segunda-feira, junho 06, 2005

AS LEITURAS DO VELHO DO RESTELO

O medo é o que impede que tudo o que chega às mãos dos homens não se torne em sua propriedade. Basta produzir uma impressão que não se pode explicar, inserindo no medo o desconforto da culpa. É assim que milhões de pessoas podem ser pastoreadas nas ribeiras da paz por muito poucas. E nas trincheiras da guerra por outras tantas, senão as mesmas.
Agustina Bessa-Luís, in 'Antes do Degelo'

10 comentários:

Anónimo disse...

SONETO 321 ESQUERDISTA

Enquanto os verdadeiros esquerdistas
apelam pra guerrilha e pro terror,
os intelectuais se dão valor
apenas porque pensam nas conquistas.

Cantores, professores, jornalistas,
o ator, o padre, o músico, o doutor
na feira das vaidades dão à cor
vermelha vários tons, marchands marxistas.

Prestígio tem aquele que se diz
das causas populares paladino.
Na prática, o guru se contradiz.

Anel, carro importado, vinho fino.
Ao cheiro do povão torce o nariz,
mas brinda ao seu Guevara, ao seu Sandino.

Anónimo disse...

A grande Agustina Bessa-Luís não é vermelha!

Os vermelhos sempre se dividiram em cordeiros "pastoreados" ou predadores sem regras.
Soneto 321 ...não mistures o verdadeiro com o falso. Nunca houveram esquerdistas com consciência.

O Cavaleiro

Anónimo disse...

SONETO 323 DIREITISTA

Enquanto os verdadeiros direitistas
dão golpes e se instalam no poder,
eunucos patrulheiros do lazer
censuram filmes, vídeos e revistas.

Se julgam da moral especialistas,
ditando o que devemos ou não ler.
Masturbam-se, porém, sem poder ser
na prática os tais sadomasoquistas.

Fascismo pela imprensa é rotineiro.
Civismo pretextando, educadores
defendem a criança o tempo inteiro.

Mal sabem os palhaços ditadores
que os filhos não se trancam no banheiro
e agora acessam tudo, ao vivo, em cores...

Anónimo disse...

SONETO 324 CENTRISTA

"Extremos nunca! Não me comprometa!"
Assim diz quem é neutro e não se alia
à febre material da burguesia
nem ao materialismo de caneta.

"Nem a favor, nem contra!" É uma ampulheta
parada, cuja areia entope a via
e nunca sai do horário: meio-dia.
Não caga nem levanta da retreta.

"Nem tanto ao mar, nem tanto à terra", diz.
"Nem oito, nem oitenta", diz também,
alheio à divisão dos dois Portugais.

É vaca de presépio e diz amém,
até que a voz das urnas ou dos arsenais
lhe jogue em plena cara quem é quem.

Anónimo disse...

Caro Cavaleiro, ja reparei que no que diz respeito à percepçao que temos sobre este blog e sobre o que aqui se escreve estamos como na religiao e moral.O senhor tem a sua, feita a forma do
seu pe como as botas por medida, com a concavidade de uma cupola moldada à protuberancia de cada calo e joanete.

Anónimo disse...

Pois meus caros,

Não necessitam de reagir como Belzebú, o venerado Pai vermelho da Mentira, quando atirado para a pia baptismal.
Com couces e berros.

Só porque o meu ponto de vista assume claramente uma posição politica nada dúbia.

É o meu ponto de vista, continuo a defender o que dizia Santo Agostinho combatendo as ideias e não os Homens, com toda a convicção.
Sem expressões nem ideias "politicamente correctas" de caça ao voto.E sem calos ou joanetes, para poderem ser pisados, e muito menos telhados de vidro, para serem partidos.Tenho tranquilidade suficiente para poder dizer tudo o que a MINHA coerência e educação permitem.

Terão os cavalheiros a mesma tranquilidade?
A resposta,a esta questão, dêm à vossa imagem no espelho.

Da minha parte, não me custa ver a imagem no espelho e durmo com toda a tranquilidade.

Será que o menino que escreveu "323 DIREITISTA" saberá que ditadores são totalitaristas que tanto se encontram a defender a pseudo esquerda como a pseudo direita?

Que sendo ditadores só têm um interesse, que é o seu?

Será que sabe que a combater contra Franco, Salazar, Mussolini, Estaline, MaoZedong e... estiveram democratas: socialistas, sociais democratas, liberais e democratas cristãos?

Que tanto morreram politicos de direita como de esquerda?

Mas o que me incomoda mais, é que durante a Guerra Cívil de Espanha e do lado dos Repúblicanos (adversários de Franco)os maiores inimigos dos democratas, por estranho que pareça ou não queiram admitir os "politicamente correctos", foram os comunistas. Que com a sua sede de contolarem mataram, denúnciaram e apunhalaram pelas costas todos os que combatiam a seu lado. Auxiliando o ditador sem escrúpulos.

Tenho este conhecimento e guardo-o ligado à memória de familiares que pertencem a esse grupo de vitimas às mãos de franquistas e de comunistas.
Não é agradável ser perseguido. Desejar ditaduras e totalitarismos nem por brincadeira...façam esse favor aos que as combateram.

Também tenho de memória a perseguição que fizeram os comunistas de Otelo, Octávio Pato, Rosa Coutinho e Álvaro Cunhal(sempre na sombra, a controlar os primeiros)a pessoas que lutaram contra Salazar, alguns até de esquerda retintada que hoje nem podem ouvir falar nessa gente.

A juntar a um conhecimento livresco tenho uma experiência pessoal que me leva a pensar na demagogia utilizada sobretudo pela esquerda, mesmo a democrática, onde ditadura e direita são uma e a mesma coisa.

ERRO CRASSO!E Fatal para as pessoas que depois do 25 de Abril de 1974 foram perseguidas por serem de esquerda oposta à soviética.Pois acreditaram que direita era ditadura e esquerda democracia, verificando na prática como estavam errados. Percebendo, depois que ditadura não era de esquerda nem de direita, era ditadura simplesmente. E que se encontrava mais fácilmente nos principos de esquerda. Pois têm como fundo ideológico, um poder maior no Estado. Permitindo,assim, mais fácilmente o totalitarismo.

Cuidado com os erros, menino! Olhe que também pode um dia arrepender-se da defesa que faz da esquerda. Ou então é um deles...

Consegue o autor dos sonetos perceber a diferença?

Ou será que também alinha no bolchevismo perseguidor de ideologias diferentes das suas?

Já vai longo o discurso. As minhas desculpas pelo alongamento.


O Cavaleiro.

Anónimo disse...

Leitor amigo, se quer sinceramente contribuir nos seus meios para fortificar a sua patria, de-lhe modestamente, na pequena orbita da sua influencia, entre os seus parentes e os seus amigos, aquilo que ela mais precisa de ter para sua defesa dentro da casa de cada cidadão; não se trata da força do seu braço, trata-se da rectidão do seu juizo: sêja prudente e justo.
P'la minha parte agradeço a lição mas dispenso a moral !!

No caminho em que nos colocaram aqueles por quem nos temos deixado
conduzir nós não vamos livremente para a escolha da fórma de um governo livre; vamos submissamente para a sujeição voluntaria dos dominios despoticos. Para que esses poderes nos subjuguem, basta simplesmente que nos invada a anarquia que nos está batendo á porta. Na perturbação geral, no conflicto, no perigo da da vida, o egoismo sacrificará sem nenhuma disputa a liberdade. Porque a liberdade, por mais bela que ela seja, é na existencia uma circumstancia; a ordem é a condição essencial intrinseca da vida, a garantia do trabalho e a segurança do pão. Quem poderá calcular o numero de liberdades que nós sacrificaremos á ordem no momento em que a desordem começar a facultar-nos o direito ao governo, com a suppressão do direito ao jantar?... É das profundidades demagogicas que saiem sempre á periferia social os tiranos. Já Aristoteles dizia que o despota começa no demagogo; assim nasceram Pisistrato em Athenas, Dinys em Siracusa, Theagenes em Megara.

O nosso profundo mal está na nossa profunda indiferença. Aos que
ignoram os perigos d'esta enfermidade social lembrarei que quanto aos tiranos que menciona,não foi a força dos que o defendiam,que os conduziu ao trono,mas sim a inercia dos que o não atacaram.

Ora as apatias, querido guardião da memória e sensato amigo,não tenho dúvidas, curam-se pelos regimes constituintes. Os meios revulsivos agravam a prostração e produzem o desfalecimento e a morte.

Anónimo disse...

Sem intenção de lição muito menos vocação de padre.

Tenho só o objectivo de clarificar posições.Nada mais e nada a menos.
E, obviamente, acrescento maneiras de responder a provocações.

O Cavaleiro

Anónimo disse...

Foi por causa do menino...ehhehe !!!

Anónimo disse...

I have been looking for sites like this for a long time. Thank you! Barrington board of education No reply ringtone Dialoguer de sex avec cam Cods hydrocodone tramadol on line Keyword car covers Symptom vicodin pregnancy Sauna witten suburban water heater anode small uk business web hosting buy mesotherapy Compare wellbutrin aganist lexapro regulation vicodin Impotence in columbus georgia the best cellulite creams Celebrex long term effects vicodin tab vicodan mexico