sábado, janeiro 29, 2005

PODER A BORDO

Lei 7.
FAÇA OS OUTROS TRABALHAREM POR SI, MAS FIQUE SEMPRE COM O CRÉDITO
Use a sabedoria, o conhecimento e o esforço físico dos outros em causa própria. Essa ajuda não só lhe economizará tempo e energia valiosos, como lhe dará uma aura divina de eficiência e rapidez. No final, os seus ajudantes serão esquecidos e você será lembrado. Não faça por si mesmo o que os outros podem fazer por si.
(Das 48 leis do poder de Robert Greene e Joost Elffers)

3 comentários:

Anónimo disse...

"De que maneira os príncipes devem cumprir as suas promessas"

"Todos compreendem como é digno de encômios um príncipe quando cumpre a sua palavra e vive com integridade e não com astúcia. No entanto, a experiência de nossos dias mostra haverem realizado grandes coisas os príncipes que, pouco caso fazendo da palavra dada e sabendo com astúcia iludir os homens, acabaram triunfando dos que tinham por norma de proceder a lealdade.

Saiba-se que existem dois modos de combater: um com as leis, outro com a força. o primeiro é próprio do homem, o segundo dos animais. Não sendo, porém, muitas vezes suficiente o primeiro, convém recorrer ao segundo. Por conseguinte, a um príncipe é mister saber comportar-se como homem e como animal [...].

Tendo, portanto, necessidade de proceder como animal, deve um príncipe adotar a índole ao mesmo tempo do leão e da raposa; porque o leão não sabe fugir das armadilhas e a raposa não sabe defender-se dos lobos. Assim, cumpre ser raposa para conhecer as armadilhas e leão para amedrontar os lobos. Quem se contenta de ser leão demonstra não conhecer o assunto."

Maquiavel, O Príncipe

Anónimo disse...

Where did you find it? Interesting read »

Anónimo disse...

Enjoyed a lot! » »