quarta-feira, janeiro 19, 2005

O FARIA DAS BALEIAS

Uma baleia que se chegou mais perto da costa quis conversar comigo. E pediu-me para te lembrar que se não tiveres nada, mesmo nada, de importante para fazer hoje, planta uma árvore. Porque um dia destes, quando não puderes mesmo fazer mais nada, talvez só ela continue a trabalhar por ti.
E antes de retomar novo rumo, lembrou-se que já tinha ouvido dizer, enquanto brincavam todas ainda no mar alto, que eu ía lá em Março. Ainda deu meia volta e aconselhou-me então a plantar a minha mangueira, porque um lugar à sombra planta-se com tempo. E depois mergulhou e não a voltei a ver. Ainda esperei até ao pôr do sol, sentado na velha ponte de madeira. Mas vou fazer o que ela me disse. Eu sou dos que acredita que as baleias só dão bons conselhos...