanismo no século XX. Abdiquei de tudo para poder trabalhar a tempo inteiro na Câmara Municipal de Coimbra

A Cassete Pirata - Episódio 6.

6. O Inspector ventoinha não trabalha para o Pirata
Não identifiquei (as pessoas que se alimentam de boatos), porque não sou nem da Pide, nem da PJ, nem do KGB e não tenho gente a trabalhar para mim nesse domínio. Gostaria que a Polícia Judiciária – uma das melhores polícias da Europa – identificasse quem está por detrás de quem escreve.

A Cassete Pirata - Episódio 5.

5. O Pirata em fuga para a frente
... accionar determinadas pessoas por difamação e outras por questões jurídicas. O dr. Rodrigo Santiago está a tratar de forma autónoma desses mesmos processos. Esse grupo de pessoas inclui alguns jornalistas e directores de jornais que, em breve, receberão o respectivo pedido para comparecerem nos processos que vão ser movidos.

A Cassete Pirata - Episódio 4.

4. O Pirata que só sabe que nada sabe
Sobre isso (conhecimento de alguma investigação por parte da PJ), a única coisa que posso dizer é que nada sei. Estive reunido com o dr. Rodrigo Santiago, mas por questões diferentes.

A Cassete Pirata - Episódio 3.

3. As inconfidências de um Pirata desbocado
... o dr. Campos Coroa solicitou uma reunião para ouvir a minha opinião sobre determinadas questões. (...) disse–me que andou completamente enganado em relação a pessoas que lidaram com ele, quer no jornal, quer na Académica. Pessoas em que ele confiava e que o levavam a assinar de cruz tudo o que lhe era apresentado. Hoje, está arrependido.

A Cassete Pirata - Episódio 2.

2. A Dieta equilibrada do Pirata
... existem pessoas que se alimentam de boatos e que gostam de alimentar boatos. Talvez se sintam felizes com isso.

A Cassete Pirata - Episódio 1.

1. O Pirata tem espelho a bordo
A Académica ... é apetecível para pessoas que querem protagonismo.

domingo, outubro 23, 2005

Chamem a polícia

Os iniciados da Académica sofreram a primeira derrota no campeonato.
No Campo da Pedrulha, a PSP não compareceu e... não houve jogo com o Mealhada.
(Sucedeu com a polícia o mesmo que tem sucedido com os campos de treino do Bolão para as camadas jovens: na data prometida, ninguém os vê!)

sábado, outubro 22, 2005

Esquerda, 4 - Direita, 1

"Enquanto Jerónimo e Louçã se esgatanham pela liderança da extrema-esquerda. Enquanto Soares e Alegre travam uma luta fraticida. Cavaco aparece como um candidato não envolvido em polémicas, sozinho no seu campo, não preocupado com os outros mas centrado no país.
(...)
Dado o facto de Cavaco Silva aparecer nestas eleições como a referência mais forte - é em relação à sua candidatura que todas as outras se situam -, prevejo que Cavaco seja eleito Presidente da República à primeira volta".
(José António Saraiva, in "Expresso").

"Tenho pena de ver Mário Soares nisto"

"Sou amigo de Mário Soares, mas neste momento o país não se compadece com amizades ou cumplicidades de cor política. Com Cavaco Silva não era possível aquela tirada tola de Jorge Sampaio de que há vida para além do défice. (...) Tenho pena de ver Mário Soares nisto, porque ou ele perde e vai ter um desgosto imenso ou ele ganha e vamos nós ter um desgosto".
(Medina Carreira, ministro das Finanças de Mário Soares no I Governo Constitucional e mandatário de Cavaco Silva em Lisboa, in "Expresso")

www.cavacosilva.pt

sexta-feira, outubro 21, 2005

Conversas do Trianon

- KGB?
- Eu?
- Judite?
- Quem?
- Tu?
- Eu?
- Havia de ser a tua tia?
- CIA? Disseste CIA?...

E o Pirata Sou Eu?

"Encarnação foi infeliz e profundamente injusto"

quinta-feira, outubro 20, 2005

PEREGRINANDO


Até domingo vou andar por aqui...
(Milão)

Conversas do Trianon

- Que tal a viagem?
- Boa!
- Só?
- Muito boa!
- Quem?...quem?
- A viagem!
- Virgem?
- Não!
- Então?
- Já lá vão duas...

Sonhar é Destino



"Encontro na floresta" (anedota)

Branca de Neve, A Fera (da "Bela e a Fera") e Pinóquio encontram-se na floresta.
- Sou a mais linda do mundo! - diz Branca de Neve.
- Sou o mais feio do mundo! - diz a Fera.
- Sou o maior mentiroso! - diz Pinóquio.
Eles entram, um por um, na Grande Caverna, para falar com o Sábio da floresta, actual possuidor do Espelho Mágico.
Branca de Neve entra e sai muito feliz.
- Sou mesmo a mais linda do mundo!
A Fera entra e sai sorridente, toda satisfeita.
- Sou o mais feio do mundo, viva !
Pinóquio entra, mas sai enfurecido... e pergunta:
- Porra!!! Quem é o SÓCRATES?!?!

É hoje!

Às 20h00.

quarta-feira, outubro 19, 2005

Marchar, marchar!

Vem aí novamente o fantasma da co-incineração.
Sócrates atira-a para longe de casa e coloca-a à nossa porta.
É chegado o momento de, mais uma vez, mostrarmos a Sócrates que Coimbra não é uma terra de cobardes.
Contra a co-incineração, marchar, marchar!

Rumo ao Norte

Seguindo uma velha tradição, hoje rumo ao Dragão para ver o Porto-Inter. Um grupo de amigos, desde há não sei quantos anos, não perde um jogo do FCP nas competições europeias. Todos adeptos indefectíveis da Académica, o gosto pelo futebol-espectáculo junta-nos para vermos, ao vivo e a cores, os nossos artistas preferidos da bola - do Real Madrid, Manchester, Barcelona, Juventus, Milan, Bayern... . Só espero que Co Adriaanse não aplique hoje a táctica do 0x2x4.
Quando me perguntam se tenho outro clube para além da Académica, por exemplo o F.C. Porto, lembro-me de Vinícius de Moraes e apetece-me responder como ele: «eu gosto muito de São Paulo. O único defeito dessa cidade é que você anda, anda, anda e nunca chega a Ipanema.»

(Maló de Abreu)

Novo tipo de reunião

- Posso entrar?
- Quem é que tu apoias?
- Apoio o outro.
- Então não podes entrar.

Porque hay que tenerlos!

A questão da co-incineração em Coimbra (digo bem, Coimbra) voltou a ser colocada na ordem do dia pelo Primeiro-Ministro. Importa lembrar aqui que em politica já não há inocentes. E que os "timings" são fundamentais porque visam objectivos concretos. Mas fica para próximas núpcias tentar descortinar - porquê agora?
Já todos sabíamos que Sócrates tem esta questão atravessada faz tempo e que, mais tarde ou mais cedo, ela sería colocada em cima da mesa. Por teimosia ou por necessidade de fazer passar uma imagem de homem que corta a direito.
Há uma pergunta simples e directa que merece uma resposta imediata e clara: qual é a posição definitiva dos dirigentes socialistas locais relativamente à co-incineração de resíduos tóxicos em Coimbra? E, já agora, o que dizem os socialistas ditos de "livre pensamento"?
Porque é nestes momentos que, como dizem nuestros hermanos, hay que tenerlos!

(Maló de Abreu)

E o Pirata Sou Eu?

José Sócrates, garantiu ontem que a co-incineração de resíduos industriais perigosos vai avançar «em breve» nas cimenteiras recomendadas há cerca de quatro anos pela Comissão Científica Independente criada para o efeito.

As coisas de que eu me lembro enquanto estou no trânsito

A propósito da co-incineração, não aumentar os impostos também não era uma proposta eleitoral do Sócrates?

terça-feira, outubro 18, 2005

Vereador Procura-se

Anda tonta a blogosfera Coimbrã, porque preocupada com os pelouros que serão atribuídos aos vereadores eleitos. Andam muito enganados. Só há um (1) pelouro que não é fácil!
Não é mesmo nada fácil ser vereador da polícia municipal.

Sinceramente

Estou sinceramente cansado de ler e ouvir dizer que o Sporting perdeu o jogo com a Académica. Eu estive em Alvalade no domingo. E sinceramente vos digo: a Académica é que ganhou o jogo. E bem! O resto são problemas para os sportinguistas resolverem e os comentadores especularem. Todos sabemos que as polémicas à volta do Sporting vendem jornais. Mas, tanta falta de objectividade até enjoa, quando não enoja. Sinceramente ...

(Maló de Abreu)

E o Tubarão Sou Eu?

... ou será o amigo do Genival?

A Rádio que Não Descansa em Serviço

Agora no 8º andar, continuamos a tentar encontrar o amigo do Genival...

As coisas de que eu me lembro enquanto estou no trânsito

Dias da Cunha esteve em reuniões com Peseiro e Mário Soares porque tem atracção pelo abismo.

E o Pirata Sou Eu?

Alberto Costa (actual Ministro da Justiça)
Despacho n.º 15/SAAJ/88, publicado no Boletim Oficial de Macau de 6 de Junho de 1988, Suplemento ao n.º 23, exonerando das suas funções o então director do Gabinete dos Assuntos de Justiça, Dr. Alberto Costa:
«Considerando que o licenciado Alberto Bernardes Costa, director do Gabinete dos Assuntos de Justiça interveio junto do M.mo Juiz de Instrução Criminal, dr. José Manuel Celeiro Patrocínio, a quem fora distribuído o processo crime, em fase de instrução preparatória, instaurado contra os administradores da TDM (...) Nestes termos, determino: No uso da delegação de competência conferida (...) e ao abrigo do disposto no n.º 3 do artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 88/84/M, de 11 de Agosto, exonerar o licenciado Alberto Bernardes Costa do cargo de director do Gabinete dos Assuntos de Justiça, com efeitos imediatos.
António Costa (actual Ministro da Administração Interna)
Gravação da conversa telefónica com o deputado Paulo Pedroso a 21 de Maio de 2003, dia da prisão do dito deputado:
- Já fiz o contacto. Vou falar imediatamente com o procurador, o Guerra. O único receio que tenho é que a coisa já esteja na mão do juiz. Talvez seja altura do teu irmão procurar o Guerra.

segunda-feira, outubro 17, 2005

A Rádio no Jardim Proibido

Que semelhança haverá entre os Jardins do Mondego e os Jardins da Grécia?
Veja aqui! ... como ambos ainda estão em construção.

A Rádio que procura o amigo do Genival

Nova suspeita de tráfico de influência (onde é que eu já ouvi falar nisto...) envolvendo o irmão do presidente Lula. ... O empresário Emídio Mendes e o irmão do presidente Lula, Genival da Silva, não foram encontrados para comentar as denúncias.
JN-GLOBO.COM

E o Pirata Sou Eu?

Agora no ESTADÃO
RIO DE JANEIRO: ... A assessoria do Planalto informou que, em meados de setembro, Emídio Mendes foi recebido pelo assessor especial da presidência César Alvarez. Na ocasião, Vavá estava junto com o empresário português, que apresentou o seu projeto e ficou de retornar com a proposta por escrito. Segundo a assessoria de imprensa, Emídio voltou no dia 22 de setembro e, como Alvarez não estava no Planalto, teve um rápido encontro com Gilberto Carvalho, na porta do gabinete e em pé. A assessoria de imprensa do Planalto disse que o empresário não entrou na sala de Carvalho.
... Isto não se faz ao homem...

A Rádio que dança um Sambinha e nunca desliga a ventoinha...

SÃO PAULO (JORNAL DO BRASIL) - Ao contrário do que vinha sendo divulgado até agora, o irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Genival Inácio da Silva, o Vavá, foi ao Planalto mais de uma vez, com a finalidade de aproximar executivos do governo. Vavá intermediou encontros do empresário Emídio Mendes, do Riviera Group (...dos Jardins do Mondego e não só ...), com o chefe de gabinete de Lula, Gilberto Carvalho, e com o assessor especial da Presidência César Alvarez.
O Riviera Group estava interessado em fechar negócios com a Petrobras. A reunião com Carvalho ocorreu no dia 22 de setembro, oito dias após a audiência com Alvarez, conforme reportagem da revista Veja.
Vavá é acusado de ter montado um escritório em São Bernardo do Campo para ''ajudar'' empresários a ter acesso ao governo. O Planalto confirmou que houve encontro entre Mendes, Vavá e Carvalho. Ainda segundo a assessoria, o encontro aconteceu de forma ''inesperada'' e ''informal''. O Riviera Group, que atua nos setores imobiliário, turístico e energético (...só?), tentava fechar negócios com a Petrobrás. Ainda segundo a revista, uma semana depois de ser recebido por Carvalho em Brasília, Emídio esteve no Rio de Janeiro, acompanhado de Vavá, para uma visita à Petrobras, na qual teria discutido a assinatura de um memorando de entendimento entre a estatal e a Nacional Gás, empresa controlada pelo Riviera Group.
Duas versões (...só?) foram apresentadas pelo empresário sobre sua visita ao Planalto e sua viagem feita ao Rio ao lado de Vavá:
- Na primeira, Mendes teria dito que, com os assessores do presidente, tratou de um pedido para que o governo ''ajudasse países africanos de língua portuguesa'' e, no caso da viagem, teria levado o irmão de Lula para que ele lhe apresentasse um amigo que teria um terreno no Rio. Mendes estaria interessado no imóvel.
- Na segunda versão, em que a revista revelou que tivera acesso ao assunto tratado na reunião com Carvalho - negócios com a Petrobrás -, o empresário (Mendes) teria dito não estar que somente estaria contribuindo para as exportações do país.

http://jbonline.terra.com.br/ - busca rápida - Riviera Group

As coisas de que eu me lembro enquanto estou no trânsito

Depois de se lhe tirar a rede é tudo uma questão de tempo, porque mais tarde ou mais cedo não há trapezista que não salte em falso.

La Fontaine

... e assim, nada melhor do que um Leão a saber a Pato.

Conversas do Trianon

- Não vens a Bruxelas?
- Não!
- Porquois?
- Não gosto de "moules".
- E de couves?
- Prefiro a couve mineira.

sábado, outubro 15, 2005

sexta-feira, outubro 14, 2005

Análise ao retardador

A que se deve a perda de votos na Coligação POR COIMBRA?
1º. A Coligação POR COIMBRA perde 5.049 votos relativamente a 2001. É minha convicção que tal facto se deve, em primeira linha, à significativa diminuição do número de eleitores e de votantes (menos 6.135), bem como ao aumento dos votos em branco e nulos (mais 1.249). Para muitos naturais eleitores da Coligação tudo estava decidido, não tendo Victor Baptista conseguido fazer passar a ideia de vitória do PS, por mais que se esforçasse. Só ele próprio, os que lhe estavam próximos e a empresa de sondagens que contratou, acreditaram até ao momento derradeiro que era possível ganhar;
2º. É perceptível algum descontentamento, pelo menos aos meus olhos, de sectores claramente referenciáveis e que tinham votado na Coligação há quatro anos, relativamente a aspectos muito particulares da governação actual da cidade. Falo naturalmente de gente que não vai em futebóis - entenda-se como se quiser, mas que me escuso aqui de pormenorizar, como se compreenderá, porque tenho a obrigação estricta de o fazer, primeiramente, no local próprio;
3º. Não se verificou o voto útil anti-Machado, observado claramente em 2001. Manuel Machado apresentou-se, de facto, muito fragilizado às eleições de 2001. Anos de desgaste de poder, zangado com este mundo e o outro, sem apresentar obra que se visse, enclausurado no seu gabinete da praça 8 de Maio, centralista, com tiques de arrogância, rodeado de cada vez menos gente em quem confiava e ainda por cima, tendo que enfrentar Carlos Encarnação. Manuel Machado chegou ao limite de mudar toda a lista da vereação, cometendo o duplo erro de só manter o presidente da concelhia partidária, não percebendo que quem devería saír era ele próprio;
4º. Porventura, a pergunta que se devía fazer não é esta, mas exactamente a contrária: a que se deve tão pouca perda de votos na Coligação POR COIMBRA, relativamente ao que valem os partidos que a constituem?
a) Clara e fundamentalmente a Carlos Encarnação. Revelou-se um extraordinário Presidente da Câmara nas condições que Coimbra enfrentava. Revelou-se um ser humano e um politico de respeito e a ter em conta no futuro. Escuso-me, por ora, a tecer elogios que pareceríam excessivos e que, em boa verdade, não fazem o meu feitio;
b) Às hesitações do putativo candidato do PS, ao perfil do protagonista escolhido, à forma como preparou o processo interno da sua escolha como candidato, às equipas que escolheu e ao tipo de campanha que desenvolveu. Sem ofensa, pareceu-me que Victor Baptista fez uma campanha a pensar que era candidato à Figueira da Foz, tendo-se esquecido que estava em Coimbra. Admito que Victor Baptista fosse um bom Presidente da Câmara. Mas era, para estas eleições, um candidato perdedor. Por isso, defendi anteriormente, que é minha convicção que fará tudo para concretizar o seu desejo de recandidatar-se.

(Maló de Abreu)

Correspondência

Só hoje, ao fim de mais de dois meses, me lembrei de abrir a caixa de correio do Porta-aviões. A muitos amigos e visitantes não respondi oportunamente, como era minha obrigação. E lamento não ter dado imediato seguimento a assuntos que o merecíam. Espero que me desculpem, mas compreendam as razões que me obrigaram a estar mais afastado da blogosfera tanto tempo.
(Maló de Abreu)

A pensar nas leoas de domingo às 19.15...

É quando estás de joelhos...

É quando estás de joelhos
que és toda bicho da Terra
toda fulgente de pêlos
toda brotada de trevas
toda pesada nos beiços
de um barro que nunca seca
nem no cântico dos seios
nem no soluço das pernas
toda raízes nos dedos
nas unhas toda silvestre
nos olhos toda nascente
no ventre toda floresta
em tudo toda segredo
se de joelhos me entregas
sempre que estás de joelhos
todos os frutos da Terra.

(David Mourão Ferreira)

Conversas do Trianon

- Foste às urnas?
- Não!
- Porquê?
- Não voto em S. Bartolomeu.

Post it

O Franciso Anacleto já apresentou a sua candidatura presidencial.

E o Pirata Sou Eu?

Os resultados das eleições autárquicas mostram que não foi Sócrates quem ganhou as últimas legislativas, mas Santana Lopes quem as perdeu.

A Rádio que dá exposição mediática aos Perdedores

O Dr. Ricardo Castanheira perdeu em Arganil e escreve um artigo brilhante onde nos explica como são os maus e quem são os bons, onde ele naturalmente se inclui:
"...Sobre o candidato: mais relevante que ter um projecto ou uma estratégia de desenvolvimento local é ter muitas horas de televisão; mais importante que o perfil, a competência e a seriedade é ter exposição mediática, seja pelas boas ou más razões...Infelizmente, o nosso atraso civilizacional ficou bem patente no último domingo...".
(Jornaleiro FM, a caminho de Arganil para perguntar aos socialistas locais: escolheram o Dr. Castanheira porque ele tinha um projecto e uma estratégia de desenvolvimento local ou porque pensavam que ele era um super-mediático - socialista, republicano, político, deputado, articulista, comentarista, dirigente academista, advogado, recém-nomeado governista?...)

As coisas de que eu me lembro enquanto estou no trânsito

Ainda vai passar muita lama por debaixo das pontes ...

quinta-feira, outubro 13, 2005

A prova de que a estatistica não prova nada

Pauleta ultrapassou Eusébio como melhor marcador de sempre da selecção portuguesa de futebol.

As coisas de que eu me lembro enquanto estou no trânsito

Até o furacão Vince, ao aproximar-se de Portugal, deprimiu.

"Site" da FIFA em português

Considerando o facto de estarem apuradas para o fase final do Campeonato do Mundo de Futebol do próximo ano, na Alemanha, três selecções de futebol (Portugal, Brasil e Angola) de países cuja língua oficial é o Português e, como tal, existir um universo de 200 milhões de pessoas que utilizam a referida língua como "língua materna", constituindo-se assim um vasto universo de pessoas interessadas em consultar a página oficial da FIFA, que presumo seja da vossa responsabilidade, solicito tomem as diligências necessárias para que a referida página web seja também apresentada em Português.

Conversas do Trianon

- Demites-te?
- Eu não! E tu?
- Porquê eu?
- Então ?
- Só temos uma solução...
- E então? ... e então? ...
- Atar a bandeira ao rabo do teu cão.
- Mas o meu cão não tem rabo ...
- E o teu gato tem rabo?
- Eu não tenho gato.
- Eu só tenho um rato ...
- E tem rabo?
- Mas tu dás a bandeira...
- Eu nunca dou bandeira.
- Eu também não.
- E agora?
- ...
- Psiiiuuu
- Sim, Sô Doutor...o mesmo?
- Não!
- Então?
- Uma bandeira e um rabo de cão...

E o Pirata Sou Eu?

"... até um cão com uma bandeira do Partido Socialista atada ao rabo consegue, pelo menos, 30 por cento de votação (em Coimbra) ..." Luis Vilar, presidente da concelhia do PS e 4º vereador eleito, em discurso directo na freguesia do Botão.

quarta-feira, outubro 12, 2005

As coisas de que eu me lembro enquanto estou no trânsito

Nas sondagens não se devíam misturar os não sei com os não respondo. Os primeiros são ignorantes. Os segundos sabem demais...

«País engravatado todo o ano e a assoar-se na gravata por engano».
A. O'Neill

Não passa nada...

COMUNICADO OFICIAL N.º 78/05-06
Para conhecimento dos Clubes/S.A.D.`s e demais interessados divulgam-se os castigos aplicados pela COMISSÃO DISCIPLINAR desta LPFP, por sua decisão de hoje, constantes do mapa (...)
Além dos castigos divulgados no supra mencionado mapa, a Comissão Disciplinar decidiu ainda:
(...)
c) ordenar a instauração de Processo Inquérito, sob o n.º 03-05/06, para averiguação da regularidade da inscrição e inclusão, na presente época desportiva, no plantel da Associação Académica de Coimbra - O.A.F., do jogador Sr. Filipe Sucena de Morais Sarmento.
- Relator: Dr. Juiz Desembargador Gomes da Silva

As coisas de que eu me lembro enquanto estou no trânsito

Não será perigoso para a eleição de Cavaco que a Eurosandagem não lhe dê um empate técnico?

A Contra-análise

Os meus amigos do POLITICAEHOUSE lançam hoje uma "polémica" a que eu não me esquivo. Feitios. Dizem eles:
1. No seu blogue "Porta-Aviões ", Maló de Abreu incentiva Baptista a resistir às pressões internas para ir embora.
1º. Não me apontem responsabilidades que não tenho;
2º. Limitei-me, na análise que fiz às consequências politicas das eleições, a dar nota da minha convicção de que Victor Baptista pretendía ser candidato daqui a 4 anos. E que toda a sua estratégia futura se desenvolverá tendo em atenção esse objectivo. E, neste pressuposto, quais os passos que daría a partir daqui...;
3º. Não confundam portanto a minha análise com o meu desejo, sendo que este eu não exprimi. A análise que aqui fiz, parte do que eu entendo ser não uma vontade minha, mas sim um desejo do próprio Victor Baptista. Mas, em boa verdade, tudo pode ser diferente porque ainda não tenho o dom da adivinhação...;
2. Se dúvidas houvesse quanto à absoluta necessidade, a bem do PS e da dignidade com que se exercem funções políticas de responsabilidade, da demissão de Victor Baptista, esta intervenção do director de campanha de Carlos Encarnação prova que o que o PSD quer, para se manter à frente do PS, é manter Baptista. Quer à frente do PS/Coimbra, quer como potencial candidato daqui a 4 ano.
1º As necessidades do PS, principalmente as absolutas, só o PS as saberá. E porventura vocês também;
2º. O que quer o PSD também não sei, nem me caberá a mim adivinhar. Pela simples razão de que não sou nem serei dirigente do PSD nos tempos mais próximos. Dou-me muito bem com o estatuto de simples militante de base, de prontidão para combates políticos exclusivamente externos e que eu considere relevantes. Como, por exemplo, na luta por uma Coimbra melhor a que não me furtei, ou pela eleição de um Presidente da República que pense mais em Portugal e nos Portugueses e menos no seu umbigo, nos interesses dos seus amigos ou do seu partido;
3º. Falarmos de dignidade por tudo e por nada, desgasta a palavra e o conceito. E quem sou eu para rotular de indignos os milhares de candidatos do PS e de todos os outos partidos que por esse País fora perderam eleições e não se demitem de funções de responsabilidade partidária? E de outros que não o fizéram no passado, próximo ou longínquo? E que agora, eventualmente, aparecem como virgens púdicas? Cada caso é um caso...;
4º. Francamente e já que parece quererem saber, eu no lugar de Victor Baptista demitía-me. E por uma razão muito simples: tirava as consequências políticas e pessoais da derrota eleitoral. Mas eu sou eu e Victor Baptista saberá melhor do que eu quais são as condições pessoais, políticas e político-partidárias que tem;
5º. Eu não sou um político profissional e Victor Baptista é. Eu não tenho responsabilidades partidárias, mas Victor Baptista tem. E finalmente, mas o mais importante, eu tomo as minhas decisões independentemente do que pensam o partido, os seus dirigentes ou os meus amigos. Mas Victor Baptista possivelmente não;
6º. Em resumo: sou um cidadão livre que diz frontalmente o que pensa, sem temores, fantasmas ou segundas intenções. E que não admite nem aceita grilhetas, mesmo que elas sejam de ouro. Possam V.Ex.as dizer o mesmo.
Com amizade e sempre disponível para um elevado debate de ideias.

(Maló de Abreu)

terça-feira, outubro 11, 2005

A pensar nos mentirosos que o José vai processar:

"Mendaci ni verum quidem dicenti creditur"
"Na boca do mentiroso o certo se faz duvidoso"

"Mais vale a morte que tal sorte"

A forma como africanos estão a ser largados nos confins do deserto é arrepiante. De uma arrepiante indignidade. E há quem se porte como o brutal cipaio de uma tragédia humanitária. E proclame medidas para travar a sangria da miséria que empurra os deserdados para este quintal da Europa. Agora, tarde demais, já não haverá valas nem arame farpado que cheguem para abafar os gritos que nos furam os tímpanos.

(Maló de Abreu)

ANÁLISE DE UMA CAMPANHA (5)

V. O PRÓXIMO MANDATO
1. Será marcado pelo facto de Carlos Encarnação não se recandidatar. Tal premissa leva-me a pensar que o Presidente da Câmara, não tendo que ceder a eleitoralismos fáceis nem tendo necessidade ou feitio para indicar herdeiros politicos, vai querer deixar a sua impressão digital na cidade.
2. Não alterando em nada, e porventura até reforçando, o seu estilo próprio de homem de diálogo e próximo das pessoas e dos seus problemas, Carlos Encarnação tem no entanto três grandes desafios no conjunto de cinquenta projectos que se propôs realizar. A saber:
a) Coimbra Inovação Parque – Parque de Inovação em Ciência, Tecnologia e Saúde;
b) Eléctrico rápido de superfície;
c) Reabilitação do Centro Histórico;
3. É inegável que Coimbra deu um salto nestes últimos quatro anos. De uma cidade prostrada, amorfa, de capelinhas, provincianamente virada sobre si própria e sem futuro porque recusando os ventos da modernidade, Coimbra vai pouco a pouco transformando-se sem perder o seu encanto, as suas referências e a sua dimensão ideal.
4. Mas desenganem-se os que pensam que tudo está feito, em vias de ser concretizado ou projectado. Há por aqui muito trabalho de casa por realizar. Como o próprio Presidente da Câmara disse, está tudo por fazer e é preciso começar de novo. O desenvolvimento de uma cidade origina novos problemas todos os dias e por isso não há plano, entendido no sentido clássico, que aguente a velocidade das mudanças. É fundamental, no entanto, que Coimbra tenha uma carta estratégica orientadora do seu futuro, onde se definam as grandes linhas da urbe que queremos construir e onde queremos viver. E, do meu ponto de vista, os pilares da Coimbra moderna devem merecer um amplo e participado consenso.
5. Sempre defendi que Coimbra só é importante enquanto fôr diferente. Naturalmente realçando as particularidades muito próprias desta cidade única e inegualável, mas reforçando-se como cidade do conhecimento, da inovação, da cultura e da solidariedade. Enfim, uma Coimbra viva.

(Maló de Abreu)

segunda-feira, outubro 10, 2005

ANÁLISE DE UMA CAMPANHA (4)

IV. PARTICULARIDADES
1. Votação para a Assembleia Municipal (2005/2001)
POR COIMBRA: 29.214 = 15 (-5.049 votos/-1 eleito)
PS: 22.201 = 11 (-3.993 votos/ -1 eleito)
CDU: 10.546 = 5 (+349 votos/= nº de eleitos)
B.E.: 5.038 = 2 (+ 3.022 votos/ + 2 eleitos)
NOTA: a Coligação e o PS perdem votos relativamente a 2oo1, enquanto a CDU e o B.E. ganham.
2. Votação Câmara Municipal/Assembleia Municipal
POR COIMBRA: 31.752/29.214 = + 2.583 votos
PS: 21.091/22.201 = - 1.110 votos
CDU: 9.538/10.546 = - 1.008 votos
B.E.: 3.677/5.038 = - 1.361 votos
NOTA: a Coligação é a única força política que tem mais votos para a Câmara do que para a Assembleia.
3. Votação Câmara Municipal/Legislativas 2005
COLIGAÇÃO: 31.752/26.830 (+4.922)
PS: 21.091/38.367 (-17.276)
CDU: 9.538/7.068 (+2.470)
B.E.: 3.667/7.367 (-3.700)
NOTA: os Partidos da Coligação e a CDU tiveram mais votos nas autárquicas do que nas legislativas de Fevereiro último.
(Maló de Abreu)

ANÁLISE DE UMA CAMPANHA (3)

III. DAS CONSEQUÊNCIAS POLITICAS
1. Carlos Encarnação mantem intocável o seu capital politico local e nacional. Como o próprio disse e reafirmou este é o seu último mandato na Câmara de Coimbra. Sendo minha convicção que assim será, resta esperar que mais do que certas "movimentações internas" no(s) partido(s) da coligação, não façam perigar a coesão da maioria e desbaratar no futuro esta confortável situação. Quero aqui deixar claro e sublinhado a traço cheio que eu não entro nesse campeonato, nem dou para qualquer peditório...;
2. Victor Baptista perdeu em toda a linha. Posso estar enganado, mas penso que toda a sua estratégia futura será arquitectada tendo como objectivo ser novamente candidato daqui a quatro anos. Para tal, importa que Victor Baptista tenha em devida conta:
- antes de mais, suster e saber ultrapassar a onda de contestação interna que naturalmente se verifica nestas ocasiões. Um bom argumento a seu favor é ter dado "tudo por tudo" para ganhar estas eleições e que este não era o ciclo político para uma vitória do PS em Coimbra;
- preparar um percurso cuidadoso nestes quatro anos. Tendo decidido ser vereador, atentar na forma como fará oposição, fugindo ao estilo traoliteiro que fez história recente no PS e empenhando-se nas boas e consensuais soluções para Coimbra. Deve igualmente perceber e saber-se aproveitar do facto de que o seu adversário futuro não será Carlos Encarnação.
- tem ainda que resolver um assunto pendente e que o fere de morte enquanto se mantiver: as profundas divisões no PS local. Eu bem sei que em eleições internas ele ou os seus apoiantes esmagam. Mas enquanto não entender que o mais importante não é por "quanto" ganha, mas "quem" é derrotado internamente, não tem condições objectivas para uma recandidatura ganhadora. Tem de passar da fase do "candidato imposto e de recurso" para a do "candidato desejado", interna e externamente, sem ter que atropelar ninguém. Tem que saber ser quem une e não quem divide, mesmo que tal o obrigue a "engolir sapos" e enquanto forem só sapos...;
- finalmente, mas não menos importante, deve resolver o "caso Fausto Correia" o mais depressa possível, evitando deixar arrastar situações do tipo Sebastiânicas.
3. Gouveia Monteiro, apesar dos resultados não excessivamente brilhantes como quer fazer crer, tem condições politicas para continuar como vereador da Câmara de Coimbra. E estou certo que esse é o seu desejo e o do Presidente da Câmara. Por ser verdade, fica aqui bem registado que Gouveia Monteiro foi e será um excelente vereador, tenha o mesmo ou outro pelouro atribuído. E que ele, pelo seu trabalho e forma de ser e de estar na vida autárquica em Coimbra, vale muitos mais votos do que a CDU. E merece-os.
4. Marisa Matias continuará a trabalhar através dos seus deputados municipais para que o Bloco se confirme como uma força de contestação, agarrada a algumas bandeiras populistas, mas sem futuro no governo da cidade e do concelho.

(Maló de Abreu)

ANÁLISE DE UMA CAMPANHA (2)

II. DAS PERDAS E DOS GANHOS
Na Coligação Por Coimbra
a) Ganhos:
- Conquista de 3 Juntas de Freguesia ( Souselas, Ceira e Torre de Vilela);
- Maioria da Juntas de Freguesia (14 para 17);
- Maioria de votos na Assembleia Municipal;
b) Manutenção:
- Maioria no executivo (6 vereadores);
- De todas as Juntas de Freguesias anteriormente na sua posse (14);
c) Perdas:
- Um Deputado Municipal;
- 6.583 votos (31.752-38.335)
No Partido Socialista
a) Ganhos:
- Encurtamento da distância em votos para a Coligação (15.823-10.661)
b) Manutenção:
- No executivo (4 vereadores);
c) Perdas:
- Um Deputado Municipal;
- 1.421 votos (21.091-22.512);
- 4 Juntas de Freguesia (Cernache, Ceira, Torre de Vilela e S.João do Campo)
Na CDU
a) Ganhos:
- 2 Juntas de Freguesia (Cernache e S.João do Campo)
b) Manutenção:
- No executivo (1 vereador);
- Do número de Deputados Municipais eleitos;
c) Perdas:
- Uma Junta de Freguesia (Souselas)
- 73 votos (9.538-9.611);
No Bloco de Esquerda
a) Ganhos:
- 2 Deputados Municipais
- 2.229 votos (3.667-1.385)

Notas importantes:
1. Registaram-se menos 1.585 inscritos nestas eleições do que nas de 2001 (123.721-125.306);
2. Votaram menos 4.550 eleitores (70.913-75.463);
3 Registaram-se mais 884 votos brancos (2.726-1.882);
4. Registaram-se mais 365 votos nulos (1.256-891);
5. Os votos brancos e nulos totalizaram 5,61%;
6. O B.E. tinha a vantagem de não ter nada para perder...

(Maló de Abreu)

ANÁLISE DE UMA CAMPANHA (1)

I. DOS OBJECTIVOS
Carlos Encarnação definiu claramente os seus objectivos para estas eleições. A saber:
a) Manter a maioria no executivo;
b) Conquistar a maioria da Juntas de Freguesia;
c) Conquistar a maioria na Assembleia Municipal;
Em boa verdade todos os objectivos foram alcançados. Mantem os seis vereadores, conquista mais três Juntas, passando de 14 para 17 num total de 31 e alcança metade dos eleitos directa ou indirectamente para a Assembleia Municipal. Este empate corresponde de facto a uma maioria, em virtude do voto de qualidade do Presidente da Assembleia.
Victor Baptista apresentava-se com um objectivo perfeitamente definido:
a) Ser eleito Presidente da Câmara;
E, em boa verdade, a sua candidatura era portadora de mais um objectivo não menos importante:
b) Ter mais votos e uma percentagem maior do que Manuel Machado nas eleições de há quatro anos;
O Partido Socialista não alcança os seus objectivos, tendo menos votos do que MM em 2001 (21.091-22.512/29,74%-29,83%). Resta-lhe o prémio de consolação de a votação na "Coligação Por Coimbra" ter diminuido (31.752-38.335), o que permite que a distância entre as duas forças tenha encurtado.
Gouveia Monteiro apresentava-se com três objectivos:
a) Conquistar mais um vereador;
b) Aumentar o número de votos;
c) Aumentar os eleitos para a Assembleia Municipal;
A CDU consegue atingir este último e importante objectivo, já que perdeu votos (9.538-9.611).
Marisa Matias propunha-se:
a) Conquistar um primeiro vereador para o Bloco;
b) Eleger os primeiros representantes para a Assembleia Municipal;
c) Aumentar o número de votos;
O Bloco de Esquerda consegue atingir dois dos três objectivos a que se propôs nestas eleições. Elege dois Deputados Municipais e aumenta a sua votação em eleições autárquicas (3.677-1.385)

(Maló de Abreu)

Uma palavra: incompetência

Como é possível que os boletins de voto em Cernache não tivessem quadrados para os eleitores assinalarem a sua escolha?
Como é possível que em Aveiro os boletins de voto tivessem omitido o nome de um partido numa coligação?
Como é possível que os computadores oficiais tenham estado "calados" entre as 19h00 e as 22h00?
Como é possível que, mesmo de madrugada, fosse praticamente impossível aceder aos resultados?
Como é possível que, agora mesmo (12h15), o sistema esteja "temporariamente indisponível"?
Eis Portugal no seu pior.
Apenas uma palavra: incompetência

Futurologia

Será que o PS vai tentar roubar ao PSD mais algum presidente de Câmara, para apresentar como candidato socialista em 2009?
Qual será?

Ninguém o mete na ordem?

Não acham que... (2)

... o Pinto da Costa anda muito calado?
NO ÚLTIMO DIA ABRIU O BICO E... LIXOU-SE!
... o Victor gastou na campanha muito mais dinheiro do que o permitido?
QUANTO TERÁ CUSTADO CADA VOTO NO PS EM COIMBRA?
... o Fausto Correia devia era estar calado, depois de ter abandonado o barco?
TANTO QUIS APOIAR O VICTOR QUE... PERDEU EM MIRANDA!
... o Sócrates veste bem mas é um "zero à esquerda" como primeiro-ministro?
TEVE UM RESULTADO AINDA PIOR QUE O DO GUTERRES-DO-PÂNTANO!
... já ninguém liga ao que diz Sampaio?
ONTEM NÃO OUVI FALAR DELE...
... Coimbra está muito mais bonita - e mais bonita ficará domingo à noite?
COIMBRA SOUBE VOTAR EM QUEM MUDOU RADICALMENTE A IMAGEM DA CIDADE E DO CONCELHO.

Portugal

O meu país é o Porto.
E Coimbra.
O meu país não é Felgueiras, Gondomar, Oeiras e Soure.
Eu gosto do meu país.
Portugal!
Inscritos: 123.721 Votantes: 70.913 (57,32%) Brancos: 2.726 (3,84%) Nulos: 1.256 (1,77%)
POR COIMBRA: 31.752 (44,78%) -6 eleitos  
PS: 21.091 (29,74) -4 eleitos    
PCP-PEV: 9.538 (13,45) -1 eleito    
B.E.: 3.677 (5,19)    
   

Alguém viu?

Por favor, alguém encontrou em Coimbra o "empate técnico"?
Resposta urgente, precisa-se.

domingo, outubro 09, 2005

E o Pirata Sou Eu?

Mário Soares violou hoje a Lei Eleitoral ao apelar ao voto no próprio dia da eleição, disse fonte da Comissão Nacional de Eleições. (Fonte: Lusa)
(... na Igreja de Santo António a fazer um pedido: livre-me Senhor da eleição do Joãozinho Soares em Sintra...)
O Porta-aviões faz hoje exactamente 9 meses de navegação.
Com 135.000 visitantes. É obra! E agora?
Falamos disso amanhã...

MICRO-CAUSA

PODE O JORNAL «PÚBLICO» SFF ESCLARECER COM QUEM É QUE FÁTIMA FELGUEIRAS MANTEVE CONTACTOS NO SECRETARIADO NACIONAL DO PS? QUANDO É QUE ESSES CONTACTOS TIVERAM LUGAR? QUEM É QUE INFORMOU JAIME GAMA PREVIAMENTE DA LIBERTAÇÃO DE FÁTIMA FELGUEIRAS?

E o Pirata Sou Eu?

As palavras que os partidos nunca nos dirão a partir das 19.00 horas de hoje:
"O PSD é o grande vencedor destas eleições, tanto assim que vai manter a presidência da Associação Nacional de Municípios ...";
"O Partido Socialista está muito satisfeito com o resultado destas eleições autárquicas, em que obteve mais presidências de câmara que há quatro anos...";
"Para a CDU, o povo português mostrou claramente que não quer esta política de direita..conseguimos eleger homens e mulheres que vão dar o seu melhor em favor da classe trabalhadora e dos seus direitos ...";
"O CDS conseguiu um bom resultado, apesar destas eleições decorrerem numa conjuntura desfavorável para o CDS/PP ... as vitórias eleitorais nas coligações com o PSD têm uma significativa quota parte de responsabilidade do nosso partido."
"O Bloco veio para ficar e conseguiu crescer nestas eleições, obtendo mais mandatos que em 2001"

Periodos

Depois do periodo de reflexão estamos no periodo de votação...

sexta-feira, outubro 07, 2005

Gente estranha

O Porta-Aviões esclarece aquilo que "Gente" do Expresso não compreende.
Joana Amaral Dias comporta-se como o seu pai, logo não é, seguramente, por necessidade de se demarcar da figura paterna, como alvitra a coluna desse semanário. Senão, vejamos: Carlos Amaral Dias foi, até há pouco tempo, apoiante do Partido Socialista. Acontece que, nos últimos tempos, tem aparecido junto dos laranjinhas, vá-se lá saber porquê! Não é professor?!
Portanto, não é de estranhar que a bloquista seja agora mandatária para a juventude de Mário Soares. Com os exemplos de casa... É bem verdade que "quem sai aos seus não degenera".

Continuemos para Bingo ...

... e assim sendo, rezam as crónicas que, em trinta minutos apenas e na presença de sessenta almas caridosas, a MONTANHA pariu um RATO ...

E o Pirata Sou Eu?

Hoje as candidaturas de Encarnação e Batista têm acções de campanha marcadas para o mesmo local e hora:
- 08.30 horas: Feira dos 7
- 10.30 horas: Mercado Municipal
Depois não digam que eu não avisei ... e o Pirata sou eu?

quinta-feira, outubro 06, 2005

Previsão agrícola para Outubro

Quando o Outubro for erveiro guarda para Março o palheiro
Quem planta no Outono leva um ano de abono
Diz Vitor Batista: ... é hora de mudança em S. Bartolomeu!

E o Pirata Sou Eu?

Dia 9 de Outubro votem na Dr.a Arménia Coimbra, no Sr. Graciano, em mim ... André Pereira no Ponte Europa.

E o Pirata Sou Eu?

"Revejo-me no seu estilo: sério, transparente, inovador, realista, competente, conhecedor, autêntico, cumpridor, esforçado, respeitador, atento e empreendedor." Fausto Correia sobre Victor Baptista.
( ... a pensar de mim para mim: rolha sempre, dissimulado às vezes ... )

Não acham que...

... o Pinto da Costa anda muito calado?
... o Victor gastou na campanha muito mais dinheiro do que o permitido?
... o Fausto Correia devia era estar calado, depois de ter abandonado o barco?
... o Sócrates veste bem mas é um "zero à esquerda" como primeiro-ministro?
... já ninguém liga ao que diz Sampaio?
... Coimbra está muito mais bonita - e mais bonita ficará domingo à noite?

Resposta (rápida) ao Victor

Exmo. Senhor Victor Baptista:
Escreveu-me V. Exa. uma carta demagógica.
Começa por tratar-me como seu amigo. Não é verdade: não sou seu amigo.
Por isso, decidi que a resposta termina por aqui.
Melhores cumprimentos.
Contramestre

PS - Pode V. Exa. dizer-me como teve acesso ao meu nome e endereço? Agradeço-lhe uma resposta rápida, antes de ponderar apresentar o caso à Comissão Nacional de Protecção de Dados.

quarta-feira, outubro 05, 2005

Se o Carmona perder, Lisboa vai p'ro Carrilho?

E o Pirata Sou Eu?

Guilherme Carreira, administrador cessante da MetroMondego, deverá ser o sucessor de José Eduardo Simões como director de urbanismo na Câmara de Coimbra ... (Campeão das Provincias)
(... a comemorar o 5 de Outubro e a pensar de mim para mim: há momentos que são o principio do fim ...)

Ainda dizem que Coimbra não tem peso!

Vital Moreira vai presidir a uma comissão encarregada pelo Governo de lançar as comemorações do centenário da República
(in Diário de Notícias)

terça-feira, outubro 04, 2005

Uma carta do Victor

É verdade: ao abrir a caixa do correio deparei com uma missiva do Vitor Baptista, como estava escrito no envelope, enviada em correio azul, com o meu nome, morada e tudo. Abri e vi que estava assinada por Victor Baptista. (É a mesma pessoa, não é?...).
Prometo ler a carta esta noite.
Outra promessa: amanhã respondo.

Comentários para quê? ...

COMUNICADO DA DIRECÇÃO DA ACADÉMICA
(...)
7. A AAC/OAF manifesta o seu repúdio pela forma como o nome da Instituição tem sido usada neste período de campanha partidária autárquica. A AAC/OAF não deseja ser envolvida numa luta que não é a sua, e aguarda dos candidatos uma posição serena, mas inequívoca, no sentido de a Associação Académica de Coimbra / Organismo Autónomo de Futebol ser preservada de envolvimentos de qualquer tipo em disputas político-partidárias.
(...)
133.333 será um número magnífico!

Um deles será o próximo Presidente da Câmara de Coimbra...

(Xixas Marques e Carlos Encarnação)

... a dúvida só será esclarecida a 9 de Outubro ...

Reconhecem o local?

Diário de uma Conspiração Blogosférica (RESUMO)

2oo5.08.03 - Às 22.30 horas em reunião ultra-secreta, na Ponte de Comando do Porta-aviões, é tomada a decisão de iniciar a Operação " O Meu Piolho é melhor do que o Teu";
2005.09.01 - Às 00.00 horas
o Capitão do Porta-aviões reune em segredo com a direcção de campanha de Carlos Encarnação para ter o exclusivo mundial da visita deste ao Café Piolho da Solum, espaço secreto do blog O Piolho da Solum;
2005.09.28 - Às 18.00 horas O Porta-aviões lança a primeira carga de profundidade, para despistar, anunciando que no dia seguinte Carlos Encarnação visitará o Café Piolho da Solum para se encontrar com Xixas Marques;
2005.09.29 - Às 14.00 horas, agentes infiltrados do Porta-aviões constatam a presença no Café Piolho de membros destacados do Blog O Piolho da Solum, preparando-se para fazer a reportagem do encontro histórico entre Carlos Encarnação e Xixas Marques;
2005.09.30 - Às 21.00 horas, são decididos em reunião altamente secreta o dia e hora do encontro: 4.10.2005;
2005.10.03 - Às 23.45 horas Xixas Marques é informado telefonicamente que o encontro se realizaría hoje entre as 09.15 e as 09.30 horas;
2005.10.04 - Às 02.30 horas, Xixas Marques e enviados especiais do Porta-aviões encontram-se no Calha Bar para acertarem os pormenores finais do encontro;
2005.10.04 - Às 09.30 horas, Xixas Marques e Carlos Encarnação cumprimentam-se efusivamente no café O Piolho da Solum, tendo-se assim conseguido manter o segredo que permitiu ao Porta-aviões registar o exclusivo mundial e ao Piolho da Solum ficar a ver navios...
2005.10.04 (16.30 horas)- AQUI POSTO DE COMANDO DO PORTA-AVIÕES: publiquem-se a partir das 18.22 horas, duas fotos do memorável encontro e enviem-se cópias ao Piolho da Solum, num gesto de grande amizade e consideração pelo trabalho blogosférico que têm desempenhado.

Novo sinal?...


NÃO! NÃO! NÃO!

A foto mais sensacional do eclipse

Espectacular!

Parabéns, Jornaleiro FM, muitos parabéns!
Isso é que foi!

Diário de uma Conspiração Blogosférica (8)

2005.10.04 (16.30 horas)- AQUI POSTO DE COMANDO DO PORTA-AVIÕES:
Publiquem-se duas fotos do memorável encontro e enviem-se cópias ao Piolho da Solum, num gesto de grande amizade e consideração pelo trabalho blogosférico que têm desempenhado.

Diário de uma Conspiração Blogosférica (7)

2005.10.04 - Às 09.30 horas, Xixas Marques e Carlos Encarnação cumprimentam-se efusivamente no café O Piolho da Solum, tendo-se assim conseguido manter o segredo que permitiu ao Porta-aviões registar o exclusivo mundial e ao Piolho da Solum ficar a ver navios...

Diário de uma Conspiração Blogosférica (6)

2005.10.04 - Às 02.30 horas, Xixas Marques e enviados especiais do Porta-aviões encontram-se no Calha Bar para acertarem os pormenores finais do encontro;

Diário de uma Conspiração Blogosférica (5)

2005.10.03 - Às 23.45 horas Xixas Marques é informado telefonicamente que o encontro se realizaría hoje entre as 09.15 e as 09.30 horas;

Diário de uma Conspiração Blogosférica (4)

2005.09.30 - São decididos em reunião altamente secreta o dia e hora do encontro: 4.10.2005;

Diário de uma Conspiração Blogosférica (3)

2005.09.29 - Agentes infiltrados do Porta-aviões constatam a presença no Café Piolho de membros destacados do Blog O Piolho da Solum, preparando-se para fazer a reportagem do encontro histórico entre Carlos Encarnação e Xixas Marques;

Diário de uma Conspiração Blogosférica (2)

2005.09.28 - O Porta-aviões lança a primeira carga de profundidade, para despistar, anunciando que no dia seguinte Carlos Encarnação visitará o Café Piolho da Solum para se encontrar com Xixas Marques;

Diário de uma Conspiração Blogosférica (1)

2005.09.01 - O Capitão do Porta-aviões reune em segredo com a direcção de campanha de Carlos Encarnação para ter o exclusivo mundial da visita deste ao Café Piolho da Solum, espaço secreto do blog O Piolho da Solum;

E o Pirata Sou Eu?

Diariamente o Geoloc referencia que o Porta-aviões é visitado a partir dos Estados Unidos da América. Será que o nosso rumo está a ser monitorizado pela C.I.A.?

Nós Prometemos e Nós Cumprimos

O Porta-aviões apresentará ainda hoje uma reportagem fotográfica sobre o memorável encontro às 09.30 horas, entre Xixas Marques e Carlos Encarnação no Piolho da Solum.
A semana passada PROMETEMOS e daqui a pouco vamos CUMPRIR.

segunda-feira, outubro 03, 2005

Incerteza...

Não acham que Pinto da Costa anda muito calado?

Esta é... fabulosa!

SE AMANHÃ, DE REPENTE, ANOITECER,
NÃO ARRUMES AS COISAS DA SECRETÁRIA
E NÃO VÁS BEBER UMAS CERVEJAS PARA O PIOLHO,
PENSANDO QUE O DIA PASSOU NUM INSTANTE...
... TRATA-SE APENAS DE UM ECLIPSE!

(in O Piolho da Solum)

A campanha do Victor / Vitor

É verdade: a campanha de Victor Baptista trouxe fórmulas comunicacionais nunca antes experimentadas em Coimbra e arredores.
Tudo começou com o nome do candidato - o Victor passou a Vitor, o Baptista deu lugar ao Batista. (Porque é que alguém altera - ou deixa alterar - o próprio nome? Estranho mistério...)
No "site", o rio corre do Choupal para a Serra da Estrela, o Arnado e a Conchada surgem a montante da Ponte de Santa Clara!
Depois, os cartazes: Baptista tem andado sempre a reboque de Encarnação. Como um vulgar estudante que, não sabendo a matéria, aproveita para copiar pelo colega do lado.
Encarnação colocou cartazes com cidadãos a apelarem ao voto, Baptista fez o mesmo muitos dias depois; Encarnação afixou cartazes com a imagem dele próprio ao lado da dos candidatos a presidentes das diferentes Juntas e Baptista fez o mesmo vários dias depois.
Mas - atenção! - os cartazes têm uma diferença importantíssima: nos de Encarnação, surge primeiro o candidato à Junta, em primeiro plano e as fotos são de igual tamanho; nos de Baptista, os candidatos das Juntas surgem do lado direito, mais pequenos e ATRÁS de Victor!
Conclusão: nada corre bem a Baptista nesta campanha. Até a escolha de Jorge Coelho para o postal (hoje recebi outro!) não foi a mais feliz. Ainda se fosse o Manuel Alegre...

E o Pirata Sou Eu?

Quem foi que nos convidou para jantar na Sereia e afinal foi cear à Munich?
(... a dar brilho ao carocha para a caravana da vitória no dia 9 e a pensar de mim para mim: esta sereia está cá com uma malapata!? ...)

domingo, outubro 02, 2005

sábado, outubro 01, 2005

AGENDA de uma morte anunciada

A agenda da candidatura de Vitor Batista parou na sexta-feira 30.
Porque será?