sexta-feira, abril 15, 2005

Nós e os outros

Em Coimbra, criámos a ilusão de que os culpados são sempre os outros e que nós não passamos de vítimas, às mãos de carrascos cruéis. A culpa é do político que já se foi, do governo que está, do vizinho, do cão do vizinho, até de D. Sebastião que não voltou na prometida manhã de nevoeiro. Sendo certo que o nosso Rei-menino tem as costas largas. Ao lavarmos, por tudo e por nada, as mãos na água da complacência desculpabilizante, transformámo-nos nos pilatos dos tempos modernos. E pagamos bem caro por isso. Desresponsabilizamo-nos com a maior das tranquilidades e ficamos de bem com a nossa consciência. É para o lado que dormimos melhor.
Queixamo-nos, lamentamo-nos e até choramos se preciso fôr, com o que os outros nos fizeram, fazem e hão-de fazer. E pensamos que o mundo tem uma dívida imensa para connosco e há-de pagá-la. Mas a realidade, dura realidade, é que ninguém nos deve rigorosamente nada. Porque Lisboa ou Bruxelas nunca estarão dispostos a abdicar do que quer que seja, com a justificação de que nós, D. Quixotes montados na torre de uma Universidade com mais de setecentos anos, também queremos e merecemos o mesmo. Ledo engano para triste desilusão!
Se quisermos alguma coisa temos que partir à conquista. E abandonarmos definitivamente esta pose de sábios doutores incompreendidos ou de mendigos de caixa pela baixa ou à porta da igreja. O nosso destino está nas nossas mãos e, em boa verdade, não teremos destino enquanto não percebermos isso mesmo.

9 comentários:

Anónimo disse...

Segundo o The Guardian refere que D. José Policarpo, e D. Cláudio Humes, cardeal arcebispo de São Paulo, Brasil, são os nomes emergentes como potenciais favoritos.
D. José Policarpo parte em vantagem em relação a D. Cláudio Humes pelo simples facto de ser o único candidato Fumador.
A uma semana do Conclave D. José Policarpo será a escolha mais consensual, sendo quase certo que será dos seus Pulmões que sairá o Fumo Branco.

Anónimo disse...

A questão eh que nao há serviço público.. há serviço de umbigo.. por vezes sujo.. zona de dificil acesso.

Anónimo disse...

Uma ideia para tornar o Leitão num jovem empreendedor:

Construir uma Máquina do Tempo, voltar vinte anos atrás, comprar bolas de berlim, voltar e vende-las ao preço actual.

Anónimo disse...

Em Coimbra passa-se algo parecido com o que se passa num dos "casos" mais mediaticos da justiça portugues!

Os 2 ultimos presidentes da JSD têm sido vistos a assistir a jogos da Académica na zona VIP acompanhados por figuras da sociedade civil!
Resta saber quem é o angariador...segundo consta é um tal de MN que os vai buscar ali ao lado e as leva para a bola para se "enturmarem" com os "vip's"!

Anónimo disse...

Mas há outras crias transportadas para a bancada vip por esse grande baluarte da social-democracia cá do burgo, vulgo, MN, rato atómico, ou qualquer outra expressão digna de semelhante criatura- encarnaçãozinho júnior.
Oh Marcelo pa... Tu não és burro não. És um verdadeiro CROMO!

Anónimo disse...

Será que o MN também leva a namorada pra bancada vip?

Anónimo disse...

Namorada do MN? Quem o LV? O PPC? O HPP? O ZRibeiro? O JMA?

Anónimo disse...

gajas?

isso é que é falar

Caro amigo,quer revelar para a "CARAS DE LUX,EDIÇÃO COIMBRA"quem é que anda com quem?

Anónimo disse...

sabia-o trapaceiro... paneleiro já é uma novidade