quinta-feira, março 03, 2005

CARTA A VOSSA EXCELÊNCIA

Excelência
Tenho visto profusamente espalhados cá pela nossa santa terra, uns cartazes que dizem: "As águas de Coimbra vão passar por aqui". Não podía V.Ex.a dar-me novas tão belas, não fosse um pequeno pormenor. Assim, permita-me que, por incapacidade ou falta de melhores argumentos, me socorra de "Eça". Há entre mim, simples cidadão e Vossa Excelência, um contrato com deveres e obrigações. Se eu não cumprir Vossa Excelência corta-me a água, deixando-me a meio de um banho, assim como vim ao mundo. Ora, acontece que uma vez por outra me deixa V.Ex.a na secura. Mas, em virtude de um contrato, devidamente firmado por V. Ex.a e por mim, temos nós - um para com o outro - certo número de direitos e obrigações. V. Ex.a fornece e eu pago. Faltamos evidentemente à fé deste contrato se eu não pagar e V. Ex.ª não fornecer. Se eu não pagar V. Ex.a corta-me a água. Quando V. Ex.a não fornece, o que hei-de eu fazer, Excelência? É evidente que, para que o nosso contrato não seja leonino, eu preciso no caso análogo àquele em que V. Ex.ª me cortaria a mim a água, de cortar alguma coisa a V. Ex.a. Eu não peço indemnização pela perda que sofro, nem explicações, eu chego a nem sequer pedir água! Não quero pôr a jovem empresa que Vossa Excelência superiormente dirige em dificuldades, nem prejuízos! Quero apenas esta desafronta, simples e razoável, perante o direito e a justiça distributiva: quero cortar alguma coisa a V. Ex.a! Rogo-lhe, Excelência, a especial fineza de me dizer, sem evasivas, qual é a coisa que, no mais santo uso do meu pleno direito, eu possa cortar a V. Ex.ª. Mas quero também que saiba que no caso de V.Ex.a delegar o assunto nos outros membros do Conselho de Administração, aí não facilito. Serei eu próprio a escolher o que lhes cortarei. Oh! E como eu sei o que lhes hei-de cortar! Com a mais elevada estima, consideração, língua de prata e faca afiada.

6 comentários:

Anónimo disse...

Simplesmente...magnífico!

Anónimo disse...

Assim se escreve uma carta. O porta-aviões devía dar explicações a bordo a alguns políticos e mulheres de políticos cá do burgo.

Anónimo disse...

Consta que o Almirante de que V.Ex.a é mero sub-alterno já lhes cortou alguma coisa: os ordenados.
Foi o que me pareceu ler hoje.

Anónimo disse...

VIVA O HPP E OS SEUS CAPATAZES.. É SÓ INVEJA

A TÉCNICA DO CARTAZ É COMO SE SABE UMA TÁCTICA BRILHANTE-VEJA-SE O CASO SANTANA LOPES

ENGRAÇADO É QUE TB PRETENDIA COLOCAR UM CARTAZ DA MINHA CONSTRUTURA NUMA ROTUNDA E NA CÂMARA DISSEERAM QUE ERA PROIBIDO,PORQUE COLOCAVA EM CAUSA A ESTÉTICA DO LOCAL( AGORA QUE FORAM ALINDADAS PELO MEU AMIGO NUNO FREITAS,ATÉ ACEITO) E TAMBÉM PUNHAM EM PERIGO A SEGURANÇA DE PESSOAS E VIATURAS...POR CAUSA DAS DISTRAÇÕES

SERÁ CASO PARA PERGUNTAR AO ENGº REBELO,ENTÃO OS MEUS CARTAZES FAZEM DESPISTAR A MALTA E OS DO SEU CONCORENTE A VICE NÃO?

OU SERÁ QUE É UMA RATOEIRA,PARA APANHAR O HPP...JÁ ESTOU A VER A MANCHETE DO DIÁRIO AS NEIRAS:

HORÁCIO METE ÁGUA
ACIDENTE NA FUCOLI MATA 1 CARTAZ E FERE LIGEIRAMENTE UMA VIATURA

SERÁ QUE ESTOU A METER ÁGUA?

Anónimo disse...

Nunca li uma coisa tão abjecta!
Este blog é uma vergonha. Intelectualmente é fraco. Resume-se a um local para dizer mal das pessoas, fazendo-o de forma não identificada. Custa-me a crer que o Almirante seja o Dr. Maló de Abreu, que o Marujo seja o Dr. João Paulo Mendes e que mais não sei quem seja fulano de tal.
Não acredito!
MP

Anónimo disse...

Ólha a santinha! As púdicas são as piores...
Este texto é jocoso e crítico sem ser ofensivo. Força porta-aviões!
Intelectualmente? Gostaría de o comparar com o melhor texto do(a) anónimo(a).