terça-feira, dezembro 13, 2005

E o Pirata Sou Eu?

Luta política na Região Centro transfere-se para a "blogosfera"
Aníbal Rodrigues e Rui Baptista
"O Público"

- A NOTÍCIA INTEGRAL -

É a nova moda em todo o lado, e o Centro não foge à regra. Os blogues políticos surgem como cogumelos, muitos deles alimentados por políticos activos. A tradicional disputa política e partidária já chegou ao ciberespaço.
Até ao passado dia 9 de Outubro, Pedro Silva era vereador da Câmara Municipal de Aveiro com o pelouro da Cultura e preparava-se para exercer o cargo durante mais quatro anos. Mas a inesperada vitória da coligação Juntos por Aveiro (PSD/CDS-PP) nas eleições autárquicas baralhou-lhe os planos. Com o socialista Alberto Souto à frente da autarquia, Pedro Silva era vereador a tempo inteiro; com o independente Élio Maia ao leme, passou à condição de "vereador indiferenciado da oposição". Insatisfeito, Silva decidiu abrir um blogue para dizer o que lhe ia na alma. Baptizou-o com o mote da campanha do PS (http://melhoraveiro.blogspot.com) e publicou dois textos sobre a nova política cultural do município. As audiências eram mínimas, até ao dia em que o vereador se lembrou de publicar a ordem de trabalhos e as actas das reuniões do executivo municipal. De um momento para o outro, o seu blogue deu um pulo na tabela das audiências, tornando-se um dos mais consultados do concelho. E o presidente da câmara, Élio Maia, sentiu-se até na necessidade de vir a público acusar o vereador de deslealdade por não ter pedido autorização para divulgar os documentos. Mas em vez de o criticar numa reunião do executivo, como seria normal, preferiu atacar Pedro Silva noutro blogue, que leva o seu próprio nome: http://eliomaia.blogspot.com.
O episódio é revelador da importância cada vez maior que os blogues têm na luta política. E a tendência não se faz sentir apenas em Aveiro. Em Coimbra, por exemplo, a câmara municipal liderada por Carlos Encarnação tomou a decisão inédita de bloquear o acesso dos funcionários a blogues. Em Viseu, Fernando Ruas chegou a ameaçar processar um cibernauta. Todos os dias surgem novos blogues focados nas questões políticas. Uns são mantidos por cidadãos anónimos, outros por políticos no activo. Uns levam as coisas a sério, outros a brincar. E alguns até já foram responsáveis pelo desencadear de algumas crises políticas, como a que levou Carlos Encarnação a dispensar uma vereadora no anterior mandato.

Coimbra reprime
Em Coimbra, representantes do PS e da CDU na câmara dividem-se no comentário à decisão do vereador social-democrata Marcelo Nuno, que, através do servidor informático da autarquia, vedou o acesso a blogues aos funcionários que utilizam a Internet. Em declarações ao JN de ontem, Marcelo Nuno justificou a medida pela existência de um grupo de assalariados que "não fazia mais nada do que andar todo o dia a ver blogues", ao mesmo tempo que vincou: "Os computadores da câmara são para uso exclusivamente profissional".
Instado a comentar a decisão, o vereador do PS Victor Baptista registou "de bom grado" a decisão. "Os funcionários da autarquia estão lá para trabalhar, não é para ver blogues", acrescentou. O também líder da distrital do PS de Coimbra tem uma má opinião acerca destes fóruns na Internet. "As pessoas não se assumem e dizem as maiores barbaridades e as maiores asneiras." Inclusive, Victor Baptista garante que foi "vítima durante meses dos blogues", no período que antecedeu a sua candidatura à presidência da autarquia de Coimbra e já durante a campanha. E, mesmo admitindo que há blogues respeitáveis, o socialista reconhece que "também é difícil distinguir os bons dos maus" e, nesse sentido, reafirma o seu apoio à decisão de Marcelo Nuno.
Já Gouveia Monteiro, eleito pela CDU, prefere uma abordagem mais cautelosa. "Sou um bocado avesso a governar por despachos e ordens de serviço", começa por dizer. Pela sua experiência como vereador da Habitação, iniciada no anterior mandato e mantida neste, Gouveia Monteiro defende que "as câmaras devem ser estruturadas por unidades de serviço que sejam avaliadas pelo seu desempenho - é a melhor forma de motivar os funcionários". Contudo, apesar de defender o diálogo e a aposta na motivação dos colaboradores, por oposição às proibições, o comunista salvaguarda: "Não estou em desacordo com medidas para acabar com baldas onde elas existam".

Aveiro incentiva
Já em Aveiro, por exemplo, é o próprio presidente da câmara a alimentar um blogue com o seu nome. Ele, ou alguém por ele, dúvida que o webmaster da página não desfaz. Mas há outros exemplos de políticos no activo que mantêm as suas páginas pessoais. O anterior presidente do município, Alberto Souto, tem um blogue com o seu nome (http://albertosouto.blogspot.com). O mesmo sucede com o líder da bancada do PS na assembleia municipal, Raul Martins (http://raulventuramartins.blogspot.com). João Pedro Dias (CDS-PP), que trocou a assembleia municipal por um cargo na Empresa Municipal de Aveiro, criou mesmo um blogue chamado http://deputadomunicipal.blogspot.com (que pretende desactivar) e mantém outro chamado Polítka Pura. "A intenção era dar conta das actividades da assembleia e criar um ponto de diálogo com os munícipes", explica João Pedro Dias, que se mostra, no entanto, desgostoso com o "anonimato" que torna a blogosfera, por vezes, num local de acusações não fundamentadas.
Raul Martins concorda. "Há grande apetência pelos blogues, porque são espaços de opinião livre. Mas é preciso ter muito cuidado com o que se encontra lá, porque os blogues não são órgãos de informação", previne. Mas confessa ter "grande gozo" em dispor de um meio que lhe permite tornar pública a sua opinião sobre a actividade da câmara de maneira quase instantânea. Também Jorge Ferreira, candidato a deputado pelo PND em Aveiro, mantém uma ligação diária ao distrito com o blogue http://tomarpartido.blogspot.com. No outro extremo do espectro político, Arsélio Martins mantém um dos mais antigos e interessantes blogues do concelho, denominado O lado esquerdo (http://aveiro.blogspot.com). A pouco e pouco, os blogues vão ganhando o seu espaço. Afinal, como resume Raul Martins, "são um espaço de liberdade". Com poucas regras mas muita iniciativa.


Coimbra
Porta-aviões abre-se a outros quadrantes políticos identificados
O blogue do social-democrata Maló de Abreu, um dos mais lidos da cidade, vai abrir-se a colaboradores de outros quadrantes políticos
O debate político sobre Coimbra na blogosfera ainda se confunde muito com a insinuação e acusação anónimas. Mas há excepções e promessas de mudança.
Líder da bancada social-democrata na assembleia municipal, ex-presidente da concelhia do PSD e candidato derrotado nas últimas eleições para a presidência da Associação Académica de Coimbra/Organismo Autónomo de Futebol, Maló de Abreu anuncia que, a 9 de Janeiro, o blogue Porta-Aviões (htpp://portaavioes.blogspot.com) vai dar origem a um novo blogue, "radicalmente diferente", animado por "dez ou 11 pessoas de vários quadrantes" que se identificarão perante os leitores. "Algumas até me disseram que isso era condição para participarem", diz Maló de Abreu.
O deputado municipal é a figura de proa do Porta-Aviões, o blogue criado há cerca de um ano que já ultrapassou as 157 mil visitas. "Começou por ser uma brincadeira de amigos que surgiu à mesa, num jantar", conta Maló de Abreu, para quem o blogue se revelou "um sucesso" imprevisto: "E, apesar de os comentários terem sido fechados, o número de visitantes não diminuiu", sublinha o deputado municipal do PSD que foi o director de campanha da recandidatura de Carlos Encarnação à presidência da câmara. Maló explica que, em Setembro, na véspera das autárquicas, o blogue passou por "um período conturbado" - com posts insultuosos, inclusivamente - que culminou na decisão de retirar aos visitantes a possibilidade de ali deixarem mensagens.
Autor e colaborador de outros blogues, Maló de Abreu afirma que o Porta-Aviões foi criado para "colmatar a ausência de debate político nos jornais" e funcionar como "espaço de denúncia". Numa altura em que ele próprio já deixou de assinar os textos como "Almirante", Maló de Abreu não revela a identidade dos fundadores do Porta-Aviões: "Apesar da conotação com o PSD, há gente de outras sensibilidades, um pouco mais à esquerda e mais à direita. Havia um do CDS que teve que sair. Mas é tudo gente conhecida", limita-se a dizer. Admite que alguns dos actuais colaboradores do Porta-Aviões venham a assumir a identidade: "Mas estas coisas deixam um rasto. Só se for aqueles que nunca puseram lá nada de picante", ressalva.
Apesar de estar logicamente conotado com o PSD, o Porta-Aviões também tem servido para destilar ódios entre facções da concelhia social-democrata. A actual direcção da AAC/OAF também não é poupada. A circunstância de o presidente do clube ser o director municipal de Urbanismo da autarquia inspirou vários posts ao longo dos últimos meses. E continuou, mesmo depois de José Eduardo Simões, o presidente da AAC/OAF, ter anunciado que deixaria as funções municipais no final do ano. O atraso na obra do Jardim de Montes Claros e o facto de o autor do projecto ser a mesma instituição, a Universidade Vasco da Gama, que ofereeu um autocarro à Académica, é o tema de um dos textos mais recentes.
Outro tema local no Porta-Aviões, onde as eleições presidenciais são por estes dias o assunto recorrente, é a petição para a incorporação, na Polícia Municipal, do guarda Raul, o agente da PSP conhecido em Coimbra pela alcunha "O Eléctrico", que acaba de anunciar a passagem à reforma. Outro blogue fundado em Coimbra para discutir os temas políticos é o Ponte Europa (http://ponteeuropa.blogspot.com), dinamizado pelo professor aposentado Carlos Esperança. O próprio nome do blogue é um estatuto editorial: "É uma tomada de posição a favor da manutenção do nome de uma ponte que a falta de dignidade civica e o proselitismo beato do senhor presidente da câmara fizeram mudar para Ponte Rainha Santa Isabel", assume Carlos Esperança, que se apresenta como um homem da "esquerda moderada", simpatizante, "mas não filiado", do PS. No Ponte Europa, com 34.700 visitas desde Fevereiro passado, todos os autores estão identificados. Mas a verdade é que há muito não aparecem. Pediram a Carlos Esperança para tomar conta da casa e abalaram.
Um dos assuntos polémicos, envolvendo protagonistas locais, que foram abordados pelo Ponte Europa teve a ver com o bispo de Coimbra, D. Albino Cleto, que há cerca de duas semanas apelou aos fiéis para resistirem à intenção do Governo de retirar os crucifixos das escolas: "Não vamos deixar, pois seria cobardia nossa e traição a Deus guardá-los em casa", citou o diário As Beiras. Carlos Esperança, que também anima o blogue Diário Ateísta, escreveu que, "do mesmo modo que o Estado renuncia a colocar a bandeira, o busto da República ou a foto do Presidente nos templos, também as Igrejas devem abster-se de colocar os seus símbolos nos edifícios públicos". Carlos Esperança tem outras posições controversas, como a defesa da co-incineração de resíduos industriais perigosos, que inspiram posts inflamados.
De qualquer forma, o Ponte Europa vive sobretudo dos temas da política nacional: "Não me sinto muito à vontade para falar de assuntos do município".
Nascido a 8 de Dezembro, A caminho de Viseu (acaminhodeviseu.blogspot.com) é o mais novo dos "irmãos" da "blogosfera" viseense. Os seus autores identificam-se como João Simões, engenheiro electrotécnico, 23 anos, signo Escorpião; Jet-Fighter, médico; e, Nuno Orestes, de 22 anos, signo Capricórnio. Justificam o seu aparecimento na "blogosfera" alegando que Viseu é uma cidade "adormecida na encruzilhada entre as auto-estradas do futuro e os carris do desenvolvimento", que "procura hoje o seu caminho para a modernidade". "Deste blogue vê-se Viseu", avisam. Assim, A caminho de Viseu apresenta-se "como um espaço de reflexão, análise e discussão de tudo aquilo que interessa à cidade e à região". O tom crítico, apelando à reflexão, marca o tom dos três primeiros temas abordados no recém-criado blogue. A página off line da Câmara de Viseu, a reabertura da ligação entre a Avenida de Emídio Navarro e a Avenida da Bélgica e a cimeira que ontem juntou autarcas portugueses e espanhóis, dirigentes de associações empresariais e industriais, em Aveiro, para debater vários assuntos de interesse ibérico, entre eles o TGV, foram os alvos escolhidos por João Simões. Em vez dos habituais "comentários" aos posts, os autores optaram por criar um espaço de "rotundas" - numa alusão às cerca de cem placas circulares da cidade -, onde os internautas podem igualmente dar a sua opinião sobre os assuntos abordados. Lugar destacado na "blogosfera" viseense tem o já bem conhecido Viseu Senhora da Beira (gamvis.blogspot.com). O autor do blogue, que se esconde atrás do pseudónimo Bazookas, criou este espaço com o intuito de lançar um "olhar crítico, independente e exigente" sobre as terras e gentes da região de Viriato, o herói lusitano. A completar quase um ano de existência está o Bem Aberto (bemaberto.blogspot.com), um espaço que "não é má-língua, nem lambe-botas", mas que tem "Viseu como ponto de partida e de chegada". O Viso Eu (visoeu.blogspot.com), que se assume como um "boletim cultural"; Daqui Viso Eu (daquivisoeu.blogspot.com), criado para "falar de Viseu"; ou Tertúlia de Viriato (tertuliaviriato.blogspot.com).