sábado, maio 07, 2005

Ripa na rapaqueca

Hoje morreu alguém que eu admirava e que só conhecía dos relatos da bola. Talvez fosse pelas expressões exotéricas que usava com frequência. Ou talvez fosse, tão só, por eu gostar de ouvir futebol, cantado por ele. É possível que fosse pelo seu sotaque angolano, transformando o futebol num bailado, sonhado e dançado nas ondas do éter, uma visão inacreditável de rebitas na relva da praia de um estádio qualquer, com sabor a moamba e a gindungo. Ou pela energia imensa que quase me punha no estádio à força, no centro do jogo, mais participante do que ouvinte, quando eu viajava de carro devagar, a quilómetros de distância, de ouvidos sintonizados. Pela forma como vivía o jogo, gritava o golo, redesenhava a finta, ria a bandeiras despregadas da falha e rezava - ai meu Deus. Depois de Artur Agostinho, dos magriços na Inglaterra de 66, na velha emissora nacional, Jorge Prestrelo fez-me adepto da TSF e reapreciador do futebol "visto" na rádio.
A saudade deve ser isto que sinto agora. Uma vontade imensa de não ir ver a Académica, na desesperada esperança de que ainda seja ele a fazer o relato. E depois arrepender-me. Porque o coração o traíu a ele e a rádio me trairá a mim.
O quê que é isso , oh meu?

5 comentários:

Anónimo disse...

Meu Almirante,
O Jorge, que conheci onde o Sol tem mais brilho e o azul é mais marinho, com toda a certeza continuará a relatar todas as vitórias do "seu Sporting" com a mesma alegria com que vivia a vida.
Ele era assim, nós somos assim!
Um beijo.

Anónimo disse...

O último jogo do Sporting foi sofrimento a mais...

Anónimo disse...

Ora aqui está a prova de como um "blog" pode ter textos de grande qualidade.
Parabéns, Almirante!

Anónimo disse...

Os idolos saem cedo,para que a lenda se torne eterna

Até já companheiro

Anónimo disse...

Very nice site! Portable walk in freezer Paper printer productpage utah skin care Account merchant online payment hp designjet 500 plotter paper roll printer setup Bextra side affect.html Security system sensor Renault megane 1.9 dti Isuzu trooper cargo tie down Mitsubishi hs-1280u security video recorder manual jdm heads for mitsubishi eclipse affiliate programs Viewsonic lcd monitors order tadalafil rx Performance lexus owen sound mazda Barn hockey Lock down plates cpu Subaru wheel bearing