terça-feira, julho 17, 2007

A Certidão de Nascimento

Não compreendo, ou talvez sim (a grande infelicidade da arte de governar são as boas intenções), a recente fixação do Presidente da Câmara de Coimbra em nomear docentes universitários para tudo o que é cargo.
Eu sei que não desapareceu completamente a suspeita acerca da licenciatura do primeiro-ministro. Eu sei que os engenheiros têm sido um "problema" por cá. Eu sei que em Coimbra se prezam exageradamente os títulos académicos e quase se veneram os professores. Eu sei que vezes de mais há quem faça o caminho da política para a Universidade (sobretudo a privada) e não vejo com maus olhos o contrário. Eu também sei que as relacções entre a Câmara e a Universidade foram más anos a fio e que importa preservar a reaproximação entretanto conseguida.
Agora, ser praticamente impossível conceber que alguém exista sem um "Prof." antes do nome, parece-me manifestamente exagerado, para não dizer absurdo. Em tempos, alguém propôs que ao requerer-se o primeiro Bilhete de Identidade logo se acrescentasse o Dr., passando as criaturas a serem tratadas por doutor. No caso de Coimbra, mais terra a torre, seriamos todos "professores doutores" logo à nascença. Bem diferente, aliás, de Senhor Professor Doutor. Porque Senhores há poucos ...