quinta-feira, abril 14, 2005

Casa portuguesa

É hoje inaugurada a Casa da Música.
Pode finalmente começar a cumprir-se a "Porto - Capital da Cultura 2001".
Eis Portugal no seu melhor!

22 comentários:

Anónimo disse...

Por cá falta o convento de S.Francisco !

Anónimo disse...

Ainda bem que a Casa da Música, finalmente, entra em funções. O Norte merece!

fuzileiro disse...

Ainda bem que a Casa da Música, finalmente, entra em funções. O Norte merece!... E o que são 18 milhões de contos para os intelectualóides ouvirem esse vulto maior da cultura mundial que é o Lou Reed e que são os Clã ?!
Vão mas é todos para o raio que vos consuma !...

Anónimo disse...

Esses milhões teriam sido melhor empregues na iluminação de natal de Coimbra !!

Anónimo disse...

Caro Fuzileiro,
Esqueceu-se dos milhões do CCB? :-]

Anónimo disse...

Uma "Casa da Música" é de MÚSICA! Seja de que tipo for!
Lou Reed ou Clã; Anne Sophie von Otter, Riccardo Mutti ou a Berliner Philharmonisches Orchester. Haja música de qualidade!

Anónimo disse...

18 milhões de contos em iluminação de Natal em Coimbra?

Deve dar para pôr uma lâmpada no cu de cada coimbrinha...

Era vê-lo andar por aí qual pirilampos.

Mas o Eng. Pina deve saber isso melhor do que eu...

Anónimo disse...

Não exageremos...18 milhões...não exageremos...

O'Sanji disse...

"Casa da Música", espaço privilegiado, com certeza, para a exibição da Orquestra Nacional do Porto, do magnífico Remix Ensamble e do programa previsto até ao final do ano, que se adivinha excelente.
Mas também espaço de formação. Veja-se o exemplo do projecto Sons Livres, que há cerca de um mês pré-inaugurou a Sala, com mais de 300 crianças em palco.
Assim, acredito que daqui a 10 anos não voltaremos a ler "Vão mas é todos para o raio que vos consuma !... "
É que (espero), nessa altura, os ouvidos já estarão acostumados a outros sons!

fuzileiro disse...

"Não exageremos...18 milhões...não exageremos... " - diz-me, paternalista e condescendente o anónimo.
Ora faça lá a contita:
previsão inicial de custo da Casa da Música - 3 milhões de contos;
custo final - 6 vezes mais (informação da SIC);
3 x 6 = 18 !!!

E quanto ao outro anónimo que falou do CCB (ou será o mesmo anónimo ?): faz vocemessê ideia do conjunto brutal de actividades de música, pintura, congressos, espectáculos que por lá se passam ao longo do ano ?; faz o cidadão ideia de quão mais barato foi o CCB do que o Cubo da Cantiga (mesmo corrigindo a inflacção destes anos todos)?.
Vão mesmo para o conforto que vos consuma a gastar a massa que é de todos ?
E já agora, não estranham tanto interesse do DIAP e dos Apitos Dourados na obrita ?

Anónimo disse...

Uma lampada dourada no cú do Zé Diogo !!!

Anónimo disse...

Quem é o Zé Diogo?

É o mesmo que pagou a campanha autárquica do Paulocas?
E que usa a Casa de Mira do PC para aviar umas freguesas de Leste?

O'Sanji disse...

Caro Fuzileiro,
É impressão minha ou não gosta de música?
Porque não vai passar um dia no Porto? Pode ver as excelentes exposições de Serralves, vai a um concerto na "Casa da Música" e no final come uma francesinha! Cuidado, eu disse uma "francesinha"! LOL

Anónimo disse...

Nas notícias, hoje, vi um alegre cidadão transbordando de felicidade ao entrar para o concerto de Lou Reed na noite passada. Afirmava, emocionado, que esperara por este concerto mais de 18 anos.
Será que não se apercebeu que o Lou Reed andou aqui por estas bandas há em pouco tempo atrás? 2003 mais precisamente? Dois espectáculos seguidos?
Finalmente Coimbra (começa) a andar (pr)a frente.

Anónimo disse...

Lou reed em Coimbra


Um flop !
já ninguém liga ao
velho...metade dos bilhetes foram para os seguidores do Dr Freitas
e mesmo assim não conseguiram encher aquilo

O'Sanji disse...

Caro Almirante,
Desculpar-me-á por esta invasão nos seus domínios marítimos. ;-)
Na sequência de comentários anteriores de "Fuzileiro" e meus, recebi a visita do referido comentador na minha mutala ;-).
Na minha opinião, o assunto deveria continuar a debater-se na sua "sede", que é o seu vaso de guerra.
Desta forma, tomo a liberdade de postar aqui o comentário do senhor Fuzileiro e a minha resposta.

fuzileiro said...
A propósito das suas respostas no Porta-aviões: as suas recomendações são deslocadas. Troca alhos com bugalhos: o que tem ir passar um dia ao Porto a ver com a vergonhosa escalada do custo da Cabana das Cantigas. Aquilo que comento é a loucura faraónica dos mais de 18 milhões de contos que custou a coisa. Se gosto de música ou não, é assunto que não pus à discussão ! O que me espanta é a subliminar pretensão (encapotada) de uma superioridade cultural sua por defender que todos nós contribuintes devamos pagar aquele despautério ...
9:22 PM


O'sanji said...
Caro senhor,
Esperava que a sua resposta fosse dada no que se poderia chamar "sede própria", isto é, no Porta-aviões, que foi o lugar onde expressei a minha opinião àcerca da Casa da Música. Mas o senhor resolveu fazê-lo no meu blog.
De facto, o meu blog não tem nada a ver com as minhas preocupações políticas ou sociais.
Assim, informo-o que além de lhe responder no seu blog, copiarei a sua resposta e a minha e postarei como comentários no referido Porta-aviões.
Não tenho por hábito cultivar guerras de palavras seja com quem for, muito menos com quem não conheço.
Quero tranquilizá-lo quanto aos milhões (18, pelos vistos) que na sua opinião são um verdadeiros despautério. Obviamente que não sou uma qualquer ignorante que não se preocupa com os gastos excessivos das "obras públicas". Mas, como deve saber, e talvez melhor que eu, esta "coisa" não é a única em que os custos subiram vertiginosamente.
Recordo que muitos se escandalizaram na época da construção do CCB (e isto só para falarmos em edifícios de cariz cultural) com as verbas avultadas daí decorrentes. Hoje, muitas dessas vozes não se furtam de poderem usufruir da magnífica agenda que o CCB lhes oferece.
Espero que daqui a alguns anos os comentários hoje tecidos em relação à nova Casa da Música reflictam o que de bom ela pode trazer, em termos musicais e educativos, à cidade do Porto e a todo o Norte do país.
Quanto ao seu comentário àcerca da, e cito, "subliminar pretensão (encapotada) de uma superioridade cultural sua", agradeço-lhe o encómio, mas sou obrigada a informá-lo que simplesmente sou uma melómana militante que gostaria que todos os portugueses pudessem ter acesso a uma educação que não se limitasse à cultura académica, mas que abrangesse o ser humano em todas as suas dimensões. E a educação musical, meu senhor, é uma delas. E um dos factores que mais me impressiona na dita "Cabana das Cantigas" é o seu projecto educativo. O Projecto "Casa da Música" não nasceu hoje, já funciona desde 2001, apesar de não ter Casa.
É isso que me faz ter a esperança de que os milhões que todos nós temos de pagar sirvam para que tenhamos um público mais educado, em termos musicais, uma juventude com maior apetência pelas actividades ligadas à música.
Dou por encerrado este "bate-papo" consigo, não sem antes lhe dizer, e não leve a mal, que fiquei ainda mais convencida que, além de o senhor não gostar de música, também não gosta de algum tipo de humor.
Sempre a considerá-lo.

PS - E os milhões que se gastaram para fazer os estádios de futebol? Esses não são preocupantes?
Isto sem qualquer tipo de ofensa aos amantes do futebol!
11:09 PM

fuzileiro disse...

Desconhecedor dos protocolos da blogolândia, pareceu-me mais eficaz comunicar consigo sobre este assunto. Bem vejo que prefere que todos os viajantes do porta-aviões saibam do que lhe disse. Assim seja; longe de mim a intenção de a privar desse palco.

É na sua nota final que se traduz claramente a sua incoerência conceptual sobre gastos públicos: eu também (como V.) critico a loucura dos gastos nos estádios. Eu lamento o estoirar de dinheiros públicos na "Barraca das Cantorias". A diferença reside em que para si - melomaníaca assumida e confessa - é aceitável desbaratar dinheiro em coisas que lhe agradam e para mim é sempre inadmissível desfazer à tripa forra a massa de todos (mesmo em coisitas de que eu gosto, como MÚSICA, futebol, exposições no CCB, pinturas em Serralves). Voilá !
Foi um gosto ver o seu pueril entusiasmo em admitir que 18 milhões de contos de betão e vidro vão aumentar a cultura musical da Nação. Continue: o Pai Natal existe ! (e tenha sonhos lindos).
Fuzileiro
À cautela, sempre lá vou ao seu blog deixar-lhe recadito de que já lhe respondi aqui.
Finalmente, caro Almirante, saiba Vexa. da minha gratidão por acolher a bordo esta queziliazita ...

O'Sanji disse...

Caro Fuzileiro,
Para não ser de novo acusada de querer brilhar em palco alheio, por favor, não se esqueça de ir dar uma olhada a um recadinho que lhe deixei na minha mutala.
Saudações

Anónimo disse...

Looking for information and found it at this great site... » »

Anónimo disse...

Wonderful and informative web site. I used information from that site its great. Cisco aim metal slug flash games at t cellular calling plans

Anónimo disse...

Cool blog, interesting information... Keep it UP cheap ultracet rx

Anónimo disse...

Very cool design! Useful information. Go on! free pictures of teens getting hardcore Amazon.com books mcse guide to microsoft 2479 375 mg 90 day phentermine Games coolers diazepam tablets for dogs http://www.zithromax-information.info/Cats-valium-dosage.html