sexta-feira, fevereiro 18, 2005

O QUINTO CALHAU

O quinto é obviamente o que vem depois do quarto e antes do sexto. Mas o quinto é muito mais do que isso. Tem os tiques do dono e chama-lhe patrão. Carrega-lhe a pasta, abre-lhe a porta, faz-lhe os fretes, fuma charutos e usa brilhantina. Não tem só cara de imbecil. É um imbecil!
O quinto quer ser deputado. Porque não? A vulgaridade a que chegou a República merece e exige um quinto no Parlamento. De preferência do tipo calhau com olhos. O País aguardará ansioso pelos seus discursos inflamados e cheios de conteúdo. Um burro não zurraria melhor. O quinto calhau andará então por entre a manada com o passo trocado. Quanto mais coices levar mais importante se julgará. E terá sempre aquela cara de asno quando foge.
O quinto teve uma ascenção fulgurante. Sai das brisas da praia, passa três dias em S.Bento, é íntimo das revistas do coração, especialista em passar informação falsa, senta-se nos cadeirões da S. Caetano à Lapa e acaba nos lixos. A ganhar um luxo. Vai levar um pontapé no traseiro e há-de haver quem se ofenda com isso. Chamar-lhe-ão saneado político. Mas não passará nunca de um engravatado Tie Rack no desemprego crescente. Ou talvez não. Haverá um amigo de esquina recente a dar-lhe a mão.
O quinto nunca terá o que merece. Nos velhos tempos, vestiria uma balalaika e acabaria como porteiro de um hotel de quinta categoria em África, com um chapéu colonial branco enfiado na cabeça até às orelhas e três medalhas ao peito. Uma por bons serviços à República das Bananas, outra por morte em combate e a última, mas não menos importante, por coisa nenhuma feita na vida.
O quinto arrisca-se a ser primeiro um dias destes. Porque quintos há muitos e os palermas somos nós. Mas o que nos deve preocupar não é um quinto calhau qualquer. O que é inquietante é alguém aceitar ser sexto ou sétimo deste presente que cairá sozinho.

3 comentários:

fuzileiro disse...

E depois admirem-se se o Nobre Guedes for eleito ! Ou até que entre o sétimo do PS ... (já estou por tudo!).

Uma nota séria neste post: e que tal pôr a hipótese de que se esteja deliberadamente a criar um cenário de grande catástrofe eleitoral do PSL, a fim de que qualquer que seja o (mau) resultado, ele PSL possa vir dizer que "correu muito melhor" do que o que se esperava e, portanto, "vou continuar, porque estou cheio de esperança !!!".

paxaxita disse...

Tiques do dono? Chama-lhe patrão? Ascenção fulgurante? Especialista em passar informação falsa? Um amigo de esquina recente a dar-lhe a mão?
Hipóteses? Criar um cenário?
C’um Carago! Isto é um blog de política!

Anónimo disse...

Very nice site! Internet security settings Land rover hitch How to make video phone calls