segunda-feira, abril 18, 2005

A hipocrisia e o populismo

Sou definitivamente a favor da limitação dos mandatos dos titulares de cargos politicos. Mas, tal obriga-me às seguintes considerações:
1. É hipócrita um debate onde os senhores deputados limitam os outros, com leis que a eles não se aplicam;
2. É preverso utilizar a via legislativa, para resolver questões de cultura política democrática. Parece que a democracia, afinal, desconfia de si própria, como diz António Barreto;
3. É inútil não tocar, por ora, nos poderes fácticos que se auto-perpetuam, mandam que se fartam e não se submetem ao escrutínio da cidadania;
4. É populista mas demagógico querer fazer-se pedagogia democrática, não pegando em tudo e legislar-se por agora avulso, temendo tocar, por exemplo, nas remunerações dos titulares dos cargos públicos. Assim, evitar-se-ía, ao menos, o recrutamento de medíocres nos aparelhos partidários e o amiguismo.

(Maló de Abreu)

5 comentários:

Anónimo disse...

com o devido respeito, nao concorda de toda com a limitação de mandatos. Penso que, em democracia, quem decide a referida limitação é o povo.

Anónimo disse...

Baptista, Victor Baptista

Nasceu a 15 de Abril de 1915. Patriota. Combateu a Instauração da República. A 1ª Guerra Mundial apanhou-o de surpresa sóbrio. Enriquece com a Lei Seca. Íntimo de Eça, apaixona-se por Papamikaíla. Papamikaíla suicida-se atirando-se de um quarto andar.
Entre outras causas luta por Hitler. É desapontado por Mussolini. Vence na vida, mas apaga-se com o dadaísmo.
Ressurge com o surrealismo. Volta a vencer.
Canta com Joplin, Dylan e Piaf, entra na Volta a Portugal, faz picanços com Mattos Chaves, vai a Fátima. Confessa a Baco que não simpatiza com a PIDE. É preso.
Conhece Cunhal. Inspira-se e parte para o Ultramar em 74. Durante esse tempo não há dados. Mandela é preso pelos seus braços e assim provoca a crise petrolífera.
Baptista desconfia da CEE. Diz que a Nato basta.
Trauliteia meio mundo. Paco Bandeira apresenta-o a Marx. Em êxtase revela-se para a música portuguesa dizendo que com ele a bordo ninguém o teme.
Triunfa com o apoio das Socialités.
Com vasta experiência de vida e um percurso singular afirma: “estou cá pás curvas”, apontando para o século que agora se iniciou.
Socialista de hoje, Socialista de sempre.

Rcândido

Anónimo disse...

Já li "isto" em qualquer lado mas as personagens eram outras !!!

Anónimo disse...

Caro Almirante

Pode fazer o favor de pedir aos seus amigos Prata & Cassiano para abrirem as portas do WWW.mercadodecoimbra.com
Não é por nada mas queria comprar um peixe fresco e uma informação turistica e nada...será que foi a pressa de inaugurar "umas lonas" que os fez deixar nas ditas e não pagaram ao porteiro da página?
Já agora o endereço é de quem?

domain: mercadosdecoimbra.com
status: lock
owner: Bruno Clerigo
email: clerigo@gws.pt
address: Sitio da Penha,
address: Picoto dos Barbados,
city: Coimbra
state: centro
postal-code: 3030-285
country: PT
phone: +351962491384
fax: +351239083149
admin-c: clerigo@gws.pt#0
tech-c: clerigo@gws.pt#0
billing-c: clerigo@gws.pt#0
nserver: ns.ip.pt
nserver: ns2.ip.pt
created: 2005-04-18 10:35:14 UTC
modified: 2005-04-18 10:51:13 UTC
expires: 2006-04-18 06:35:13 UTC
source: joker.com live whois service
query-time: 0.059427
db-updated: 2005-04-19 14:01:43

Anónimo disse...

Where did you find it? Interesting read New england journal medicine prozac Welder commercial insurance oral surgery recipes Cell phone battery charger universal Heating humidifier wo ist ein lasik zentrum in meiner nahe Timeshare resales in saint maarten Side benefits of propecia Hard drive motor ritalin Blow up sofas swimsuit supermodels cialis Edith wharton private letters divorce husband Domestic merchant account merchant account ultram Date of the rose bowl 2006 Flaming humidifier teabag from hell