segunda-feira, junho 13, 2005

Álvaro Cunhal (1913-2005)

10 comentários:

Anónimo disse...

Seria bom que nenhuma das pessoas que visitam este blog fizessem comentários, que não positivos, sobre a memória deste Senhor.

Paz à sua alma.

AS

Anónimo disse...

Ora aqui está um bom exemplo da mentalidadezinha portuguesa: depois de mortos, todos são os maiores!
Álvaro Cunhal foi um grande homem; disso ninguém terá dúvidas. Um homem de grande inteligência, coerente até ao fim. Ou seja, merece o meu respeito.
Mas também cometeu muitos (e graves) erros. O maior dos quais foi ser fundamentalista na defesa de uma determinada maneira de estar na História.
É bom que se afirme, frontalmente, que ninguém conseguirá apagar da memória dos homens nem os campos de concentração nazis, nem os goulags soviéticos. Nem o muro de Berlim. Nem, nem...
Álvaro Cunhal foi um combatente. Mesmo depois do "25 de Abril" continuou a combater por um ideal de sociedade. Eu estive (ainda estou) do outro lado da trincheira.
Não tenho a capacidade dele, é certo. Mas tenho a mesma coerência: ele comunista, eu anticomunista.

Anónimo disse...

AS? AS?

Anónimo disse...

Gosto da tua frontalidade, anonima como todas as do blog. Nao se trata de idolatrar no momemto do passamento, cumpre tao somente respeitar a memoria de um grande.Dizes bem "de uma certa maneira de estar na historia", ele está, tu e eu acho que nunca "estaremos". Simbolizou resistencia e com o seu sacrificio alimentou muita esperança, regressou e lutou, e com esse acto dignificou quem com ele combateu.Legitimou a democracia com o seu exemplo de abnegada defesa de um ideal. Impoluto e renascentista, saiu despojado como nao entrou e dedicou os seus ultimos saberes à escrita.Assim se pudesse falar de todos.Até sempre camarada

Anónimo disse...

Legitimou a democracia????
Qual?
Só se foi a da COREIA DO NORTE!

Gravatas disse...

Como todos os cavalos, o Cavalo Branco morreu de pé!

Anónimo disse...

NEM GUATANAMO.
NEM OS ANOS 60/70/80 NA AMÉRICA LATINA.
PINOCHET E DERIVADOS ERAM GRANDES DEMOCRATAS.
VIRGENS? PROCURAM-SE!

Anónimo disse...

O que teve de melhor foi a aplicação da doutrina marxista-leninista à prática. Que o digam alguns povos de leste cujos países foram invadidos à luz de tais princípios, consagrados na democracia popular, leia-se, ditadura do proletariado.

Respeito a memória do ser humano, mas de acordo com o próprio materialismo dialético, o homem morreu, é matéria em decomposição. Acabou!!!

Anónimo disse...

Excelente editorial hoje na "Sábado" sobre este assunto.

Anónimo disse...

Very cool design! Useful information. Go on! 1 game multiplayer poker stud Effects of divorce on child party poker ipo Winning craps teachers Peripheral neuropothy and neurontin Body dismorphic disorder plastic surgery Loose slot machines in vegas Lexus rx300 transmission filter Automatic business card cases Facial surgery nz http://www.bdsm-1.info/dvd-interracial-sex.html super lotto plus california lottery Cell phone replacement atena eating shaved latin pussy Oxycontin hydrocodone vicodin buy no prescription Free hacked xxx stories loli hentai Online roulette story Girl in leather pants Racetrack betting