segunda-feira, outubro 17, 2005

A Rádio que dança um Sambinha e nunca desliga a ventoinha...

SÃO PAULO (JORNAL DO BRASIL) - Ao contrário do que vinha sendo divulgado até agora, o irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Genival Inácio da Silva, o Vavá, foi ao Planalto mais de uma vez, com a finalidade de aproximar executivos do governo. Vavá intermediou encontros do empresário Emídio Mendes, do Riviera Group (...dos Jardins do Mondego e não só ...), com o chefe de gabinete de Lula, Gilberto Carvalho, e com o assessor especial da Presidência César Alvarez.
O Riviera Group estava interessado em fechar negócios com a Petrobras. A reunião com Carvalho ocorreu no dia 22 de setembro, oito dias após a audiência com Alvarez, conforme reportagem da revista Veja.
Vavá é acusado de ter montado um escritório em São Bernardo do Campo para ''ajudar'' empresários a ter acesso ao governo. O Planalto confirmou que houve encontro entre Mendes, Vavá e Carvalho. Ainda segundo a assessoria, o encontro aconteceu de forma ''inesperada'' e ''informal''. O Riviera Group, que atua nos setores imobiliário, turístico e energético (...só?), tentava fechar negócios com a Petrobrás. Ainda segundo a revista, uma semana depois de ser recebido por Carvalho em Brasília, Emídio esteve no Rio de Janeiro, acompanhado de Vavá, para uma visita à Petrobras, na qual teria discutido a assinatura de um memorando de entendimento entre a estatal e a Nacional Gás, empresa controlada pelo Riviera Group.
Duas versões (...só?) foram apresentadas pelo empresário sobre sua visita ao Planalto e sua viagem feita ao Rio ao lado de Vavá:
- Na primeira, Mendes teria dito que, com os assessores do presidente, tratou de um pedido para que o governo ''ajudasse países africanos de língua portuguesa'' e, no caso da viagem, teria levado o irmão de Lula para que ele lhe apresentasse um amigo que teria um terreno no Rio. Mendes estaria interessado no imóvel.
- Na segunda versão, em que a revista revelou que tivera acesso ao assunto tratado na reunião com Carvalho - negócios com a Petrobrás -, o empresário (Mendes) teria dito não estar que somente estaria contribuindo para as exportações do país.

http://jbonline.terra.com.br/ - busca rápida - Riviera Group